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Atualmente, as redes sociais contam com aproximadamente 3 bilhões de usuários conectados ativamente ao redor do mundo. Elas funcionam como um meio para facilitar a interação e conexão entre pessoas, principalmente entre as que possuem interesses em comum.

Se você possui um negócio, as redes sociais são plataformas que permitem que você se relacione com seus clientes, e atraia potenciais clientes. Durante a pandemia da Covid-19, essas plataformas foram, e continuam sendo, inúmeras vezes, a única maneira para muitos empreendimentos continuarem vendendo seus produtos e/ou serviços.

Antes mesmo da pandemia, a internet já provou ser um lugar cada vez mais utilizado e eficaz para divulgação e venda. Porém, não basta apenas criar um perfil em alguma plataforma, você deve engajar o seu público. Mas, qual rede social mais se encaixa no seu empreendimento? De que maneiras você consegue utilizá-las com mais eficiência? Vejamos a seguir:

Em quais redes sociais meu negócio deve estar presente?

Primeiro, é essencial saber quem é o seu público, e então, qual é o seu perfil (hábitos, rede social que mais utilizam, etc.), o que pode ser facilmente descoberto com uma pesquisa de mercado. Também, é necessário saber qual é o seu objetivo dentro da plataforma, que pode ser: vender; divulgar sua marca; criar conteúdo; conversar com clientes e sanar suas dúvidas; entre muitas outras opções.

Tendo isso em mente, é hora de saber as características das principais redes sociais, e encontrar aquela que mais atenda suas expectativas.

Facebook:

O Facebook, no Brasil, conta com aproximadamente 120 milhões de usuários ativos. Essa rede social, vem há tempos, se tornando um veículo cada vez mais aprimorado para negócios, e conta com várias ferramentas que facilitam e otimizam a relação entre vendedor e comprador, como por exemplo:

  • Audience Insights: um mecanismo que te ajuda a saber mais sobre as pessoas que você quer alcançar, pois exibe informações relevantes sobre o público que está conectado com a sua página, mas também sobre usuários que não estão, assim você pode criar um conteúdo que alcance outras pessoas que possam vir a se conectar com sua página;
  • Messenger: possibilita que as pessoas consigam se comunicar com sua empresa, de forma simplificada;
  • Facebook Ads: você pode criar anúncios para circular na rede social de forma simplificada, e pode acompanhar os relatórios que também são fáceis de entender. Porém, também há a opção de veicular seu anúncio em outras plataformas da marca, como o Messenger e o Instagram;
  • Marketplace: um ambiente dentro do Facebook inteiramente dedicado a vendas de itens materiais. Essa ferramenta se utiliza da geolocalização para priorizar produtos de anunciantes que estejam próximos a você, fazendo com que possa evitar grandes custos com frete. Além do mais, o Facebook possui dados sobre seus usuários que são levadas em conta para que produtos certos sejam ofertados às pessoas certas. Outro benefício, é que a rede social não cobra nenhuma porcentagem das vendas, pois ela não intermedia o pagamento, que fica a critério das partes envolvidas na negociação.

Instagram:

No Brasil, o Instagram possui aproximadamente 69 milhões de usuários, o dobro do que tinha em 2017, mostrando-se ser uma rede social cada vez mais proeminente e de rápido crescimento. O Instagram também está progressivamente adicionando ferramentas que fazem com que a plataforma seja um ambiente ideal para diversos negócios.

Dados internos do Instagram revelam que mais de 200 usuários acessaram algum perfil comercial por dia; um terço das histórias mais visualizadas eram de empresas (ambos dados de 2017); e 73% dos brasileiros usam a plataforma para acompanhar marcas (2018).

Algumas ferramentas que ajudam os perfis comerciais no aplicativo são:

  • Instagram Direct: Um chat que possibilita que seus clientes entrem em contato por meio de mensagens, e, então, consigam sanar suas dúvidas. Também há como gerenciar as mensagens que chegam por ele pela Caixa de Entrada da sua página no Facebook;
  • Instagram Shopping: se você vende bens materiais, pense em utilizar essa ferramenta. Faça upload do seu catálogo (produtos e respectivos valores), e então você poderá etiquetá-los nas fotos postadas em seu perfil, e os interessados poderão entrar em contato com você para efetuar a compra, ou podem se direcionar ao seu website (caso exista);
  • Destaques nos Stories: você pode destacar os Stories mais importantes publicados, isto é, deixá-los fixados em seu perfil. Assim, você consegue deixar em destaque informações importantes para seu cliente, como: prazos, informações sobre produtos, entre vários outros dados que julgar relevante.

WhatsApp:

Além de ser utilizado por 93% dos brasileiros diariamente, o WhatsApp desenvolveu um aplicativo separado e voltado para empresas, o WhatsApp Business. Nele você cria um perfil comercial com dados essenciais para seus clientes (endereço, descrição do seu negócio; endereço de e-mail e website). Seus recursos mais importantes são:

  • Catálogo de produtos e serviços: você pode inventariar seus produtos e serviços no aplicativo, e adicionar fotos, preços e respectivas descrições;
  • Respostas rápidas: função que salva e reutiliza as mensagens que são enviadas frequentemente para responder perguntas recorrentes;
  • Etiquetas: criadas para organizar seus contatos, para que você possa encontrá-los com facilidade, podendo etiquetá-los como por exemplo: novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, entre outros;
  • Mensagens automáticas: crie mensagens que poderão ser enviadas automaticamente aos seus clientes quando você estiver ausente, ou mensagens de saudação que apresentem sua empresa.

Como engajar seu público

Estar presente em alguma rede social não significa apenas criar um perfil, para realmente marcar presença você necessita engajar seu público.

Após definir quem é a sua persona (cliente ideal), procure criar uma identidade para seu negócio (linguagem própria, identidade visual, comportamento e posicionamentos).

Redes sociais são um lugar de descontração, porém não deixe de mostrar que você é profissional no que faz, por isso poste conteúdos de qualidade, pensados para sua persona, e que passem um ar de autoridade no assunto, para que seu negócio se torne referência dentro do nicho em que está inserido.

Porém, cada rede social pede por uma estratégia diferente. Por exemplo: o Instagram é uma rede social em que, quanto mais visual um conteúdo, mais destaque ele tem. Ele possui várias ferramentas que estimulam a criatividade, como: filtros, formatos diferentes para vídeos (IGTV, Reels), Stories, entre outros. No Facebook, os vídeos também fazem sucesso, e são o formato preferido pelos usuários, então pense em criar conteúdo de qualidade nesse formato.

Além das citadas, existem outras redes sociais muito presentes na vida dos brasileiros, com cada vez mais ascensão, como o YouTube, LinkedIn, Pinterest, TikTok etc.

O mundo digital está em constante transformação, e sempre aparecem inovações para facilitar cada vez mais a vida dos internautas. Procure estar sempre informado para adaptar seu negócio às novidades, e alcançar cada vez mais pessoas com seu conteúdo. Também, é importante ressaltar que nunca é tarde para ingressar seu empreendimento em alguma rede social. E lembre-se, a construção de uma marca consolidada na internet pode levar tempo, então tenha paciência e não perca a constância e qualidade do conteúdo postado, pois todo o seu esforço tem grandes chances de ser recompensado com o reconhecimento dentro das principais plataformas, ainda mais durante a pandemia em que estamos vivendo, que fez com que as vendas on-line aumentassem em grande proporção.


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