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Empresa Júnior Mackenzie Consultoria

Uma boa relação com o cliente é extremamente importante para empresas que buscam ser bem-sucedidas, visto que, o seu sucesso está interligado com o sucesso de seu cliente. Nesse aspecto, é preciso se atentar a alguns quesitos a fim de melhorar o vínculo com seus consumidores.

Devido ao grande número de empresas que atuam em um mesmo segmento, há uma busca constante por melhorias que destaquem seu negócio. A avaliação do público é determinante para o posicionamento que sua organização receberá no mercado.

Agora mais do que nunca, em um cenário de crise mundial devido a pandemia da COVID-19, tal relação passou a ser ainda mais valorizada, e ganhou uma certa relevância dentro do mercado competitivo. Ao criar uma relação com o consumidor, você manifesta uma consideração por ele, o que acaba por fortalecer o vínculo entre as partes e torna o seu negócio mais atrativo.

Estabelecido que, um bom relacionamento com o cliente pode levar ao aumento de vendas, e que essa relação representa uma esfera de extremo valor no mercado, existem alguns meios a serem considerados visando uma melhora significativa nessa relação.

Estude seu cliente

Primordialmente, para se destacar no mercado, e fornecer um serviço personalizado e exemplar, é necessário que você esteja disposto a pesquisar sobre o seu público, estudá-lo e entender suas necessidades, expectativas e motivações.

Para auxiliar nesse processo, a fim de fornecer um atendimento que se encaixe adequadamente com as devidas características do indivíduo, e aprender a classificá-los por meio da identificação de seus perfis é essencial.

Tal classificação, ocorre a partir da divisão de três principais categorias, que tem como base o campo de estudo da neurolinguística. Através disso, as pessoas se diferenciam pelo modo como absorvem informações externas, por meio da linguagem que utilizam para se comunicar e pelo modo como tomam suas decisões.

Clientes com perfil visual

Clientes com perfil visual são os que tendem a ser um tanto quanto impacientes, valorizam acima de tudo os aspectos visuais e mantêm seu foco neles. Além de, apreciarem um atendimento personalizado, também tendem a ficarem marcados por suas primeiras impressões, logo, é interessante buscar entender o jeito desses consumidores.

Para conquistar pessoas com perfil visual, é preciso ter respostas rápidas e diretas junto a apresentações que usufruam de materiais visuais, com argumentos que colaborem para a sua decisão de compra.

Clientes com perfil auditivo

Esse tipo de cliente, valoriza o que de fato escuta do vendedor e dedica grande parte de sua atenção a isso. O fato de se mostrarem dispostos a escutar, faz com que apreciem atendimentos individualizados e detalhistas.

Clientes auditivos são cativados pela apresentação do produto/serviço, então, demonstrar domínio sobre os mínimos detalhes é importante para tais. Tire todas as suas dúvidas, para que assim ele tenha tempo de analisá-las e posteriormente tomar uma decisão.

Clientes com perfil sinestésico

Pessoas com esse perfil, valorizam as sensações e os relacionamentos, o que faz com que busquem uma relação mais próxima com a organização.

O cliente sinestésico é o qual se demonstra disposto a conversar, sendo assim, com o intuito de moldar o atendimento. Para eles, é extremamente importante transmitir confiança, estar determinado a lhe dar a atenção, e sujeitar-se do tempo que for necessário para atendê-lo. Invista em sua apresentação e trabalhe nela as sensações a serem proporcionadas, sejam elas visuais, auditivas ou até mesmo táteis, buscando apresentar uma visão do quanto o seu produto/serviço lhe agradaria ao comprá-lo.

Ao estudar seus clientes e adequando o seu atendimento para melhor atendê-los, mais perto você se encontrará de aumentar suas vendas. Por conseguinte, esteja sempre preparado para contornar situações inusitadas e perguntas fora do padrão esperado, porém o segredo, está em saber priorizar o que é mais importante para cada um e dar ênfase nisso.

Comunicação

A comunicação é um dos principais pilares de qualquer relação, e no que se refere a relação entre cliente e vendedor, não seria diferente. O primeiro contato se dá início no atendimento, onde serão estabelecidas suas expectativas em relação a aquisição de determinado produto ou serviço, e o que você conseguirá fazer para o conquistar.

Um bom atendimento pode parecer simples e até óbvio, entretanto, nem todos compreendem que vai além da qualidade do que é oferecido, mais do que isso, diz respeito a comunicação com o cliente, a empatia e cuidado demonstrados por parte do vendedor.

Para transmitir empatia e confiança, é necessário se colocar no lugar do outro, e escutar tudo o que tem a lhe dizer, esteja sempre disposto a ajudar e sanar dúvidas.

No que se diz respeito a um atendimento excepcional, em que os resultados se alinham conforme o que o cliente esperava, ou até mesmo consegue superar expectativas, é preciso buscar e estar em sintonia, garantindo que ambas as partes foram compreendidas.

Desta forma, é indispensável para um vendedor demonstrar autoridade quanto ao assunto tratado, além de possuir a astúcia para convencê-lo de que você possui a melhor solução para ele.

A transparência é essencial em relação ao que está sendo oferecido, e o que pode ser alcançado com seu produto e/ou serviço. Jamais deve-se prometer aquilo que não pode ser cumprido, assim você transmitirá credibilidade ao cliente, ainda que não possua a solução para seu problema, ele poderá indicá-lo para conhecidos, e vir a lhe procurar em outras oportunidades.

A clientela valoriza muito a experiência como um todo, a comunicação é essencial desde a maneira como são abordados, até a forma como são atendidos. Em síntese, um atendimento diferenciado com uma boa comunicação é imprescindível para uma melhora na relação entre cliente e vendedor.

Invista no pós-venda

Por fim, é importante também para o empreendedor valorizar o pós-venda, tanto quanto a venda em si, uma vez que, nele está a chave para a fidelização de seus clientes e de novas oportunidades para o seu negócio.

Durante o pós-venda, deve-se manter o contato, acompanhar os resultados obtidos, estar aberto a receber feedbacks tanto negativos quanto positivos, e sempre procurar buscá-los. Compreender o quão valioso é o retorno oferecido pelo seu público, visto que ele é essencial para medir a satisfação em relação ao serviço realizado.

O pós-venda fornece dados que abrem um leque de possibilidades de melhorias em seus serviços e/ou produtos, além do início da construção de um relacionamento duradouro com o seu consumidor.

Em virtude dos argumentos apresentados, podemos concluir que para uma melhora significativa em sua relação com os clientes, é preciso estudá-los, e assim saber se comunicar adequadamente, a fim de proporcionar um bom atendimento. Por fim, dê o devido valor ao pós-venda, visto que se bem executado, pode lhe agregar muito mais do que imagina.

Empresa Júnior Mackenzie Consultoria sempre busca oferecer o melhor tratamento possível para nossos clientes, e nos dedicamos diariamente para isso. Podemos te ajudar a dar o primeiro passo para um negócio de sucesso, entre em contato para conhecer os nossos serviços e soluções.


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