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Empresa Júnior Mackenzie Consultoria

Atualmente, estamos vivendo o ápice da era digital e da modernização, devido aos avanços tecnológicos da humanidade. Com isso, a ciência e a tecnologia estão em constantes evoluções, tornando ultrapassados conceitos que até então eram utilizados.

Contudo, o Marketing Digital não é diferente. Conforme o passar dos anos, as estratégias de Marketing se alteraram e evoluíram, adaptando- se a realidade e as necessidades do momento. Muitos métodos que antes eram prestigiados, atualmente caíram em desuso e não são mais utilizados.

Tendo isso em vista, é de extrema importância que uma empresa esteja atenta a essas mudanças, se adequando às tendências e adaptando suas estratégias, para assim, obter uma maior notoriedade e não ficar ultrapassada em relação às demais

Por conta disso, iremos apresentar neste texto, algumas das maiores tendências para o Marketing Digital.

Marketing de conteúdo

O Marketing de conteúdo é um instrumento de atração de possíveis clientes através da criação de materiais relevantes, que despertam o interesse do usuário e o fazem ir atrás do assunto e consequentemente da marca. Estes conteúdos, pode sem por exemplo, textos publicados no site da empresa, que quando um usuário pesquisar a respeito do assunto, irá direto para lá

Esta não é uma estratégia nova, tendo em vista que já é utilizada e está estruturada a anos. Porém, é uma das ferramentas que apresenta maior taxa de conversão de leads até hoje.

Sendo assim, é sempre um ótimo instrumento a ser realizado e permanece como tendência para os próximos anos no meio do Marketing.

User Generated Content (UGC)

O User Generated Content é o conteúdo que é produzido pelo consumidor ou usuário sobre os produtos de determinada marca espontaneamente. Ele pode ser encontrado por exemplo no website de uma loja, onde há um espaço para os usuários comentarem sobre a suas experiências com ela.

É interessante para a marca a utilização deste recurso pois, os clientes tendem a se sentir mais seguros vendo as opiniões de outros usuários que já adquiriram determinado produto ou serviço por exemplo, além de encontrarem mais informações sobre. Além disso, é uma estratégia relativamente simples de ser implementada, tendo em vista que é necessário apenas um espaço para os usuários interagirem.

Portanto, tendo em vista sua praticidade e seus benefícios, é uma ferramenta que vem ganhando muita força e que continuará sendo bastante utilizada.

Big Data

A coleta de dados é algo que está sendo extremamente utilizado. Ela ocorre conforme o uso do cliente durante sua jornada pela loja

Isto é um benefício tanto para a marca, que através destes dados, poderá trabalhar com maior precisão devido às características de seu cliente, quanto para o usuário, que poderá ter um contato maior com a empresa, relatando suas necessidades.

Sendo assim, a coleta de dados promove um auxílio para a empresa, tendo um leque de informações para serem utilizadas e para melhorar o seu serviço. Este é um método relativamente novo e continua se aperfeiçoando ao longo do tempo.

Slow content

Atualmente, estamos vivendo em um momento onde há a produção em massa de conteúdo. Por mais que isso possa ser algo bom, devemos nos atentar e repensar alguns conceitos a respeito da maneira que eles estão sendo criados.

A produção em larga escala pode ser algo prejudicial para o compartilhamento de informações, tendo em vista a dificuldade pela preservação da qualidade em meio a uma produção desenfreada.

Desta forma, surge o método Slow Content (“conteúdo lento”), que em contrapartida a este ritmo exagerado de produção, tem como base a priorização da qualidade.

Ele não necessariamente significa a desaceleração da criação de conteúdo, mas sim, um maior cuidado durante a sua elaboração, promovendo uma melhora no padrão de qualidade.

Sendo assim, é interessante planejar os conteúdos e utilizar assuntos mais estratégicos. Sites de empresas são um grande exemplo disso, em que ao invés de postar conteúdos diários, são escolhidos, através da análise de diversos dados, assuntos nichados com maior potencial de engajamento.

Nem sempre haverá tempo necessário para uma boa elaboração dos conteúdos, mas devemos repensar e garantir a produção de Marketing relevante.

Conteúdos interativos

Após passarmos muito tempo isolados durante a pandemia, vimos a necessidade e a falta que a interação entre as pessoas faz. E para contornar essa situação, muitas empresas procuraram métodos para aproximar as pessoas.

Instrumentos como “lives” e caixas de resposta para os clientes, tornam a interação mais humanizada entre usuário e marca, fazendo com que as pessoas se sintam mais simpatizantes com a empresa, além de se destacarem dentro do mercado.

Sendo assim, é muito importante para as marcas pensarem maneiras de se comunicar de uma forma mais próxima com os seus clientes.

Automação

A automação no marketing é o uso da tecnologia para automatizar ações e processos no dia a dia do empreendedor, aumentando assim a produtividade e a rentabilidade do negócio.

As ferramentas mais comuns no Marketing Digital são as de monitoramento, envios de e-mails/ mensagens automatizadas, manter o relacionamento personalizado com os leads. Os seus 3 objetivos principais são atrair, converter e nutrir os leads.

Em termos de benefícios a automação apresenta vários como: escalabilidade para o negócio, maior eficiência no funil, mais produtividade para a equipe, aumento do ticket médio devido ao amadurecimento das decisões dos leads ao longo do funil, menos chances de falhas e consequentemente mais satisfação e retenção do cliente.

Dessa forma, com o mercado altamente competitivo e com a revolução tecnológica que se atualiza diariamente é exigido do mercado cada vez mais competitividade e agilidade para enfrentar os desafios da nova geração. Com isso a automatização de tarefas é uma ferramenta que deve ser implementada em qualquer tipo de negócio.

WhatsApp Marketing

Além de ser um simples aplicativo de comunicação e troca de mensagens simultâneas, o WhatsApp tem ferramentas muito mais úteis e agregadoras para o seu negócio.

Essa ferramenta é chamada de WhatsApp Business e está disponível para todos baixarem na App Store e na Play Store de forma gratuita.

Ela resumidamente é uma maneira mais atrativa de gerenciar a conexão com os clientes pelas mensagens, podendo automatizar, organizar e responder com rapidez, além de poder configurar horários de funcionamento, programar mensagens de promoção e até mesmo vender pelo aplicativo.

Marketing de Indicação

Essa é uma ferramenta muito comum no dia a dia das pessoas, o ato de indicar é um instinto natural do ser humano e é feita diariamente. Pensando assim, uma maneira muito viável de fazer marketing é por esse meio.

Esse meio de conquistar clientes nada mais é do que a estruturação de estratégias para atrair público ao seu negócio. Diversas empresas utilizam desse método para crescer a sua base de usuários, como Uber, Netflix, TikTok e Kwai, por exemplo.

De forma bem simples e prática essas grandes empresas levam seus usuários/clientes a indicarem o aplicativo para outros amigos em troca de descontos, créditos, pontos e diversos outros prêmios.

Crescimento do Tik Tok e Reels no Brasil

Aplicativos vêm e vão, porém esses dois parecem que vieram para ficar. Com a propagação da pandemia e os lockdowns obrigatórios, as pessoas buscaram diversos meios para se entreter dentro de casa, e uma das medidas que veio para sanar esse problema na hora certa foi o Tik Tok.

Durante a quarentena, no primeiro trimestre do ano, foi o app mais baixado do mundo, com 2 bilhões de downloads. E mesmo com o passar do tempo esse número só vem aumentando e seus usuários ficando cada vez mais fiéis ao app.

Devido ao seu poderoso sucesso, grandes aplicativos tentaram copiar a “receita do sucesso” dos vídeos curtos e com a timeline infinita, porém apenas alguns conseguiram se destacar, como o Instagram com o Reels.

Esses dois atualmente estão dominando em 2021 e são poderosas ferramentas de marketing. Desvendar o algoritmo e descobrir como viralizar é um dos desafios para os marketeiros. Além de outras formas de publicidade como utilizar parcerias com influenciadores e o ADS pago para promover os seus anúncios são grandes meios para o empresário ficar atento.

Pesquisa por voz

O uso das assistentes por voz existe a muito tempo, porém só chegou ao Brasil com linguagem em português recentemente. Durante a pandemia o seu uso aumentou 47% entre os brasileiros.

As 2 maiores assistentes são a Alexa e a do Google, elas são capazes de realizar listas de tarefas, buscar informações, tocar músicas, configurar alarmes e até mesmo acender luzes e outros aparelhos domésticos que são conectados via bluetooth.

Para o marketing isso pode ser uma oportunidade e tanto para atrair novos clientes, o desafio que as empresas precisam resolver é produzir um conteúdo de qualidade e com uma linguagem natural e simples.

Conclusão

Após aprender um pouco mais a fundo sobre essas tendências do marketing digital, é possível visualizar a importância de estar sempre por dentro das novidades advindas da constante revolução tecnológica que acontece diariamente. E assim, aproveitar dessas ferramentas para se destacar da concorrência e aumentar e eficácia do seu negócio.

Autores: Nuno Oliveira e Pedro Modolo


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