Empresa Júnior Mackenzie Consultoria

O modelo de negócio inovador está relacionado à criação ou adaptação de um processo dentro de seu empreendimento para se tornar uma organização com maior eficácia na competitividade do mercado. Onde, ao agregar valor à sua marca vai proporcionar uma melhor aceitação de seu produto ou serviço pelos consumidores em relação a sua concorrência.

Ao adaptar o seu modelo de negócios às necessidades da atualidade, com ênfase em satisfazer seus consumidores, obter vantagens perante sua concorrência e formar uma marca consolidada que se aproxime das características de seu público-alvo, sua empresa está seguindo tendências de um modelo de negócio inovador, o que a torna uma opção mais atrativa na decisão de compra do consumidor.

A base para ter um modelo de negócio inovador

Na atualidade em que vivemos, o mundo empresarial está repleto de negócios e empreendimentos que compartilham o mesmo campo de atuação.  Os compradores de produtos que antigamente tinham a produção dominada por monopólios, com poucos fornecedores presentes no mercado, encontram-se em um cenário totalmente distinto atualmente.

Com a grande demanda e incentivos à produção de bens e serviços, houve um aumento considerável na quantidade de empreendimentos e negócios no meio empresarial, causando o crescimento exponencial do número de concorrentes presentes no mercado. Assim o consumidor pode optar pela produção da empresa que mais lhe agrada. 

Desta forma, um ponto imprescindível e determinante a todos que desejam inaugurar um novo modelo de negócio é garantir que seu produto ou serviço apresente características inovadoras aos concorrentes do mercado.

Inovação não está somente ligada à criação de um produto exclusivo ou uma ideia brilhante em relação ao mercado. Como a qualidade antigamente era o diferencial para empresas se destacarem no mercado, atualmente é a inovação que garante que um empreendimento se perpetue na decisão de compra dos consumidores.

A inovação deve ser realizada constantemente, estudando o comportamento do consumidor, novas tendências utilizadas pelos concorrentes e pensando em qual atitude deve ser tomada para que o cliente, a cada vez que retornar ao estabelecimento, tenha uma experiência distinta da concorrência.

Ao criar um modelo de negócios, não existe um padrão a ser seguido, assim como um pintor produz características únicas em suas obras, um empresário bem-sucedido com seu empreendimento lapida suas principais ideias para formar um negócio que agrade o seu público-alvo, originando uma marca consolidada e reconhecida no mercado por suas características próprias.

Casos de modelo de negócios inovadores

Quando pensamos em inovação, não se trata de criar um modelo de negócio do zero, ou ter uma ideia de que ninguém teve antes, mas sim adaptar o que está sendo realizado na atualidade para um novo modelo de negócio mais propício às tendências futuras do mercado.

Ademais, o fator da tecnologia foi um marco revolucionário para o mercado empresarial. Empresas que se negaram a inovar foram sucumbidas por aquelas que utilizaram a mudança e evolução da sociedade a seu favor.

Um grande exemplo de empresa inovadora bem-sucedida é a Uber, uma empresa que revolucionou um modelo de negócio através da tecnologia, pois as pessoas já pagavam por um transporte antes, mas o modo de operação da empresa trouxe inovações que nunca foram experimentadas antes.                                                                            

Outro caso conhecido é a startup Quinto Andar que se tornou a maior imobiliária do país sem possuir nenhuma loja física. Casos como este deixam claro que a inovação é a chave para um negócio próspero e de sucesso: adaptar necessidades cotidianas com soluções já disponíveis na sociedade, mas jamais pensadas.

Ferramenta para desenvolver modelo de negócio inovador

O Business Model Canvas é uma metodologia e ferramenta utilizada para estruturação de campos a serem preenchidos de acordo com as ideias do empreendedor, visando registrar as principais ideias que serão consideradas para o desenvolvimento do negócio. É um quadro segmentado em nome áreas respectivamente:

Divisão das áreas:

  • Segmento de clientes: divisão dos clientes de acordo com suas necessidades;
  • Oferta de valor: diferencial da sua empresa;
  • Canais de distribuição: como a empresa vai se comunicar com o público;
  • Relacionamento: de que forma vai interagir com o segmento dos clientes;
  • Fontes de receita: de onde virá o dinheiro da empresa e de que forma;
  • Recursos-chave: principais recursos e ativos da empresa, físicos ou humanos;
  • Atividades-chave: quais as ações que a empresa precisa desempenhar para funcionar;
  • Parcerias: qualquer público que apoie e facilite o funcionamento da empresa;
  • Estrutura de custos: custos gerados pela operação do modelo de negócio.

Para entender melhor a metodologia Business Model Canvas leia o material disponível no blogda Empresa Junior Mackenzie Consultoria: Como criar o seu negócio a partir do Modelo Canvas – Empresa Júnior Mackenzie Consultoria (jrmack.com.br)

Como desenvolver um modelo de negócio inovador

Ao desenvolver a sua ideia de um novo modelo de Negócio, é importante realizar diversos estudos em relação ao mercado, público-alvo e todas as questões relacionadas à viabilidade da abertura do negócio. Assim como em um investimento, o estudo de onde aplicará o seu dinheiro é primordial, garantindo assim maior segurança na hora da decisão.

Desta forma, o auxílio profissional quanto à serviços de pesquisa garantirá a assertividade em seu investimento. empresas como a Empresa Junior Mackenzie Consultoria, especializada no ramo de consultoria empresarial e renomada pelos seus diversos projetos realizados com excelência, proporcionam uma maior estruturação de seu negócio para alcançar um excelente desempenho em relação ao mercado.

Ao contratar um serviço de consultoria empresarial, sendo sua empresa existente ou não, você conta com diferentes áreas de atuação e ferramentas, que irão compor um escopo feito exclusivamente para atender as necessidades de seu negócio.

Dentro da Empresa Junior Mackenzie Consultoria, possuímos distintas área de atuação, dentre elas: Marketing; Finanças; Gestão de Processos; Recursos Humanos e Estratégia e Negócios. a partir da necessidade do cliente, as ferramentas exatas serão indicadas para resolução do projeto.

Conclusão

Ao enxergar o mercado empresarial como um mar de oportunidades para os investimentos em novos negócios, certifique-se de ter um planejamento muito bem elaborado e estruturado antes de deixar o seu porto seguro. Assim como no oceano, onde acontecimentos inesperados podem frustrar a sua jornada, a economia de um país sempre está sujeita a reviravoltas.

O planejamento é primordial quando se trata de um investimento ou inserção de um novo modelo de negócio no mercado, por isso, um estudo elaborado das tendências mercadológicas e de todos os fatores suscetíveis para implementação de sua ideia é a base para um modelo de negócio inovador.

Através do planejamento, suas ideias tendem a acontecer com maior êxito, onde o auxílio profissional de empresas como a Empresa Junior Mackenzie Consultoria garantirá uma maior assertividade no desenvolvimento de seu sonho e da implementação de seu negócio.

Escrito por: Ricardo Giuntini


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.