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Empresa Júnior Mackenzie Consultoria

O que é Marketing Digital

O Marketing Digital é um complemento do marketing tradicional, nos dias de hoje, em que a internet se tornou indispensável e peça-chave para todos, principalmente como forma de conseguir renda e alcançar pessoas no mundo inteiro dentro de sua plataforma. Logo, não seria diferente com o marketing, tendo em vista que o marketing tradicional tem o propósito de realizar o que o cliente precisa, sempre buscando satisfazer a necessidade do mercado.

Sendo assim, a forma digital é ótima opção para que as organizações divulguem seus conteúdos e se comuniquem com o seu público-alvo.

Quais as tendências do Marketing Digital para 2022?

Após muitos acontecimentos nos últimos anos, as expectativas para o ano de 2022 se tornaram grandes, já que estamos vivenciando um período de grandes novidades, onde as esperanças estão depositadas em uma possível melhora no cenário da pandemia. Além disso, acontecerão as eleições que prometem agitar bastante as redes sociais, somadas ao rápido avanço da tecnologia e da inteligência artificial.

Ademais, nos últimos dois anos pudemos observar o acelerado crescimento do modelo híbrido de comunicação, que mescla as atividades presenciais junto das remotas dentro de grandes organizações.

Nesse contexto, essa nova tendência é vista como uma maneira de aproximar cada vez mais o público com as empresas sendo uma ótima oportunidade para elas, visto que ao mesmo tempo que facilita as atividades, também permite novos contatos, possibilitando um amplo acesso a eventos de marketing, além de novas experiências para os clientes ao adquirir produtos ou serviços.

Como exemplo disto, temos as operações “Omnichannel”, que consistem na conexão entre os canais online e offline, aprimorando a experiência do consumidor.

Além disso, também se espera que as empresas se atentem cada vez mais para a segurança de seus consumidores, utilizando de maneira mais responsável e confidencial o uso de seus dados. A coleta de dados “first-party” é uma nova tendência a ser aprimorada, que visa colher essas informações de maneira mais direta através dos profissionais de marketing.

Podemos observar também um crescente uso das redes sociais com a finalidade de busca e compra por novos produtos, possibilitando novas ferramentas de vendas dentro dos próprios aplicativos. Temos como exemplo disso, o Instagram Checkout que permite a finalização da compra sem que o cliente precise abandonar o aplicativo.

Entre essas e tantas outras novidades incorporadas, vivenciamos a nova era de influenciadores digitais, que vêm se fortalecendo, permitindo um meio de comunicação e divulgação mais moderno das marcas, além de uma maior aproximação com seu público.

Ademais, vale destacar também o compromisso das empresas com a responsabilidade ambiental, que tem ganhado força, junto da importante discussão sobre temas como a diversidade e a inclusão. Todas essas novidades podem surgir como algo positivo dentro do mercado, pois elas se apresentam como uma ótima oportunidade para as empresas ao investirem na comunicação com seus clientes e na divulgação de seus produtos e serviços.

Por que investir em Marketing Digital em 2022?

No decorrer dos últimos anos, o marketing digital vem ganhando espaço no mercado devido ao seu diferencial em relação ao marketing tradicional, que agora conta com o uso da internet. Dessa maneira, o investimento nesta área torna-se de grande importância devido a diversos fatores, entre eles estão:

  • A maior atração de clientes por conta da internet, que facilita com que o público receba informações;
  • Auxílio de ferramentas da internet que facilitam na formação de dados e estratégias, e permitem conhecer melhor o público-alvo, focando em melhores resultados;
  • Permite acompanhar algumas métricas da empresa, como custo por lead, ticket médio de vendas, menções à marca, taxa de cliques, taxa de visualização de anúncios, entre outras;
  • Ajuda na coleta de informações a respeito do público, para sempre estar por dentro das tendências atuais;
  • Maior visibilidade da marca devido à popularidade da internet, assim, muitos que não teriam conhecimento da marca de uma outra forma, conseguem ter acesso a mesma.

Por que buscar capacitação em Marketing Digital?

Como pudemos observar, a capacitação na área de Marketing Digital pode trazer vários benefícios aos profissionais em meio a um universo cada vez mais digitalizado, visto que oferece um leque de oportunidades no mercado frente às suas necessidades e, consequentemente, confere maiores ofertas de emprego para aqueles que desejam se desenvolver nessa área. Entende-se também a necessidade de adaptação às inovações, criando contato com ferramentas e soluções capazes de trazer melhores resultados.

Além disso, podemos observar como oportunidades na carreira em Marketing Digital vários campos e estratégias, entre eles as mídias sociais – de comum uso por toda a população e uma grande porta para poder acessar o cliente facilmente.

A otimização de busca é um dos campos também, que envolve técnicas para melhorar os buscadores e assim atingir um maior número de consumidores nas pesquisas.  O próprio Marketing de Conteúdo se encaixa nesse quesito também, pois mostra-se como uma fonte de geração de leads e oportunidade de vendas no mundo digital.

O Data-Driven Marketing, Agile Marketing e Marketing em tempo real também são alguns campos de oportunidade. O primeiro, permite criar análises estatísticas e preditivas para compreender o cenário e antecipar adversidades. O segundo evolve metodologias que têm por objetivo organizar prazos, custos, escopos e objetivos e assim, reduzir gastos e trazer maior assertividade nas ações. Já o terceiro, combina a análise de dados com a gestão de mídia de forma eficiente e criativa, para a melhor tomada de decisão.

Quais opções de cursos tenho nessa área?

Tendo em vista todos os benefícios de um olhar mais atento para as novidades do mercado, trazemos aqui alguns exemplos de cursos para aqueles que se interessam pela capacitação em Marketing Digital. Entre eles estão:

  • Rock University: Cursos de produção de conteúdo para a web e Curso de Marketing de Conteúdo (gratuitos);
  • Resultados Digitais: Introdução ao Inbound Marketing (gratuito);
  • Sebrae: Curso de Marketing Digital para Empreendedor (gratuito);
  • Google: Fundamentos de Marketing Digital (gratuito);
  • Hubspot: Certificado em Inbound Marketing, SEO Training Course, e Content Marketing (gratuitos);
  • SEMrush: Content Marketing and SEO Fundamentals (gratuito).

Conclusão

Em síntese, é notório que o Marketing Digital serve como um complemento do marketing tradicional, pois, além de ser uma boa via para o mundo moderno, conta com diversos outros recursos e juntos conseguem obter muito mais respostas e resultados.

Sendo assim, a realização de cursos nessa área é de suma importância, para que se possa ter maior entendimento sobre o assunto, além de ser uma ótima estratégia para alavancar a atração do público. Logo, com a implementação das ideias do Marketing Digital, será possível observar que com esse investimento, caso feito de forma correta, tem-se grandes chances de causar um impacto positivo no seu negócio.


5 comentários

Andreia Batistella · 26 de abril de 2022 às 09:07

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Andreia Batistella · 26 de abril de 2022 às 09:09

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