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O que são trends?

As trends são temas, hashtags, memes, formatos de vídeos e fotos ou até mesmo desafios que estão em alta nas redes sociais, sendo alvo de grande popularidade. Por consequência, tais obtém grande alcance dentro das mídias gerando maior visibilidade às pessoas físicas e jurídicas que fazem proveito destas.

Como as trends impactam o consumidor?

Por certo, as redes sociais fazem parte do cotidiano da população, sendo usadas tanto para entretenimento, distração ou até mesmo trabalho. As tendências divulgadas nas redes têm grande poder de influência uma vez que despertam o interesse e desejo de experimentar tal produto ou serviços que estão sendo expostos. Com isto, as organizações bem alinhadas com as tendências estão propícias ao grande crescimento por ter sua visibilidade e engajamento elevados e, como consequência, conseguem ampliar as suas vendas.

É fato que, para que haja a efetividade dessa estratégia, é preciso que a empresa tenha seus 4Ps bem alinhados, sendo estes: Preço, Produto, Praça (meio pelo qual o cliente acessa os canais de distribuição) e Promoção (meios de promover o produto em diferentes veículos). Esta teoria é conhecida por ser um dos pilares das estratégias de marketing, já que engloba os conceitos base para gerar o aumento da eficiência estratégica da empresa.

A promoção se atrela com as trends, uma vez que são capazes de gerir um bom marketing. Um notável exemplo é o movimento rosa causado pelo lançamento do filme da Barbie, em que a tendência de usar roupas da cor rosa para ir ao cinema, promoveu grande movimentação no mundo cinematográfico e no mundo da moda, com aumento das vendas de produtos vestuários de cor rosa, como resultado das trends criadas nas redes sociais. As trends são muito efetivas no processo de compra B2C (business to consumer), ou seja, a relação entre a empresa e o consumidor final que seja uma pessoa física; já que afetam diretamente os consumidores finais que são considerados pessoas físicas.

Processo de decisão de compra B2C

O bom marketing nas mídias sociais é capaz de impactar o consumidor, uma vez que este gera incentivos, ou seja, induz uma ação de consumo, já que são mostrados os benefícios do produto ou serviço, influenciando ativamente em seu processo de decisão de compra. O processo de decisão de compra B2C é dividido em cinco etapas, sendo elas: 

  1. Reconhecimento da necessidade: Os incentivos externos causados pelas trends que constantemente atingem o consumidor geram um incentivo interno que tende a despertar o início do desejo;
  2. Busca de informações: O desejo despertado faz com que o cliente busque informações sobre o produto, podendo ser desde qualidades técnicas, ou seja, especificidade com tamanho e cor até qualidades específicas, como os diferenciais do bem. Com isso, o consumidor será capaz de escolher as melhores alternativas dentro do mercado de bens substitutos, isto é, marcas que oferecem produtos e serviços semelhantes;
  3. Avaliações das alternativas: O cliente avalia as alternativas e ranqueia as opções que considera as mais benéficas;
  4. Decisão de compra: Nesta etapa, o cliente decidirá onde comprar, como pagar e quando comprar. Nesta fase, o P de Praça é extremamente importante, pois os veículos de compra devem ser bem explicitados;
  5. Avaliação pós-compra: O contínuo relacionamento com o cliente é importante nesta etapa, para que haja a fidelização deste. Vale ressaltar que o bom contato deve ser feito desde o início do processo gerando um bom Customer Experience, que é o conjunto de todas as experiências e interações de um cliente ao longo da sua trajetória, desde o primeiro contato até o pós-compra.

Segmentação e Posicionamento

As trends são muito eficazes quando se diz espeito a segmentação e posicionamento de uma marca no mercado. A segmentação é o nicho do mercado em que a empresa se encontra. Ter um posicionamento, ou seja, uma imagem na mente dos consumidores que gera impacto, é essencial pois capta a atenção destes. Além disso, o diferencial bem posicionado e aparente ao comprador também é necessário, pois incentiva o consumo e a fidelização. A segmentação pode ser dividida em quatro tipos, sendo eles:

  • Geográfica: Diz respeito à localização geográfica em que se pretende fixar;
  • Demográfica: Relaciona-se às características da persona traçada, a fim de atingir o público-alvo de maneira assertiva;
  • Psicográfica: É relacionado ao estilo de vida e preferências da persona traçada;
  • Comportamental: Relaciona-se a frequência de uso sendo dividida em três etapas:
    1. Frequência de uso: Rara, média, intensa;
    2. Lealdade de fonte: A compra é realizada de um fornecedor ou mais fornecedores, caso o cliente não seja fidelizado com a marca;
    3. Status de usuário: Não usuário, ex-usuário, usuário potencial e usuário atual.

Case de sucesso

A empresa Cimed foi fundada em 1977, atualmente considerada a terceira maior empresa farmacêutica do Brasil. Contém uma linha com mais de seiscentos produtos, sendo uma das organizações de maior crescimento, investindo mais de R$90 milhões em desenvolvimento de produtos. Em maio de 2023, a instituição divulgou em suas mídias sociais sobre o produto que se tornaria lançamento, o CarmedFini que foi uma parceria entre a Cimed e a empresa de doces Fini, que viralizou na rede social TikTok. A partir disso, a trend de encontrar o produto viralizou, obtendo um faturamento mensal de R$23,5 milhões, apenas com brilho labial. Ademais, apenas no TikTok, foram somados 267 milhões de hashtags com o nome do produto CarmedFini.

Como dito por João Adibe Marques, CEO da Cimed, ao EXAME IN: “Antes, a categoria total de hidratante labial vendia um milhão de unidades por mês. O Carmed vendeu dois milhões, sem tomar participação de mercado dos concorrentes, o que elevou a categoria para três milhões de unidades por mês”. Sendo assim, fica evidente o alto número de vendas, impulsionadas pelas trends.

A fim de prolongar a relevância do produto e da marca no mercado, tendo uma longínqua fama, a empresa aderiu às estratégias de marketing voltadas à rotina diária dos consumidores, além de ter tal estratégia gerida por uma das sócias, Karla Felmanas, que mostra em suas redes sociais todos os cuidados com a pele e beleza usando os itens da marca. Outrossim, a organização segue inovando com os produtos, criando a primeira linha de hidratante labial com glitter do país.

É válido lembrar que as pessoas reagem a incentivos, ou seja, uma boa gestão de imagem da empresa no meio virtual é de extrema importância. Para tal, é necessário ter um conteúdo visual atraente e apresentar a sua marca de forma que ela fique marcada na memória do consumidor. Esta é uma estratégia para ser lembrado rapidamente no processo de decisão de compra, aumentando assim a quantidade vendida, o faturamento e o crescimento da organização. A inovação também é de extrema relevância neste momento, já que é um grande impulsionador de trends, pois capta a atenção do consumidor, gerando a propagação deste conteúdo e fixação da marca em sua memória.

Conclusão

Em suma, pode-se concluir que as trends são de grande importância no meio empresarial, podendo ser utilizadas para gerar estímulos ao cliente e, consequentemente, ampliar as vendas de uma empresa, influenciando o processo de decisão de compra. Ademais, elas impactam positivamente a sociedade em escala macro, como o exemplo do movimento rosa causado pelo filme da Barbie, ou em escala micro, como o CarmedFini que promoveu a comoção em um setor nichado. Além disso, as trends possuem enorme poder para gerar incentivos e, com isso, estimular o reconhecimento de necessidade por parte do cliente que está iniciando o processo de decisão de compra, uma vez que um produto bem avaliado pelas trends desperta grande interesse ao consumidor.

Feito por Maria Isabel de Almeida.


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