Empresa Júnior Mackenzie Consultoria

Blog

Acontecimentos imprevistos podem ocorrer a todo momento dentro de uma organização, e o líder por mais adaptável que seja está sempre submetido a sofrer diversas dificuldades em seu meio profissional. Diante a pandemia do Coronavírus, muitas pessoas tiveram que se adaptar ao home office, e isso ocasionou inúmeras mudanças tanto profissionalmente, quanto emocionalmente para todos os colaboradores. Para auxiliar os gestores nesse desafio, listamos 10 dicas acerca da liderança em meio à pandemia:

Comunicação

Não existe liderança sem comunicação. É importante encontrar novas formas de criar conexões e certificar de que os funcionários possam sempre contar com você. Faça reuniões para garantir o alinhamento de planos e prioridades da empresa.

Neste período de pandemia, muitas pessoas tiveram que se adaptar ao home office e às videoconferências. Várias ferramentas gratuitas te possibilitam a estabelecer conexão com outras pessoas (Skype, WhatsApp, Zoom).

Saiba lidar com as mudanças

Um bom líder deve saber como agir diante de cenários de incerteza, e para isso, primeiramente ele deve reconhecer as transformações que ocorrem no ambiente externo de sua organização, para então elaborar novas estratégias de acordo com suas prioridades. Mais do que nunca, essa nova realidade mostrou a importância de líderes flexíveis, que consigam enxergar novas alternativas fora de sua zona de conforto.

Líderes precisam estar sempre bem informados acerca do cenário em que sua organização está inserida, para adaptar suas estratégias na medida em que mudanças ocorrem no ambiente externo. Transformar os desafios em oportunidades é crucial para a sobrevivência de uma empresa dentro da realidade em que estamos vivendo.

Seja adaptável e esteja disposto a correr riscos, porém tenha certeza de estar constantemente muito bem informado para que, então, possa tomar boas decisões.

Organização

Crie um plano para sua organização. Deixe claro seus objetivos e metas, levando em consideração as diversas mudanças que a pandemia pode trazer. Faça um planejamento do cenário, analise as etapas e possíveis gaps a serem solucionados.

Pense estrategicamente em todos os problemas que a empresa pode ter que enfrentar durante e após a pandemia, a organização e o planejamento são indispensáveis para se assegurar sob qualquer situação de risco.

Criação de estratégias

Pensar estrategicamente é uma característica indispensável para liderar. Com as rápidas mudanças que ocorrem na contemporaneidade, precisa-se estar sempre preparado para lidar com diversos cenários. Por isso, tenha sempre em mãos planos diferentes para cada situação, e esteja pronto para se adaptar o mais rápido possível.

Um líder estratégico deve pensar na atualidade de sua organização, porém alinhar esse pensamento com objetivos futuros. Ele se concentra no dia a dia, mas também nos resultados ao médio/longo prazo. É importante ressaltar que, acima de tudo, deve-se prezar pela qualidade e eficiência nos seus planos de ação.

Deve-se levar em conta, ao criar estratégias, que elas sejam claras, e que estejam em conformidade com os propósitos da empresa, para que todos os componentes da organização possam se engajar de maneira eficiente, nas ações que estão no plano. Alguns exemplos de estratégias que podem ser muito úteis na atualidade:

  • Determinação de propósitos claros para a empresa;
  • Gerir riscos;
  • Mapear processos;
  • Definir métricas e metas para calcular o desempenho da empresa, levando em conta seus propósitos (indicador de desempenho);
  • Plano financeiro (estruturação do caixa, custos fixos, controle de gastos…);
  • Análise horizontal e vertical;
  • Pesquisa de mercado;
  • Plano de marketing.

Influência e valorização dos funcionários

Incentive a participação de seus funcionários, isso tornará a equipe mais engajada e motivada. Mantenha-os sempre seguros e informados sobre tudo o que ocorre dentro da organização.

Faça reuniões por videoconferência, compartilhe conhecimentos e dicas, e esteja sempre disposto a ouvir melhorias.

Manter o foco e o engajamento da equipe é o essencial para alcançar a alta produtividade e atingir as metas da empresa.

Manter-se sempre informado

É de grande importância que o líder esteja se inteirando, a todo momento, sobre as tendências do segmento em que atua, para implementar em sua organização recursos que irão a diferenciar das outras. Porém, além disso, é necessário que ele também esteja constantemente a par de notícias sobre todos os meios que têm grande impacto sobre as empresas, como, por exemplo, o mundo político e econômico.

Nesse passo, é importante ressaltar que a informação encontrada, deve ser adequada e de qualidade, pois é um requisito essencial para que o líder possa embasar com propriedade suas decisões, evitando equívocos que prejudiquem a empresa.

Seja Solidário

Quando estamos diante a uma crise, no caso a COVID-19, é natural sentirmos insegurança e ansiedade, e manter o equilíbrio e a dedicação tem se tornado muito desafiador. Ser um líder solidário, é estar disponível para auxiliar tanto nas questões profissionais dentro da empresa, como em questões emocionais. Perceba sua equipe de trabalho e direcione-a para uma melhor adaptação. Procure motivar e impulsionar os funcionários a obterem melhores resultados e buscarem o crescimento na empresa. Faça mentorias e se mostre sempre solícito, isso trará mais segurança e tranquilidade para o ambiente organizacional.

Dê feedback constantemente

Traduzindo o termo, feedback significa retroalimentação, ou seja, é o ato de dar um retorno ao desempenho dos funcionários, por meio de avaliações ou críticas.

feedback é um tipo de comunicação dentro da empresa, e funciona como um norte para aqueles que o recebem, para que eles possam regularmente aperfeiçoar suas tarefas. Essa técnica também aumenta o engajamento dos funcionários, pois eles sentem que seus trabalhos estão sendo notados.

Se é um feedback positivo, o sentimento de gratificação servirá como um estímulo para que continuem fazendo um bom trabalho, já se for um corretivo, as chances de aqueles que o receberem tentarem fazer mudanças para aprimorar suas performances é grande, e todos saem ganhando.

Além do mais, o feedback faz com que a equipe se sinta mais segura e confiante, sentimentos que precisam ser despertados durante essa época de instabilidade.

Seja exemplo

Inspire os liderados. Um bom líder é aquele que todos querem seguir. Ser o exemplo é transmitir positividade, confiança e entusiasmo dentro da empresa. Encoraje sua equipe e a mantenha sempre empenhada em alcançar suas metas. O verdadeiro líder deve motivar seus funcionários a ultrapassarem seus interesses próprios para o bem da empresa. A liderança envolve: ouvir o grupo, aceitar novas ideias, obter uma melhor visão e assim corrigir falhas e buscar melhorias. Incentive os funcionários mostrando interesse em conhecê-los e ouvi-los, pois dessa forma, o ambiente se tornará mais agradável para todos da organização.

Não esqueça de si próprio

Para administrar outras pessoas, é importante que um líder saiba administrar a si próprio primeiro. Não é fácil comandar uma empresa, isso requer muita energia, e o encarregado desse papel deve conciliar a atenção que dá para seu trabalho e a que dá para ele mesmo.

Trabalhar de casa não significa que há menos chances de exaustão, os cuidados com a saúde física e mental devem continuar sendo levados em consideração para evitar o burnout. Deve haver limites entre a vida profissional e a pessoal.

Um líder estressado e cansado não apresenta a mesma performance daqueles que praticam o autocuidado, e não conseguem passar um bom exemplo para seus subordinados.

Algumas atitudes simples, podem fazer grande diferença para evitar o esgotamento profissional, como: uma boa noite de sono; atividades físicas regulares; horários definidos para o lazer; contato, mesmo que remoto, com familiares e amigos, entre outros.

As características citadas acima são essenciais no perfil de um bom líder. Elas são adquiridas com o tempo, comprometimento, e paixão por seu trabalho. Se você as possui, não deixe de tentar aperfeiçoá-las cada vez mais, e de sempre estar à procura de novas habilidades que possam aprimorar o seu papel na liderança.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *