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Quando uma empresa insere seus produtos/serviços nas plataformas online, ela está aprimorando o seu marketing digital e  estabelecendo interações únicas com o cliente. O marketing nas redes sociais tem se tornado uma importante ferramenta para as empresas, visto que atrai um público-alvo mais amplo e facilita a promoção de maneira objetiva e criativa do que a empresa faz.

Contudo não basta apenas cadastrar seu negócio em uma rede e divulgar os serviços sem planejamento. Para a organização se posicionar de forma mais inteligente nas mídias digitais é preciso otimizar seus perfis, promovendo uma estratégia digital que permita presença garantida na internet não só por meio do próprio site, mas também por outras mídias – tais como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn etc. 

Mas, por que é necessário otimizar? De certa forma, a otimização é o que garante que a sua marca fique bem posicionada nas plataformas, espaço no qual os clientes em potencial podem procurá-la para tirar dúvidas, conhecer mais sobre os produtos/ serviços oferecidos e até mesmo pela simples interação.

Com isso, uma estratégia voltada para o crescimento contínuo nessas mídias é essencial, já que o alcance do conteúdo produzido para a internet é grande. Em função disso, o SMO entra como um conceito que, se aplicado corretamente, pode maximizar o impacto causado pela presença digital. 

O que é SMO, afinal?

SMO é a sigla referente ao termo Social Media Optmization, que traduzido do inglês significa Otimização de Mídias Sociais. Sobretudo, é uma estratégia digital responsável por posicionar melhor a marca em canais de conversas sociais, ou seja, é a otimização contínua das estratégias voltadas para as plataformas digitais, envolvendo a análise de cada estratégia de marketing nas redes e os resultados por elas proporcionados. 

Seu objetivo é aumentar as vendas, apostando na conversão de clientes potenciais das redes sociais para o blog, site ou loja virtual do seu negócio. De certa forma, ela trabalha como um catalisador para crescer e consolidar a presença online da empresa de maneira orgânica, isto é, gratuita. 

O intuito é tornar o site atrativo e gerador de mais links de entrada, trazendo mais visibilidade nas redes sociais, conquistando um maior número de pessoas para ter visibilidade e atrair fontes de clientes.

Quais as diferenças entre SMO, SEO, SEM e SMM?

Além do SMO, outros termos que atuam na otimização de processos digitais da empresa são: SEO, SEM e SMM. Como já sabemos o que é SMO, vamos entender os conceitos restantes para compreender suas diferenças.

SEO 

SEO ou Search Engine Optimization é um mecanismo online que faz a otimização de sites. Ele funciona a partir da escolha das palavras-chave relacionadas com sua marca. Com isso, é feito o posicionamento e a estrutura para que então o seu site fique entre os primeiros colocados nos maiores buscadores da internet, como o Google

De certa forma,  é um conjunto de técnicas orgânicas utilizadas para otimizar o ranqueamento de um endereço da web nas SERPs (Search Engine Results Page, ou seja, Página de Resultados).

SEM

SEM significa Search Engine Marketing, que traduzido do inglês é Marketing para Mecanismos de Buscas. Esta ferramenta contempla todas as técnicas, pagas ou não pagas, implementadas para otimizar os resultados em buscadores. Ou seja, é a estratégia de marketing digital, que objetiva posicionar um ou mais sites nas primeiras colocações nas grandes plataformas de busca.

Enquanto o SEO foca em pontos como o uso de palavras-chave, o SEM pode incluir práticas como campanhas no Google Adwords ou a utilização de links patrocinados.

SMM

Por fim, o SMM ou Social Media Marketing representa todas as ações de marketing voltadas para redes sociais, sejam elas orgânicas ou pagas. Este mecanismo auxilia a criação do conteúdo de qualidade para desenvolver compartilhamentos. Sobretudo, o SMM busca formas de colocar a marca em uma posição que gere engajamento, relacionamento e oportunidades de negócio. 

O SMM é uma ferramenta mais ampla que o SMO. Com isso, pode-se afirmar que  o SMM está para o SMO, assim como o SEM está para o SEO. É importante salientar que o Search Engine Marketing e o Search Engine Optimization são estratégias desenvolvidas aos mecanismos de busca. Por outro lado, o Social Media Optmization e o Social Media Marketing são voltados para as mídias sociais, com a criação de conteúdos e materiais para a plataforma digital da empresa. 

Por que investir em SMO?

Atualmente, a internet tem se mostrado como um dos principais meios de comunicação e propaganda para o público consumidor. Uma informação que evidencia isso é a troca de algoritmos do Google, os quais passaram a considerar o engajamento das mídias sociais como um fator de ranqueamento de sites nos resultados de busca.

Segundo dados do Relatório Webshoppers, em 2019, nada menos que 10 milhões de brasileiros tornaram-se novos consumidores online em 2018, totalizando 58,5 milhões de indivíduos que fizeram ao menos uma compra pela internet. Estas e outras informações mostram o quanto novas tendências surgem a cada minuto no mercado e o quanto a tecnologia tem conquistado espaço na economia.

É por meio desta ferramenta que sua empresa garante uma maior divulgação do conteúdo produzido, prendendo a atenção do seu público-alvo e, consequentemente, transformando-o em possíveis clientes. Desse modo, atuar de maneira ativa nas redes sociais é uma excelente alternativa para aumentar o engajamento tanto nas mídias sociais quanto nos acessos ao site.

Além disso, outras vantagens que o SMO proporciona são: 

  • Alinhamento do conteúdo: com um alinhamento eficiente, a forma de comunicação com a persona da empresa é precisa e tem mais impacto.
  • Redução de custos com marketing nas redes sociais: A aplicação de técnicas de SMO aumenta as probabilidades de alguém se interessar pelo conteúdo oferecido pela página. Consequentemente, o retorno sobre investimento se torna maior, o que diminui o custo total do marketing voltado para redes sociais.
  • Maior interação e engajamento do público: O SMO aumenta as chances de interação. Um público que dialoga com o negócio é fidelizado com maior facilidade. Com isso, a estratégia resulta na geração de verdadeiros defensores da marca.
  • Tráfego e autoridade: Com o SMO em prática, o aumento do tráfego é promovido. Com isso, a empresa consegue construir autoridade na plataforma digital, fortalecendo a imagem da marca no imaginário do consumidor.
  • Otimização da integração entre redes sociais e outros canais: A ferramenta pode estabelecer as melhores práticas para a gestão das páginas da empresa, garantindo a entrega de qualidade.

Dicas para usar o SMO na sua empresa

Sendo uma estratégia digital que alavanca os negócios da empresa, o SMO pode ser utilizado de maneira efetiva com boas técnicas e práticas, o que impulsiona os resultados no mercado. 

A seguir, veremos algumas ações que mais dão resultados na otimização das redes sociais: 

  1. Descubra a melhor frequência e horário para postar: Postar conteúdos demais pode cansar seu cliente, enquanto um baixo volume de posts pode fazer com que a empresa seja esquecida. Ademais, divulgar conteúdos em momentos de pouco engajamento traz resultados ruins. Com isso, analisar a frequência de postagem ideal, além de descobrir melhores dias e horários para publicar em cada rede social pode impulsionar sua estratégia de conteúdo. Para isso, análises e testes são importantes, já que geram dados suficientes para comparar e descobrir qual frequência de postagem maximizou mais os resultados; 
  2. Reutilize o conteúdo de forma estratégica: É claro que, nem sempre é possível produzir posts excelentes todos os dias e ainda manter o nível de frequência desejado. Por isso, reutilizar seu conteúdo de maneira inteligente é necessário, já que promove uma distribuição melhor o foco do conteúdo;
  3. Publique conteúdo de valor para sua persona: Excesso de conteúdo pode ser bom, mas o importante é promover materiais que tenham qualidade e relevância ao público consumidor. Dessa forma, se o conteúdo é bom, são maiores as chances das pessoas curtirem, comentarem e compartilharem entre os amigos, ou seja, traz mais engajamento; 

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