Empresa Júnior Mackenzie Consultoria

Blog

Possuir um plano de marketing é algo que deve estar no radar de todo empresário ou aspirante a empreender, pois é uma ferramenta que tem a capacidade de auxiliar o empreendedor a entender sobre a situação atual da empresa e projetar futuras decisões. Sua capacidade de agregar valor para as empresas é o que torna o plano de marketing quase que uma obrigação para as empresas que desejam prosperar, mas afinal, o que é essa tal ferramenta?

O plano de Marketing engloba os esforços gerais desse setor de uma empresa. Ele descreve a situação da empresa dentro de seu mercado de atuação através de ações detalhadas e direcionadas para o seu mercado, possibilitando que a sua empresa adquira uma maior compreensão sobre o seu consumidor e seus concorrentes. Em posse dessas informações, a sua empresa pode realizar ações certeiras para captar novos clientes e consequentemente aumentar o seu faturamento. A seguir abordaremos alguns componentes do plano de marketing, para que você possa entender com mais profundidade essa ferramenta.

O Macroambiente de Marketing

O macroambiente de marketing consiste no conjunto de fatores internos e externos da empresa, e de que alguma forma interfira nos resultados dos esforços de marketing da sua empresa. Existem vários fatores externos que influenciam o macroambiente, dentre eles, podemos citar alguns, como os que estão listados a seguir.

Fatores econômicos

Consiste em fatores relacionados com a situação econômica do País, como a taxa de desemprego, índices econômicos como o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e o IGP-M (Índice Geral de Preços-mercado), disponibilidade de crédito, poder de compra da população, etc.

Fatores tecnológicos

Está relacionado com novas tecnologias que são inseridas no mercado e na sociedade como um todo. As mídias sócias são um exemplo de novas tecnologias que transformaram a interação entre as empresas e seus clientes, e mais recentemente o crescimento das Fintech’s, que já estão mudando o modo como realizamos nossas transações, já que, essas são responsáveis em inovações e otimizações de serviços do sistema financeiro.

Fatores demográficos

Os fatores demográficos estão relacionados com variáveis da população, como: taxa de crescimento populacional, faixa etária, grupos familiares, grau de instrução e entre outros.

Fatores políticos

É constituído principalmente pela legislação do País e das unidades federativas, mas é no período eleitoral em que esse cenário costuma a ser mais agitado.

Fatores Naturais

Está relacionado com as questões ambientais de um país. Felizmente no Brasil, a incidência de desastres naturais como terremotos e furacões são raros, contudo temos questões ambientais muito relevantes também como: desmatamento, estiagem, escassez de recursos, poluição ambiental etc.

Microambiente de Marketing

O microambiente compreende forças e agentes que estão próximos à empresa, ou seja, a atuação dos stakeholders sobre os processos da empresa. Um stakeholder é toda pessoa ou empresa que está em contato com as atividades da empresa, podendo ser funcionários, fornecedores, clientes e concorrentes.

Saber como lidar com os seus stakeholders é uma parte importante do processo gerencial, uma vez que qualquer desavença com eles gerará algum potencial impacto negativo para a sua empresa. Compreender o micro e macroambiente durante um plano de marketing é de extrema importância, pois é a partir desses conhecimentos que é possível saber onde e como a sua empresa gera impacto no ambiente e como ela se comporta perante alterações nesse cenário.

Composto de Marketing

O Composto de Marketing ou Marketing Mix é um dos pilares da área como um todo. É o conjunto de elementos que representam as atividades realizadas por esse setor da empresa. Ele é composto basicamente pelos “4Ps de Marketing”: Produto, Praça, Preço e Promoção.

Produto: São todas as características relacionadas com o produto que você oferta, tais como: variedade, qualidade, embalagem, tamanho, etc.

Praça: É o local em que você vende os seus produtos. Ela está diretamente ligada com o seu estoque e com os canais de distribuição que sua empresa atende.

Preço: Está relacionado com o preço que você define para os seus produtos. Além disso, está relacionado também com os descontos ofertados e meios de pagamento. Vale ressaltar que se deve buscar sempre precificar os seus produtos de maneira justa, mas muitas vezes os clientes podem achar os seus preços altos ou baixos demais. Isso acontece porque cada cliente possui o seu próprio juízo de valor, que é formado através das experiências do consumidor. Por isso, um mesmo produto pode ter dois valores distintos para duas pessoas, onde uma acha que o produto está sendo ofertado a um preço justo e a outra não concorda.

Promoção: Está ligada com o modo com que você vende o seu produto, ou seja, os esforços do seu time de vendas alinhados com os esforços de marketing da sua empresa.

Análise SWOT

A análise SWOT ou análise FOFA é uma ferramenta que permite a empresa mapear os fatores internos e externos que interagem de maneira positiva ou negativa com a sua empresa. Ela é composta por quatro quadrantes: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidade) e Threats (Ameaças).

As forças fazem parte dos fatores internos da empresa. Representam todos os seus diferenciais que compõem sua vantagem competitiva, como produtos exclusivos e atendimento personalizado.

O outro quadrante que faz parte dos fatores internos são as fraquezas. Elas representam os pontos fracos que sua empresa possui em relação aos seus concorrentes, como por exemplo: credibilidade, preços, atendimento ao cliente, estrutura, qualidade dos produtos etc.

As oportunidades são determinadas em tópicos que representam um potencial grande para elevar sua vantagem competitiva. Geralmente, é muito difícil prever uma oportunidade e nem conseguimos controlar a periodicidade em que elas aparecem, por isso ela é considerada como um fator externo.

Por fim, as ameaças são fatores externos com grande potencial de prejudicar a sua empresa de algum modo, como por exemplo: Surgimento de novos concorrentes ou inovações que possam tornar seus produtos obsoletos.

Indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são a melhor forma de mensurar se as suas ações de marketing estão tendo um bom resultado e se estão gerando retorno para a sua empresa, pois desse modo, conseguimos sair do campo do “achismo” e trabalharmos com resultados mensuráveis. Talvez os mais famosos deles sejam o ROI (Return On Investment) e o LTV (Lifetime Value). Esses dois indicadores informam para a empresa o retorno que a empresa está tendo sobre os seus esforços de marketing e, o valor trazido para o presente que o seu cliente potencialmente gastará com os produtos da sua empresa, respectivamente.

Ao longo desse artigo, foram descritas as peculiaridades e as complexidades da ferramenta “plano de marketing”, realçando sua riqueza em informações direcionadas a sua empresa, combinando a consciência sobre como a sua empresa está inserida nos ambientes de marketing, unindo esses conhecimentos com os proporcionados pelo composto de marketing, que traça um raio-x sobre como a sua empresa oferta os seus produtos. Com isso é possível traçar de maneira mais efetiva a análise SWOT da sua empresa, para identificar possíveis fatores que estejam impedindo seu sucesso.

Após todas essas etapas é preciso conferir se o retorno que os seus investimentos na sua empresa estão sendo efetivos e como os seus produtos estão se desempenhando.

Logo, é possível notar a importância de se conhecer os indicadores de desempenho, já que estes auxiliam no entendimento de qual área da empresa precisa de uma otimização em seus processos aumentando o retorno (não só financeiro) à sua empresa.

Em suma, o Plano de Marketing é o mapa bem detalhado, que é munido e interconectado com vários instrumentos, de acordo com as necessidades da sua empresa. Sendo assim, é importante que tenha um em ação em sua empresa para que assim decisões mais assertivas em relação ao marketing, sejam tomadas.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *