Empresa Júnior Mackenzie Consultoria

O que é o Sebrae?

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é uma entidade privada sem fins lucrativos. Criada em 1972 e vinculada ao Ministério do Planejamento, que tem como objetivo estimular o empreendedorismo no Brasil.

Anteriormente, seu nome era “Cebrae” (Centro Brasileiro de Assistência à Pequena Empresa), mas durante os governos de Sarney e Collor, o país passou por diversas crises, enfraquecendo a mesma. Assim, em 1990, ela se desvinculou da administração pública, tornando-se uma instituição privada.

A quem ela atende?

Empreendedores, mas, o que é empreendedorismo? É a capacidade de alguém criar uma marca ou um produto do zero, viabilizar e gerar um impacto positivo visando a obtenção de lucro.

As soluções desenvolvidas pelo Sebrae, atendem desde o empreendedor que ainda não estruturou seu negócio a aquele que já tem sua empresa consolidada e que busca um novo ramo no mercado. Diante disso, para garantir atendimento para todos os brasileiros, o Sebrae possui sedes em todo território nacional e tem parcerias com instituições públicas e privadas, como bancos.

Desse modo, o Sebrae orienta sobre o uso de créditos (empréstimos) com esses bancos parceiros, direcionando o empreendedor para que esse acesso seja benéfico ao seu negócio.  

Como impulsionar sua empresa utilizando seus cursos?

O Sebrae, com o intuito de ser um agente de capacitação e promoção do desenvolvimento, oferece diversos cursos, gratuitos e pagos, que buscam capacitar o empreendedor em diversos campos de seu negócio. Por exemplo o curso “Empreenda Rápido”, com duração de 12 horas que oferece desde as noções básicas do empreendedorismo até a elaboração de um planejamento financeiro, concluindo o curso ensinando a formalizar seu negócio através do cadastro no MEI – Microempreendedor Individual.

Outro meio do Sebrae impulsionar seu negócio, é oferecer a oportunidade de participar da Feira do Empreendedor, que é um evento responsável por fornecer um acervo de informações e oportunidades para quem deseja abrir ou expandir seu próprio negócio. Ela ocorre há mais de 20 anos, estabelecendo parcerias, possibilidade de investimentos por parte de outras empresas ou entusiastas do empreendedorismo e palestras para inspirar e ajudar esses empreendedores.

Conclusão

Portanto, é possível concluir que o Sebrae é uma ótima oportunidade de alavancar seu negócio e tem um ótimo custo-benefício, incluindo em seu portfólio muitos cursos e capacitações gratuitas, atendendo a todo tipo de empreendedor. O Sebrae merece destaque pois também oferece toda uma assistência com as questões burocráticas, desde regularizações do negócio a intermediar negociações de crédito com instituições financeiras.  Para mais informações, acesse: www.sebrae.com.br.  

Escrito por: Pedro Ragano e Giovanna Navas


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.