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O que é endomarketing?

A princípio, a palavra “endo” quer dizer “para dentro”, e marketing uma estratégia empresarial de otimização da marca. Sendo assim, endomarketing conhecido também por marketing interno, é uma estratégia institucional voltada para o interior do negócio, buscando otimizar a relação entre colaborador e empresa, de forma que o funcionário entenda os valores, missão e cultura da organização. Além disso, essa estratégia abrange o engajamento e motivação do trabalhador, visando aumentar o rendimento da empresa, fazendo com que o colaborador se sinta parte do negócio.

Quem realiza o endomarketing?

endomarketing é realizado não só pela área de marketing, mas também, pela área de Recursos Humanos. Essa se faz muito importante nesse processo, uma vez que realiza o desenvolvimento e potencialização do capital humano de uma organização. Assim, conseguem entender melhor as necessidades dos colaboradores e a partir desse feedback, o setor do RH se junta com a equipe de marketing da empresa. Desse modo, as duas áreas planejam estratégias para melhorar o comprometimento e incentivo dos associados de forma que todos fiquem no mesmo nível de motivação.

Por que fazer endomarketing?

Por inúmeras vezes no meio organizacional, nos deparamos com situações de desmotivação e desinteresse por parte dos funcionários. Dessa forma, apresentamos uma pesquisa em que o endomarketing se mostra como uma solução eficiente para tal problema.

Essa pesquisa realizada pela universidade da Califórnia apontou que, funcionários felizes rendem em média 31% a mais, além de serem três vezes mais criativos e vendem 37% a mais comparado aos outros. À vista disso, nos últimos anos, as empresas perceberam que necessitavam de alterações no ambiente de trabalho e no relacionamento com seus funcionários. Sendo assim, algumas alternativas foram criadas visando solucionar esses gaps, e com isso obter uma assertividade maior.

Exemplos de endomarketing?

Reunindo as equipes de Marketing e RH, é necessário realizar pesquisas e conversas para compreender a visão que os colaboradores têm da organização e quais são as suas necessidades. A partir disso, comece a elaborar uma estratégia de acordo com o que foi planejado. Ademais, é importante acompanhar os resultados frequentemente e realizar novas pesquisas periodicamente para assim determinar o sucesso das ações e otimizar o que não está dando certo.

Não podemos nos esquecer que cada empresa tem um perfil e, assim sendo, não existe um padrão entre os colaboradores. A seguir, apresentaremos alguns exemplos de possíveis ações para serem adotadas em sua estratégia de endomarketing.

  • Iniciativas de capacitação profissional

O ativo mais importante de uma empresa é seus funcionários e investir na capacitação profissional deles é investir na empresa. Esse tipo de investimento é importante para ser competitivo no mercado, o modo em que os colaboradores da empresa se sentem e atuam é um ponto-chave para o sucesso do negócio. Colocar os funcionários para realizarem essas capacitações é uma forma de melhorar suas habilidades, deixando-os menos ociosos e trazendo conhecimento extra para a empresa. Dessa forma, quanto mais as pessoas da empresa aprendem nessas capacitações, mais fácil para elas solucionarem possíveis problemas no decorrer de seus anos na organização, além de que essas pessoas conseguem se manter atualizadas a possíveis tendências do mercado, agregando muito valor para a marca.

Existem algumas estratégias para dar essas capacitações de uma forma mais objetiva e menos aleatória. Primeiro as áreas responsáveis por planejarem as capacitações devem identificar alguns fatores, como por exemplo: analisar resultados – a análise de resultados da empresa se torna uma ação importante, pois os analistas podem ver de uma forma ampla os trabalhos em que os funcionários tendem a errar mais, áreas que não estão rendendo como deveriam, problemas recorrentes da empresa, entre outras coisas. Outro exemplo é formular estratégias, pois antes de dar qualquer tipo de capacitação, é muito importante que os funcionários consigam ter o treinamento certo para o problema certo, e desse modo, serem mais assertivos em suas funções.

Além das capacitações, os responsáveis pela empresa podem trazer também outras atividades, como palestras de profissionais de uma determinada área que passaram pela empresa e podem dar algumas dicas aos recém-chegados. A empresa também deve ir em busca de parcerias com lugares que forneçam cursos com certificados aos seus funcionários de forma que eles possam se aperfeiçoar. É importante também, a aplicação de workshops e demais eventos, para a trazer mais conhecimento aos colaboradores. Quanto mais atividades forem proporcionadas aos funcionários, mais credibilidade a empresa terá com esses.

  • Iniciativas para carreira

Estabeleça um plano de carreira, isto é, um programa estruturado que indica a trajetória que cada funcionário irá percorrer dentro da empresa. Nesse plano, serão definidas todas as competências necessárias para cada posição hierárquica, juntamente com a expectativa que a organização terá acerca de cada cargo.

A partir desta iniciativa, o profissional saberá quais etapas passará na hierarquia da empresa e por quanto tempo ficará em cada uma delas. Implementar um plano de carreira, ajudará tanto a empresa em atrair e reter talentos, como proporcionar ao funcionário a oportunidade de se desenvolver cada vez mais. Por fim, certifique-se de que todos os colaboradores tenham conhecimento sobre o plano, pois somente assim ele terá o efeito esperado dentro da empresa.

  • Iniciativas de integração

Proponha eventos para promover a integração dos funcionários. Desse modo, eles conseguirão se relacionar melhor com o restante das pessoas e terão mais facilidade para realizar tarefas em grupo. Uns exemplos de iniciativas são:

Happy hours – comemorações informais feita por colegas de trabalho ao fim do expediente, em geral em bares e restaurantes.

Grupos de estudo – momento para os colaboradores se reunirem a fim de trocarem experiências e conhecimentos.

  • Iniciativas de reconhecimento

As iniciativas de reconhecimento também são muito importantes para o endomarketing. Essas iniciativas conseguem fazer com que os colaboradores estejam engajados, motivados e em sintonia com os objetivos da organização. Trouxemos aqui alguns exemplos de reconhecimento que toda empresa deveria adotar:

Trazer feedbacks – feedbacks rotineiros são importantes para que o funcionário consiga saber se o que ele vem fazendo no negócio está agregando ou não seus supervisores. Os feedbacks nem sempre precisam ser positivos, mas apresentá-los faz com que as pessoas entendam aonde estão errando para poder melhorar e assim se sentirem mais seguras com seu trabalho.

Bonificação financeira – faça campanhas de bonificações para funcionários que atinjam as metas e façam excelentes trabalhos, assim mostrará certo carinho da empresa com eles. Desse modo, a motivação dos empregados irá aumentar e consequentemente melhores trabalhos virão.

Elogios – não só a bonificação financeira é importante para agradar as pessoas da empresa. Quando se acompanha de perto o serviço dos colaboradores é possível ver os mínimos detalhes e a forma de cada um trabalhar. Assim, fazer elogios de coisas simples ajuda a aumentar a felicidade das pessoas e motivá-las ainda mais.

  • Iniciativas de produto

É de extrema importância que os produtos e serviços desenvolvidos pelas organizações sejam apresentados para todos os funcionários empregados. Fazer treinamentos, testes e sessões de dúvidas é essencial para que os colaboradores saibam com o que trabalham e estejam mais familiarizados com a empresa. Não deixe de fazer os lançamentos em primeira mão para os funcionários, com o propósito de que todos estejam mais preparados e capacitados para atender ao cliente.

Como visto anteriormente, o endomarketing é realizado pelas áreas de marketing e recursos humanos, a fim de otimizar o relacionamento do colaborador com a organização, e fazendo com que os mesmos compreendam os valores, missão e cultura da empresa. Sendo assim, as estratégias de endomarketing mostram-se eficazes no processo de engajamento e motivação dos funcionários, tornando-os mais eficazes e proativos.


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