Empresa Júnior Mackenzie Consultoria

Blog

A atual pandemia do Covid-19 intensificou as mazelas sociais, despertou medo e insegurança nos lares e organizações, o que proporcionou visibilidade à importância das causas sociais.

Assim, é válido ressaltar que ao falarmos de causa social e organização, intensificamos que ambos possuem o conceito de propósito em comum, que consiste em formular uma razão para algo existir. O propósito busca transmitir o que uma organização representa em termos emocionais, práticos e éticos, o qual constrói a força motriz (cultura e marca) de uma determinada empresa.

Posteriormente às intensas transformações do marketing, na década de 70, criou-se o conceito de marketing social. Tal conceito, nada mais é que a utilização dos princípios do marketing tradicional, da venda de produtos e serviços, no formato de ideias, causas sociais, comportamentos e atitudes.

Isto surgiu devido ao fato de a união desses itens formular um cenário potencial para sensibilizar as pessoas, ou seja, se antes as estratégias de marketing procuravam convencer o cliente sobre as vantagens de se obter determinado produto ou serviço, com o marketing social o objetivo tornou-se conquistar o público-alvo, de modo que eles possam se sentir parte da causa defendida.

Com isso, a jornada de consumo se transformou, pois o objetivo principal de toda campanha de marketing social é eliminar algum problema social. O que incentiva e envolve as pessoas que com um propósito em comum irão se identificar, apoiar e frequentar a organização.

Desta forma, salienta-se que a partir disso, a identidade de sua marca é construída de tal forma que haverá pessoas a se inspirar nela. Uma vez que, a construção de um propósito, assim como de uma causa social, possibilita margem a pessoas que possuem intenções genuínas.

Logo, causas que anteriormente não eram nem sequer discutidas, ganharam espaço no contexto social e passaram a agregar valor mútuo para empresas e pessoas.

Marketing social e o marketing comercial, qual a relação deles?

A nível de contextualização o marketing social não é tão conhecido como o marketing comercial, entretanto apresenta-se como um dos mais novos conceitos dessa área estando em crescente uso na esfera do mercado de trabalho.

Assim, para que possamos compreender a relação dessas duas estratégias, é de extrema importância entender cada uma delas de modo independente:

Marketing Comercial

Esse tipo de marketing costuma ser utilizado como ferramenta de auxílio para que o empreendedor entenda o mercado em que está inserido. Por este motivo, é neste segmento que normalmente se utilizam ferramentas, como pesquisa de mercado, segmentação de mercado, análise do consumidor, nível de satisfação do cliente, etc. Dessa forma, pode se dizer que este tipo de estratégia possui como objetivo principal atingir a satisfação do público-alvo através de um produto ou serviço a fim de obter lucro.

Marketing Social

Nessa categoria do marketing o principal objetivo é atingir o reconhecimento da marca e impactar positivamente a sociedade. Desta forma, pontua-se que através do marketing social consegue-se grande visibilidade uma vez que, há possibilidade de exposição de questões normalmente negligenciadas como inserção de deficiente, negros e até homossexuais em empresas, que impactam a sociedade como um todo. Assim sendo, essa estratégia une a ideia de vender um produto ou serviço à tentativa de agregar valor para campanhas globais e consequentemente sensibilizar pessoas que estão envolvidas no cenário social.

Desta forma, a relação de ambos os métodos se concentra, justamente, na ideia de mesclar duas vertentes estratégicas do marketing, com o fito de gerar mais resultados e alavancar a imagem da marca.

A partir disso, vale destacar que o marketing social une todas as vertentes do marketing comercial como o foco no produto, na experiência e satisfação do cliente, algo mais genuíno que visa impactar positivamente a sociedade. Desse modo o público é capaz de se atentar a conexão da empresa com causas sociais.

Como aplicar o Marketing Social na sua empresa?

Sem perder o foco no cliente e no produto, o marketing social consegue atingir grandes resultados e seguidores da marca. Para isso, vale salientar que ele não consiste, simplesmente, em conectar o produto ou serviço à alguma causa social, mas sim em tentar transmitir e atingir o público de modo sincero.

Com isso, o investimento em estratégias de marketing, publicidade e propaganda andam intercaladas a fim de se alcançar um engajamento social significativo. Desta forma, pessoas conectadas e engajadas se unem com o propósito de intensificar a potencializar o serviço social empresarial.

Dessa maneira, tal estratégia deve estar alinhado com as diretrizes da empresa como princípios e valores uma vez que, possibilita uma construção autêntica e disponibiliza um cenário em que adquirir a confiança das pessoas torna-se mais acessível.

Logo, para aplicar o marketing social como uma estratégia na sua empresa, é preciso estar atento a alguns pontos, como:

  • Ter cuidado com a escolha da causa social, posto que, ela precisa de fato ter ligação com a empresa.
  • Formular um propósito e um objetivo de impacto que aquela estratégia lançada alcançará.
  • Investir em campanhas para impulsionar o alcance dos resultados.

Qual a importância do marketing social

Com o aumento da preocupação da sociedade frente aos problemas sociais enfrentados, o marketing social atua em diversas esferas que impactam positivamente o mundo. Meio ambiente, inclusão social, segurança, sustentabilidade e outros fatores, são conceitos desenvolvidos e retratados por meio dele para que marcas obtenham bons resultados e alta credibilidade.

Seu principal objetivo caracteriza-se pela resolução de problemas na área social e une um conjunto de estratégias de inovação para que haja a formação de mudanças comportamentais, atitudinais e éticas, fundamentais para a formação do desenvolvimento humano.

Atrelado a isto, vale ressaltar que devido à preocupação instaurada no século XXI, empresas de todos os segmentos passaram a investir fortemente em tal estratégia e alcançaram o fortalecimento de sua marca, criaram valores e, acima de tudo, tornaram suas marcas reconhecidas frente aos seus consumidores.

É importante pontuar que a diversidade étnica e cultural se tornou algo extremamente prezado por companhias do mundo todo. Logo, tais corporações começaram a valorizar e incentivar cada vez mais a pluralidade de figuras distintas em termos de raça, identidade de gênero, idade, capacitismo e afins.

Além disso, a aplicação e o incentivo ao marketing digital acarretam inúmeros benefícios a lógica estrutural como um todo. Alguns deles são:

  • Consolidação da cultura organizacional frente ao público.
  • Atração de pessoas engajadas e com sentimento de pertencimento interligada a marca.
  • Boa reputação.
  • Impacto social.
  • Inovação.
  • Inclusão social.
  • Fortalecimentos dos valores da marca.
  • Autenticidade.
  • Contribuir positivamente com as necessidades sociais.
  • Responsabilidade social.

Exemplo aplicado em empresas

Bayer

A título de exemplo pode se citar a empresa Bayer. Seu slogan definido por: Se é Bayer é bom, procura ressaltar o valor, visão e missão da companhia. No entanto, esconde os inúmeros gaps e dificuldades enfrentados pela parte organizacional. Assim sendo, pelo fato da empresa representar, por meio de seus produtos, uma grande parcela populacional, seu compromisso para com o meio social é extremamente importante e trabalhado dentro da parte administrativa.

Pode se dizer que antigamente a cultura dos povos era extremamente conservadora e antiquada fazendo com que houvesse a ocupação de apenas uma classe trabalhadora. A companhia, que antes era majoritariamente representada por homens brancos e uma pequena parcela de mulheres passou-se aos moldes atuais com uma grande representatividade aferida por homens, mulheres, homossexuais, heterossexuais, brancos, negros e Portadores de Necessidades Especiais (PNE).

Salienta-se que tal movimento de inclusão se iniciou quando a empresa obteve conhecimento da importância de uma equipe diversificada e abrangente. A conduta estabelecida pela diversidade e, heterogeneidade abriu portas para inúmeros projetos e campanhas sociais que promoveram e alavancaram o nome da empresa.

Atualmente, a empresa possui em seu plano administrativo uma determinada porcentagem que deve ser ocupada por pessoas distintas. Assim, as diferentes experiências e vivências sociais determinadas por cada meio de convívio, possibilitam a criação de um ambiente vasto e ideias distintas.

Desta forma, tal inclusão permite que novos pontos de vista sejam instaurados e com isto, surjam novas perspectivas administrativas, produtivas e até econômicas. Estas por sua vez, se trabalhadas de maneiras coesas, poderão trazer resultados significativos à empresa.

McDonald’s

O McDia Feliz é o principal evento comunitário do Sistema McDonald’s. Essa ação tem por objetivo ajudar crianças e adolescentes com câncer. Assim, em um determinado dia do ano, todo o valor arrecadado com a venda do Big Mac é direcionado às instituições de suporte a essa parcela social, vítima desta terrível doença.

Empresa Júnior Mackenzie Consultoria

A EJMC Social é um projeto de realização de consultoria gratuita para alguma instituição sem fins lucrativos ou para alguma pessoa cadastrada em programas sociais do governo, o qual objetiva impactar positivamente a sociedade. Assim, durante um período do ano a empresa escolhe alguma instituição ou pessoa para ajudar no desenvolvimento do negócio. Além disso, também são feitas doações para instituições sem fins lucrativos, com o intuito de apoiar as pessoas em situação de carência social.

Conclusão

Em suma, é evidente o desenvolvimento alcançado por corporações que adotam as estratégias de marketing social, além de estarem impactando positivamente a sociedade. Desse modo, nota-se a importância e eficácia da adoção deste tipo de estratégias às organizações que precisam estar em constante adaptação e inovação para que se destaquem no mercado de trabalho.

Autoras: Larissa Carvalho e Vitória Scarabello


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *