fbpx

Empresa Júnior Mackenzie Consultoria

Introdução

         Você já ouviu falar em produtos PLR? Sabe qual o peso deles no mercado e na vida dos produtores de conteúdo digital? Nesse artigo tiraremos suas dúvidas e nos aprofundaremos um pouco mais nesse assunto tão atual.

Vendas no mundo digital

Primeiramente, é relevante ressaltarmos que, com a evolução das tecnologias no mercado de trabalho, uma nova realidade emergiu no plano dos negócios. Tal realidade é baseada e desenvolvida na esfera digital, sendo inteiramente dependente da internet.

O chamado E-commerce, ou “comércio eletrônico”, vem crescendo cada vez mais, devido, principalmente, ao novo estilo de vida dos consumidores, que prezam pela maximização do conforto, da praticidade e da dinamização na hora de comprar. Essa nova maneira de vender incorpora todo tipo de transação comercial feita pela internet, ou seja, por meio do computador, do celular ou de qualquer outro dispositivo eletrônico. 

Os infoprodutos

Tendo em vista a predominância do novo jeito de consumir, das atividades online e das necessidades dos consumidores, algo que vem ganhando espaço e tenho aderência nos dias atuais, são os chamados infoprodutos. Eles consistem em produtos digitais, que em sua maioria prezam por passar conhecimento, ensinando seus consumidores sobre determinados assuntos. Bons exemplos desse tipo de produção são: ebooks, cursos, vídeos, podcasts, webinars e diversos outros itens vendidos exclusivamente pelo meio digital.

Esse tipo de produto teve um grande crescimento durante o momento da pandemia do COVID-19, pois com a obrigatoriedade do isolamento social para a maior segurança de todos, o ramo de estudos, trabalho e até mesmo atividades de lazer se tornaram integralmente remotos, exigindo que o mercado e os consumidores se adequassem a essa nova realidade o mais rápido possível. Isso fez com que os infoprodutos tivessem uma expansão ou um alcance maior, já que permitia que a população ainda tivesse a experiência, mesmo que online.

Existem diversas outras razões pelas quais essas mercadorias vêm crescendo exponencialmente na atualidade. Um desses motivos é que a grande maioria dos infoprodutos oferecem um melhor custo-benefício, tanto para os consumidores, quanto para os responsáveis pela produção do conteúdo em si, também chamados de infoprodutores. Uma vez que produzindo um livro digital, por exemplo, o custo de produção é bem mais baixo; haja vista que há ausência de uma editora para a publicação, zero gastos com insumos como: capa, folhas e tinta, e nem com um local para a exposição do livro.

Ao analisarmos esse cenário, observamos que o consumidor de tal mercadoria se beneficia então, que quem vai consumir tal mercadoria se beneficia comprando por um preço menor, tendo em vista os menores custos de produção já explicados anteriormente. Além de outros fatores, como a inexistência de frete, a oportunidade de aprender sobre novos assuntos sem sair de casa e a ilimitação do produto, que permite que o consumidor acesse a qualquer momento.

Afinal, o que é um produto PLR?

A sigla PLR é a abreviação para Private Label Rights, que é um conceito onde o produtor de conteúdo exerce seu Direito de Marca Própria sobre seus infoprodutos. Esse direito permite ao vendedor ter todos os direitos de sua obra, já que essa foi realizada e está sendo vendida por ele. Ao vender um ebook, por exemplo, o criador do conteúdo cede seu Direito de Marca Própria para o consumidor, fazendo com que ele tenha os direitos. A compra desse tipo de produto funciona como uma taxa paga no ato da compra do infoproduto, para que assim o consumidor tenha acesso ao conteúdo comprado.

Até esse ponto, existem alguns pontos que são diferentes de uma compra convencional, mas no geral é muito similar a qualquer outra compra online. O grande diferencial da obtenção de um produto PLR é o Direito de Revenda, incluso no preço pago pelo consumidor. Esse direito, dá a permissão ao indivíduo de alterar, de traduzir, utilizar como referência, mesclar ou até mesmo revender o produto comprado como seu, isso tudo sem infringir os direitos autorais, pois a taxa sobre o direito já foi paga.

Qual é a função desses produtos no Marketing Digital?

         Os produtos PLR além de possuírem diversos benefícios, funcionam como uma espécie de “isca”, sendo um material introdutório para possíveis clientes futuros, os chamados leads, no mundo dos negócios. Isso acontece porque a produção e publicação de infoprodutos nos sites de empresas chamam a atenção dos consumidores e mostram como a empresa se importa com seus clientes, servindo como um meio de aproximação entre vendedores e consumidores.

Devido a essa aproximação entre ambas as partes já citada anteriormente, a possibilidade de novos clientes, ou leads, aumenta, visto que eles acabam se sentindo mais representados, ajudados e próximos da empresa, confiando cada vez mais no trabalho dela. Esses leads são pessoas que tiveram um primeiro contato com a marca, e possuem potencial para se tornarem clientes efetivos. Logo, quanto mais leads uma empresa obtiver, mais benefícios ela obtém, visto que terá oportunidade de ampliara sua clientela e transformar tais indivíduos em uma possibilidade de venda de seus produtos e serviços.

Com isso, entendemos a importância dos infoprodutos para o marketing digital de uma empresa, principalmente quando se refere a captação de leads para uma futura qualificação. O marketing é um dos grandes pilares para a estruturação e a visibilidade das grandes empresas atualmente, sendo que o principal é o digital, visto que a tecnologia assumiu um papel preponderante na vida das pessoas, implicando na grande imersão da população no meio tecnológico.

Portanto, fomentar essa área digital é uma estratégia muito benéfica às empresas.

Como explicado anteriormente, os infoprodutos são a porta de entrada para o cliente se familiarizar com a marca, sendo muitas vezes sua primeira impressão e contato. A grande vantagem dessa estratégia é que investindo em plataformas digitais como as redes sociais e site, existe uma grande possibilidade de sucesso com esse nicho de produtos e ainda abre portas para as empresas.

E qual o impacto da venda de produtos PLR no mercado?

         Como já mencionado anteriormente, os chamados produtos PLR se diferenciam dos infoprodutos normais (não PLR) por terem uma espécie de “taxa” inclusa no valor final a pagar, que garante certos direitos ao consumidor. Nesse sentido, notamos que esses direitos consistem basicamente no direito de fazer o que você quiser com o infoproduto comprado depois que a compra é efetivada, isso no sentido de editar, revender, traduzir, entre outros. Mas então quais são os benefícios da venda desse tipo de produto? E como ele pode impactar o mercado?

         Os produtos PLR possuem essencialmente os mesmos benefícios dos infoprodutos, sendo eles a praticidade na venda, os custos menores e a possibilidade de alcance. Contudo, por permitirem a edição e a revenda, tais produtos também contribuem para o avanço da educação e um aprofundamento de pesquisas acadêmicas, uma vez que possibilitam que pessoas sem acesso a professores, materiais de estudo e pesquisas consigam acessar essas informações através de cursos, webinar, ebooks e outras formas de informações. Tal panorama, além de despertar esperança para muitos indivíduos, incentiva de certo modo os estudos, já que já que, para muitos, é o único caminho de adquirir conhecimento e informações.

         Em suma, vale ressaltar também que com o direito de revenda, os produtos PLR contribuem para o desenvolvimento e o aprofundamento de pesquisas, visto que os consumidores podem continuar as pesquisas e os conteúdos a partir do que já foi publicado, sem ter que se preocupar com os direitos autorais.

Feito por Ana Elisa Antonelli e Júlia Castro.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *