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Devido à atual pandemia da COVID-19 que estamos enfrentando, muitas empresas sentiram a necessidade ou até mesmo a obrigação de se reinventar no mercado. Isso porque devido à necessidade do isolamento social, muitos empreendimentos precisaram migrar ao home office, e sendo assim, o contato físico com o consumidor diminuiu, causando um distanciamento na relação empresa – cliente.

Por causa disso, muitas organizações estão enfrentando fortes problemas, sejam por não estarem preparadas para esse momento ou porque as vendas caíram muito, na maioria até os dois. Diante desse cenário, agências de marketing começaram a ser procuradas, o que antes era visto por muitos como um gasto, hoje é um investimento: o marketing digital.

marketing é um mundo desconhecido para muitas dessas organizações, mas cheio de oportunidades, e devido seu alto potencial para alavancar um negócio, se tornou imprescindível, ainda mais nesse momento.

A era digital

Junto com a crise da COVID, estamos passando por uma revolução digital também, porque quase tudo que antes era presencial, hoje se tornou digital: universidades e escolas, empresas, eventos, academias, etc.

marketing pode estar presente em muitas áreas da empresa, já que um plano estratégico bem desenvolvido e aplicado é o que vai aproximar o consumidor ao seu produto. Sendo assim, algumas áreas que o marketing pode atuar é: área de comunicação e relacionamento, área de vendas, marketing digital e social, promovendo o visual da empresa dentro das redes sociais e divulgando uma imagem positiva dela.

O foco do marketing na empresa é mostrar que o cliente é o centro da empresa, ele que faz ela funcionar, portanto o objetivo é atender às suas necessidades e desejos por meio da coleta e estudo das informações dele, com ele você planeja e executa o desenvolvimento de muitas áreas da organização, entre elas o preço, promoções, criatividade e comunicação com o cliente.

Antes de tudo isso estar acontecendo, muitas dessas empresas não acreditavam ser necessário investir no marketing, por achar que seria um gasto desnecessário. Mas principalmente agora, estão percebendo que precisam dessa ferramenta, ou cairão no esquecimento podendo chegar à falência.

Oportunidades

Como toda crise, é importante que possamos enxergar esse momento também como uma oportunidade de crescer. Então, a criação de um bom plano estratégico pode colocar uma empresa a frente de muitos concorrentes, pois no momento da crise principalmente na que estamos vivendo, muitas estão realizando ações solidárias, o que com certeza traz um olhar diferenciado ao consumidor.

Qual a função do marketing digital?

A função do marketing digital é promover a imagem da empresa em redes sociais, podendo alcançar um número bem maior de pessoas. E por isso ele é tão importante nesse momento, com muitas organizações fechando suas portas, é a ferramenta mais usada para tentar reverter esse quadro. Podemos então enumerar as funções assim:

1 – Monitorar – e acompanhar o que está sendo falado sobre o assunto da sua empresa e o que estão falando sobre ela.
2 – Atrair – público para seu site por meio de conteúdos relevantes.
3 – Relacionar – e estabelecer um bom relacionamento com seu público.

Por que é tão necessário se adaptar a essa nova realidade?

De acordo com o site e-commerce Brasil, o e-commerce cresceu 81% durante a pandemia em abril, em relação ao ano anterior. Ou seja, o isolamento social não trouxe apenas prejuízos para as lojas. Entretanto, as que adaptaram rapidamente e passaram a vender on-line conseguiram se estabilizar nesse momento. Além disso, em uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, 49% das pessoas declararam que preferem a compra de produtos pela internet.

Estratégias

Aqui vão algumas estratégias de como você pode alavancar o marketing na sua empresa, facilitando suas vendas e auxiliando a estabilização financeira:

  • Expandir a atuação: a empresa pode expandir o local que atua para o Brasil inteiro, por exemplo.
  • Antecipar vendas: um exemplo disso é o que o setor de turismo está aplicando nos últimos meses, colocando um preço mais baixo, mas que o cliente poderá usar em outra ocasião.
  • Investimento em Google Adwords : é a ferramenta do Google que permite que a empresa apareça nas primeiras colocações de pesquisa, e apareça como patrocinado.
  • Investir no SEO (Search Engine Optimization), sendo definido como uma forma de aumentar os acessos do seu site através de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que um site melhore seu posicionamento no Google e Bing.
  • Trabalhar com influenciadores: atualmente está na moda ser influenciador, então pode ser um bom momento para investir naquele que está começando, ou até mesmo se tiver um dinheiro a mais, investir em um grande que tenha um alto engajamento.
  • Uso de personas: conhecer o consumidor mais profundamente, entendendo suas reais necessidades e desejos.
  • Rede de networking: uma rede de contatos onde há uma partilha de serviços e informações entre os grupos ou indivíduos que fazem parte.
  • Tentar: não há problema tentar em um período de incertezas, o problema é ficar parado esperando que acabe, pois pode não ser tão cedo e a empresa pode acabar ficando para trás.

Os benefícios que o marketing digital pode trazer ao seu negócio, eles são:

  • Cria um visual moderno para a empresa, inovando-a.
  • Impulsionar as vendas.
  • Facilitar a relação com cliente, aproximando-os.
  • Aumentar o engajamento.

Empresas que estão se destacando no marketing durante a pandemia

Podemos nos inspirar em algumas dessas empresas que estão dando um show no marketing digital e conseguiram aumentar suas vendas on-line:

– Amazon:  Durante a pandemia, a Amazon se tornou essencial para muitas pessoas, principalmente para idosos.

– Microsoft: O número de usuários da plataforma Teams cresceu muito nesse período devido ao home office.

Facebook: Os usuários dessa plataforma passaram muito mais tempo on-line.

– PayPal: Como já era o pioneiro nas vendas on-line, essa empresa expandiu muito mais suas vendas.

Além delas, outras empresas menores que também ganharam destaque foram: Ambev, iFood, Renner e Magazine Luiza.

Portanto, é indispensável ter um bom profissional ou uma boa agência que seja capaz de explicar, planejar e executar um plano estratégico na área do marketing digital, pois além de fazer sua empresa crescer ainda mais, principalmente nesse momento, também se cria uma identidade visual e única para ela, aproximando o cliente.


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