Empresa Júnior Mackenzie Consultoria

Crescimento do empreendedorismo no país

O empreendedorismo está muito presente no Brasil. Mesmo que atualmente o país esteja passando por um momento conturbado em sua economia, o número de empreendedores aumentou muito nos últimos tempos.

Em 2020, o Brasil teve o maior número de empresas abertas, com aproximadamente 20 milhões de organizações ativas, e neste ano houve 3,36 milhões de novos entrantes no mercado, segundo o Ministério da Economia. Entretanto, esse crescimento se iniciou em 2018, com 40% a mais de cadastramentos na base de dados do MEI (microempreendedor individual).

Crescimento do movimento empreendedor no Brasil

Os brasileiros são criativos, consequentemente, em momentos difíceis eles sabem se reinventar independentemente da idade. Dessa forma, este aspecto pode ser visto como um grande facilitador na criação e desenvolvimento de um negócio. Nesse sentido, um estudo feito pela Federação de Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), aponta que mais de 70% dos jovens pensam em futuramente abrir seu próprio negócio. 

Além disso, alguns fatores que ajudam o crescimento do empreendedorismo, como por exemplo: a influência das redes sociais e a internet, uma vez que atualmente, existem vários aplicativos e plataformas que possibilitam a compra e venda de produtos de maneira rápida e fácil, sem que o consumidor se desloque até uma loja física.

Outro motivo que alavancou o crescimento do empreendedorismo, foi a economia, pois durante a pandemia houve um crescimento no número de desempregados, e muitos precisavam pensar em alguma alternativa para ganhar uma renda extra. Com isso, muitos abriram pequenos negócios, com finalidade de sustentar a família.

Os desafios do empreendedorismo no Brasil

Há vários fatores que dificultam o empreendedor a investir em  seu negócio no Brasil, entre eles, pode-se citar a parte burocrática de legalizar a sua empresa, já que o nosso país é um dos mais difíceis de empreender, com processos, formulários, entrada de documentos etc.

Outro fator, seria a grande concorrência existente entre os brasileiros no mercado, que acaba impossibilitando a entrada de novos empreendedores, uma vez que já existem diversos concorrentes consolidados, conhecidos por suas empresas, comércios e produtos.

Entretanto, isso não é motivo para parar de empreender no Brasil. Nesse contexto, a partir de um bom investimento em marketing, um bom planejamento estratégico, um público-alvo bem definido e trazendo algo que se diferencie das outras companhias, um empreendimento, mesmo que novo no mercado, pode vir a crescer e trazer resultados a longo prazo.

Impacto da pandemia no empreendedorismo

A pandemia transformou o funcionamento de vários negócios, pois segundo o Sebrae 31% das 5,3 milhões de microempresas no Brasil foram impactadas durante esse período.

Nesse sentido, para manter a segurança de seus funcionários muitas organizações tiveram que demitir parte de seus associados e reduzir seus horários de funcionamento. Além disso, houve um grande aumento dos atendimentos online e dos serviços de entrega, que facilitaram a sobrevivência de muitas empresas.

Entretanto, diversos negócios tiveram que se reinventar e explorar outros mercados inexistentes durante o período da pandemia. A partir disso, podemos usar como exemplo as máscaras de tecidos que foram muito comercializadas nos últimos anos.

Empreendedores de sucesso no Brasil

Muitas empresas de sucesso hoje em dia começaram como pequenos empreendimentos, nos quais seus donos enxergaram algo inovador e que de alguma forma poderia impactar o mercado em seus respectivos segmentos.

Como por exemplo o caso do Alexandre Tadeu da Costa, fundador da empresa Cacau Show, considerada uma das maiores empresas do Brasil e do mundo no segmento de chocolates.

No início de sua trajetória de sucesso, Alexandre, aos 14 anos começou vendendo ovos de chocolate e sua caminhada foi marcada por diversas dificuldades, pois assim como todo negócio em seu começo acabou demorando para engrenar e atingir pessoas. Nesse sentido, isso fez com que ele desenvolvesse o valor de resiliência para espalhar seus produtos para outros lugares.

Aos 17 anos, abriu sua primeira loja em São Paulo, e então surgiu uma empresa totalmente nacional, que ao decorrer de sua trajetória impactou a economia brasileira, gerou centenas de empregos em suas franquias espalhadas por todo o país, que no total chegam a número de 2827 lojas.

Ao pensar em outro nome do empreendedorismo no Brasil com certeza não podemos deixar de falar sobre a Presidente do Conselho Administrativo do Magazine Luiza, Luiza Trajano.

Uma grande inspiração para todas as mulheres do Brasil, participou de vários programas como o Shark Tank Brasil, além de ser considerada uma das 100 pessoas mais influentes pela revista TIME, com uma fortuna de ​​US$4,3 bilhões. Além disso, ela foi a primeira pessoa responsável por inaugurar a primeira loja virtual do Brasil, se tornando, desta forma, um dos maiores nomes no e-commerce do Brasil, conseguindo, também, concorrer com outras empresas como: Ponto Frio, CasasBahia e até mesmo Amazon.

Agora podemos ver a dimensão que um simples empreendimento com uma ideia, um produto e um objetivo bem traçados pode obter. Nesse sentido, isso sem dúvidas serve como motivação para futuros empreendedores buscarem cada vez mais inovações.

Conclusão

Logo, sabemos que o número de empreendedores no Brasil só cresce com o passar dos anos. Contudo, empreender no Brasil é difícil, com vários obstáculos a serem superados, entretanto, quando se tem uma ideia boa, com grandes inspirações (como Luiza Trajano e Alexandre Costa), com um bom preparo e conhecimento do mercado, as chances do seu empreendimento dar certo ficam cada vez maiores.

Sendo assim, uma maneira de iniciar o seu negócio é com os financiamentos governamentais que têm baixas taxas com prazos maiores, como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e FINEP (Financiamento de Estudos e Projetos).

Além disso, outra forma de começar é procurando uma empresa de consultoria, como a Empresa Junior Mackenzie Consultoria, que através de uma Reunião Diagnóstica sem custo e sem compromisso, pode auxiliar o seu negócio de maneira assertiva e sanando todas as suas necessidades.

          Ademais, uma das ferramentas da nossa empresa que pode auxiliar no desenvolvimento de novas empresas é a Pesquisa de Mercado, que tem como objetivo principal estudar o mercado e o público-alvo para maior assertividade do seu negócio. Além disso, temos o Marketing Estratégico, que tem como finalidade divulgar a sua empresa através das mídias sociais e atingir diversos clientes.

Feito por: Ana Carolina Sena, Guilherme Amparo e Luiz Guilherme Rosito.


1 comentário

Alvaro dos santos · abril 13, 2022 às 03:07

Beleza, Gostei muito do seu artigo, Tem um software chamado: Software PCG, esse programa é um agregador de sites de classificados, no programa tem mais de 340 sites de anuncios onde você pode anunciar totalmente grátis, usando o aplicativo você pode fazer propaganda do seu material de forma automática nesses 340 sites. Vale muito a pena usar, ele deixa seu trabalho bem mais rápido. Sempre uso esse programa para fazer publicidade. Fica ai a sugestão… Seu post foi de grande valor. Obrigado pela possibilidade.

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