Empresa Júnior Mackenzie Consultoria

Blog

O que é planejamento financeiro? 

Muitos brasileiros não sabem o que é ou simplesmente nunca ouviram falar de planejamento financeiro, ele é uma ferramenta feita para controlar suas finanças e garantir que você alcance seus sonhos. Aqui falaremos um pouco sobre o contexto geral do planejamento financeiro, sua importância e práticas que te ajudam a fazer tudo direitinho, para que você perceba que isso não é um monstro de sete cabeças.

Situações que podem estar atrapalhando a sua vida financeira:

Existe uma situação muito comum em que muitos brasileiros se encontram chama “corrida dos ratos”, ela tem esse nome pois compara a vida financeira de alguns com um rato correndo na roda de sua gaiola, ou seja, corre e não sai do lugar, que seria ganhar mais dinheiro e continuar na dívida ou com pouco dinheiro. 

Isso acontece quando você gasta toda a sua remuneração do trabalho, quando recebe um aumento e em vez de continuar gastando o mesmo que antigamente, você aumenta os gastos. Por exemplo, quando recebia um salário mais baixo você almoçava em um restaurante mais barato, após o aumento, começou a almoçar em um restaurante mais caro. Isso faz com que você fique estagnado e não aumente sua lucratividade. 

Outro cenário muito comum de se ver são pessoas que recebem seus salários e já precisam gastá-lo de imediato, seja para cobrir dívidas ou pagar o crédito do mês anterior, porém isso acaba gerando um ciclo vicioso onde o dinheiro precisa ser gasto antes mesmo de ser recebido, como por exemplo, quando sua conta está vazia e você precisa realizar compras no supermercado, você é obrigado a pagar no crédito e reiniciar o ciclo.

Mas o pior de tudo é caso você não consiga pagar as suas dívidas por causa de um acidente inesperado, pois é aí que a maioria das pessoas retiram aquele dinheirinho guardado para investimentos, seja ele na poupança ou fundos. 

Existem maneiras simples de contornar esses problemas, essas maneiras serão discutidas mais detalhadamente nos próximos tópicos.

Importância do planejamento financeiro:

Suponhamos que você queira fazer uma viagem, mas não tem dinheiro suficiente para isso, porque comprou uma televisão nova ou você teve que trocar os pneus do carro, primeiro temos que ver quais são suas prioridades e seus objetivos.

Quais seus planos a curto, médio e longo prazo? Se você não tem um objetivo com o seu dinheiro, por que está trabalhando? Ao estabelecer metas você ajuda a si mesmo a fugir de gastos desnecessários, como troca de pneus e óleo toda hora e, móveis e eletrodomésticos novos todo ano.

Além disso, algumas pessoas podem até achar que o planejamento financeiro é algo ruim e que vai gerar gastos, mas é exatamente o contrário, o planejamento financeiro é algo que te ajuda a, literalmente, planejar sua renda e seus investimentos, e sua maior importância está no aprendizado, pois essa é uma ferramenta que você terá para a vida toda e pode te ajudar muito no futuro.

Como fazer um planejamento financeiro:

Fonte: blog.rico.com.vc

Primeiro faça uma lista DETALHADA com todos os seus gastos do mês, custos fixos (educação, seguro, carro) e custos variáveis (supermercado, roupas, médico), some-os e veja a diferença com o seus ganhos mensais, você precisa ganhar mais do que gasta, se não nada vai dar certo. A partir daí, se o resultado for positivo, guarde uma fração desse dinheiro para seus planos futuros e se for negativo pare, pense na sua situação, tente cortar tudo aquilo que não é necessário e comece a economizar. 

Para sair ou evitar a “corrida dos ratos” é simples, basta gastar menos do que ganha e investir a diferença em ativos, ou seja, investimentos que geram retorno financeiro a curto, médio ou longo prazo.

Outra dica bem bacana é colocar parte desse dinheiro em uma reserva de emergência para quando você precisar desse dinheiro, não ter que tirar dos seus outros investimentos. Também é de se considerar ter uma reserva de oportunidade, que é mais comumente usada por investidores arrojados. Quando, por exemplo, o preço de uma ação da bolsa cai subitamente, esses investidores podem usar o dinheiro da reserva de oportunidade para comprar ações por um preço baixo e vendê-las mais tarde por um preço maior. 

Se você seguir essas dicas passo a passo, aí sim você terá uma maior liberdade financeira e um maior controle sobre o seu próprio dinheiro e estará mais preparado para gastos inesperados e surpresas desagradáveis. Mas isso não é tudo, no tópico a seguir você verá que alguns hábitos podem acabar prejudicando você drasticamente, mas também que não é tão difícil mudá-los. 

Como os hábitos influenciam no planejamento e na sua vida financeira? 

O hábito é um mecanismo criado pelo nosso cérebro para gastar menos energia em situações rotineiras e frequentes, ou seja, tudo aquilo que fazemos com bastante frequência por um longo período acaba se tornando uma ação automática, para que o nosso cérebro não precise gastar energia com essas ações repetidamente.  

Os hábitos são de extrema importância para o sucesso do planejamento financeiro, pois eles podem te levar tanto para mais perto da conquista; quanto do fracasso.

É importante que você identifique quais são os hábitos ruins que o leva a gastar dinheiro desnecessariamente (como fazer compras por impulso, por exemplo) para eliminá-los com o tempo.  Identifique também os hábitos inteligentes para a sua vida financeira, para começar a colocar em prática. 

Dicas de bons hábitos para a sua vida financeira:   

  1. Compare preços antes de realizar uma compra;
  2. Antes de tomar a decisão final de uma compra, pense por alguns dias, não compre por impulso na mesma hora, essa reflexão irá te ajudar a definir se essa compra é realmente necessária;
  3. Saiba diferenciar desejos de necessidades;
  4. Evite parcelamentos. O parcelamento é uma terrível armadilha para as suas finanças, pois parcelar algo sem saber se você terá condições de pagar nos próximos meses pode causar problemas;  
  5. Tenha disciplina e autocontrole. Você é a única pessoa que pode controlar os seus gastos e desejos, ninguém mais pode fazer isso por você, por isso é importante que você tenha disciplina e autocontrole. 

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *