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Entrar no mercado e obter sucesso é o sonho de diversas pessoas com mentes empreendedoras, porém não adianta apenas lançar sua marca e torcer para que ela dê certo sozinha. Logo, algumas das funções de extrema importância são realizar uma pesquisa adequada do setor em que estará inserido e definir o seu público-alvo, colocando em pauta suas semelhanças e necessidades, para assim, realizar decisões e ações de marketing mais certeiras, que atrairão clientes desejados a consumir seus produtos e/ou serviços.

Para isso, tem-se a segmentação, que será uma aliada em potencial quando aplicada ao seu negócio. Esta ajudará a especificar e atingir o público-alvo para determinados produtos, indispensável para o marketing da empresa.

A seguir, serão tratados os seguintes tópicos sobre segmentação:

  • Definição de segmentação de mercado
  • Importância e vantagens da segmentação
  • Tipos de segmentação e estratégias
  • Definir métricas e metas para calcular o desempenho da empresa, levando em conta seus propósitos (indicador de desempenho);
  • Pontos finais a serem considerados sobre a segmentação

Definição de segmentação de mercado

A Segmentação de Mercado é uma estratégia de marketing, que consiste em separar o mercado geral em grupos menores, identificando nestas características, necessidades e interesses em comum, tornando-se assim mais fácil centralizar as ações da empresa para um público específico, oferecendo-lhes soluções que provoquem o desejo de compra.

Mesmo que as pessoas sejam diferentes entre si, membros de um mesmo grupo carregam semelhanças e vontades similares, que quando identificadas, podem ser usadas como ferramentas pela empresa, criando assim, campanhas e propostas mais condizentes ao que o seu cliente potencial quer ou espera do seu produto e/ou serviço.

Segmentar o mercado significa estabelecer o setor de atuação da sua empresa, tendo sempre em vista o seu público-alvo, a fim de atingir o que eles desejam, causando satisfação do cliente, maior número de vendas e marcando o nome da sua empresa no mercado de forma positiva.

Importância e vantagens da segmentação

A segmentação é importante, pois é através dela que poderá haver a compreensão e análise dos desejos e necessidades que os diversos públicos que você deseja atingir, irão apresentar.

Além disso, identificar o maior grupo consumidor, ou seja, o mais importante, irá tornar a tarefa mais fácil, assim poderá calcular seus esforços e investir em estratégias diretas para alcançar esse público principal, consequentemente aumentando os ganhos.

Esse método traz diversas vantagens, porque quando você conhece o seu cliente potencial, as ações serão diretamente focadas para as características deste cliente. Desse modo, atos como definir os meios de pagamento e entrega, os produtos que o seu público realmente consome e campanhas de divulgação e propaganda serão mais claros e específicos, sendo capaz de ganhar uma melhor impressão do cliente e com isso, gerar maior lucro a sua empresa.

Como resultado de fazer uma segmentação, será obtido uma redução de gastos, uma vez que, as campanhas de marketing estarão muito mais direcionadas ao seu público-alvo, sem perder tempo e dinheiro com campanhas que não agradariam o público.

Ademais, ao conhecer e monitorar as preferências do seu cliente e como ele se comporta conforme as mudanças e tendências do mercado, você será mais capaz e terá mais informações para agradá-lo, fazendo com que ele seja fiel à sua marca. Também, será extremamente eficaz na prospecção de novos clientes, já que suas campanhas de marketing e produtos e/ou serviços irão atingir de forma certeira suas necessidades e desejos.

Tipos de segmentação e estratégias

  • Segmentação geográfica

Basicamente, a segmentação geográfica engloba os fatores: localização e clima. Levando em consideração um agrupamento de pessoas que residem em um mesmo país, estado, cidade, bairro e região, além daqueles que, vivem em lugares com condições climáticas similares.

Um grupo de pessoas que moram em ambientes com características semelhantes, tendem a se adequar ao estilo de vida de tal localidade, a distinguindo de outras regiões.

Como exemplo, as necessidades e desejos de moradores de Santa Catarina e da Bahia são diferentes, assim, não faz sentido usar a mesma estratégia para os dois.

  • Segmentação demográfica

Essa segmentação está relacionada às características pessoais do público, englobando fatores como: idade, religião, gênero, renda, ocupação, escolaridade, tamanho da família, estado civil, entre outros.

  • Segmentação psicográfica

A segmentação psicográfica analisa fatores como: estilo de vida, opiniões e personalidade do consumidor. Estes influenciam muito as escolhas de consumo do cliente, já que pessoas que vivem sob as mesmas variáveis, pensam de modo parecido e tendem a consumir produtos similares e frequentar os mesmos lugares.

  • Segmentação Comportamental

Já a segmentação comportamental faz agrupamentos por meio de gostos pessoais, as motivações e atitudes que as pessoas tomam. Através desta segmentação será mais fácil analisar a ocasião da compra, logo, quando o público é segmentado por esse tipo, as ações do marketing se tornarão muito mais assertivas, ao levar em consideração o perfil comportamental de seus clientes.

Além dessas segmentações citadas, existem outras estratégias e metodologias de marketing, usadas pela segmentação, as quais serão explicadas nos próximos tópicos.

  • Marketing de massa

Nesse modelo, o objetivo é simples: atrair todos os tipos de consumidores, vender para basicamente todo mundo e atender toda uma população. Essa estratégia consiste em explorar um mercado com produtos que todos consumam, sem diferenças e em grande escala, utilizando de preços que sejam acessíveis.

Esta técnica é um tanto quanto arriscada, já que o público vem mostrando-se cada vez mais exigência, porém, existem algumas marcas famosas que obtiveram sucesso utilizando como lema vender para todos, como principal exemplo, a Coca-Cola.

  • Marketing de segmentos

Diferente do citado anteriormente, esse tipo de estratégia divide o todo em subconjuntos, visando algumas características em comum entre as pessoas. Ao dividir o mercado torna-se mais fácil pensar nele.

  • Marketing de nichos ou concentrado

Essa estratégia trabalha com um pequeno grupo com características bem específicas entre si, sendo mais direto, esse marketing trabalha com uma Persona, ao ter isso definido, acaba por facilitar as ações do Marketing, que atingirá o seu público-alvo de forma satisfatória.

Esse método é extremamente vantajoso, já que, é muito mais fácil e barato trabalhar com uma parcela definida da população, do que com o geral. Ao usar o marketing de nichos, as chances de criar um conteúdo relevante e capaz de agradar o cliente são maiores, uma vez que, eles pensam parecidos. Assim, a fidelização do cliente acontece de forma mais rápida, comparada as estratégias que abrangem uma maior quantidade de pessoa, muito diferentes entre si.

Além disso, ao aderir essa estratégia, torna-se muito mais fácil o seu negócio virar referência, uma vez que, quando você trabalha com nichos, a concorrência é menor.

  • Marketing ou Marketing one-to-one

Este último tipo de segmentação leva em consideração os gostos pessoais dos clientes, proporcionando-lhes um atendimento mais humano e personalizado.

Pontos finais a serem considerados sobre a segmentação

A segmentação de mercado é uma estratégia que vem sendo considerada fundamental para fidelizar e prospectar clientes, causar satisfação e criar campanhas cada vez mais direcionadas e atrativas para o seu público-alvo.

Provavelmente o seu negócio terá mais de um público, assim, a segmentação de mercado te ajudará a direcionar as ações das equipes da sua empresa para conquistar cada segmento dos clientes potenciais.

Portanto, utilizar a segmentação adequada fará a total diferença no sucesso da sua marca e de suas campanhas. A empresa se manterá ou entrará no mercado de uma maneira mais focada, podendo encontrar a necessidade de cada cliente e agir sobre ela de forma assertiva e coerente.


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