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Empresa Júnior Mackenzie Consultoria

“Soft skills” traduzido para o português significa habilidades interpessoais emocionais, comportamentais e sociais. Portanto, podemos dizer que são um conjunto de habilidades referentes ao nosso comportamento, sendo muito importantes para um bom desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional. 

Elas podem ser definidas de diversas formas, por exemplo, como o profissional se relaciona em grupo, como ele se porta em situações de dificuldades e mudanças, como lida com suas próprias emoções, entre outros. 

Nota-se que um dos diferenciais das soft skills é de que elas não precisam necessariamente de certificado ou cursos para serem desenvolvidas. Sendo assim, tais habilidades são consideradas mais difíceis de aprimorar do que as chamadas de hards skills, que são habilidades teóricas e formais, as quais a pessoa estudou e praticou, adquirido o conhecimento e colocando em prática no seu dia a dia. Alguns exemplos de soft skills são: saber manusear o Excel, escrever no Word, criar dashboards no Power Bi, entre outros sistemas que você pode adquirir conhecimento desde o início sem ter entendimento nenhum.

Exemplos de Soft skills

Diferente das hards skills, as soft skills são adquiridas por experiências e desenvolvimento pessoal, segue exemplo das principais e mais requisitadas no mercado de trabalho atualmente.

Inteligência emocional

Habilidade de lidar e identificar suas próprias emoções e a emoção do próximo, ela permite que você gerencie seus sentimentos e como vai agir com base neles. Temos como exemplo uma pessoa que mesmo triste ou exausto consegue atingir seus objetivos.

Comunicação

Habilidade de se comunicar e exibir suas ideias com clareza, pois uma falta ou erro de comunicação pode ser motivo de conflitos. É conseguir ser um bom ouvinte para ter diálogos construtivos, ou seja, ouvir e absorver as informações certas para dar boas respostas que estejam alinhadas com o diálogo.

Resiliência

Capacidade da pessoa de superar obstáculos, lidar com problemas com mais facilidade e assertividade, ou seja, como o indivíduo se porta em situações de mudanças, pressão e tomada de decisões. Um exemplo na área empresarial seria como a pessoa lidaria com uma grande mudança no mercado. Essa é uma das principais soft skills que as empresas procuram pois todos os seres humanos estão sujeitos a erros, mas nem todos sabem conviver e passar por cima deles.

Empatia

Habilidade de se colocar no lugar do próximo, ou seja, entender dores e necessidade de seu parceiro de trabalho, estando disposto a ajudar quando necessário.

Trabalho em equipe

Capacidade de lidar com pessoas e trabalhar em grupo, respeitar o tempo de colegas e ajudar quando for preciso para obter um bom resultado como um grupo, pois um time unido e alinhado chega em melhores resultados.

Dicas para desenvolver

Como dito anteriormente as soft skills não precisam necessariamente serem adquiridas por meio de cursos e certificados, porém existem formas que podemos desenvolvê-las, abaixo alguns meios que podem ser usados para o nosso desenvolvimento pessoal.

Autoconhecimento:

É necessário conhecer suas próprias emoções, a sua forma de lidar com dificuldades, como se comporta sob pressão, a maneira que trata outras pessoas, se você é um bom ouvinte, se tem uma comunicação clara, entre outros fatores pessoais. Com essas informações você consegue identificar habilidades que já possui e as que precisa desenvolver.

Procure cursos e ajuda profissional

Essa etapa é importante para as pessoas que buscam um melhor desenvolvimento de algumas soft skills como inteligência emocional, ou até mesmo ter um melhor e mais aprofundado autoconhecimento. Um acompanhamento com um psicólogo profissional pode ajudar a identificar seus pontos fracos, a que precise direcionar mais atenção, e os pontos fortes, que também podem ser aperfeiçoados. Além disso atualmente existem diversos cursos para melhorar habilidades como comunicação, liderança e até mesmo gestão de tempo. É importante ir atrás de experiências como essa para se desenvolver cada vez mais e ser referência quando se tratar dessas soft skills.

Importância na vida pessoal

O comportamento é uma condição essencial para que uma pessoa seja considerada competente e desempenhe bem suas atividades diárias. Desse modo, as soft skills são essenciais para o desenvolvimento pessoal, e podem ser consideradas habilidades socioemocionais de competência “para a vida”, uma vez que elas podem e devem ser utilizadas em vários âmbitos da vida, visando uma boa convivência e condução das relações.

Com isso, percebe-se que as soft skills estão sempre presentes, já que, em qualquer situação, os seres humanos interagem com as outras pessoas ao seu redor, e, uma hora ou outra, precisarão dessas habilidades, que são essenciais para o desenvolvimento pessoal e social.

Dessa forma, para lidar com os desafios da vida social é necessário possuir uma capacidade de raciocínio sobre emoções e usar as mesmas de forma eficaz, além da capacidade de perceber os sentimentos e comportamentos perante as diversas situações, o que constitui um grande passo para melhorar essas habilidades.

As competências socioemocionais estão interligadas com as competências técnicas e cognitivas, e essas habilidades em conjunto garantem que uma pessoa seja eficiente, determinada e possua sucesso em sua carreira. E mesmo que as características como capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal façam parte do caráter do indivíduo, ou seja, características  naturais ao  indivíduo, elas  ainda  podem  ser  aprimoradas  através  do  desenvolvimento pessoal.

Por fim, atualmente a capacidade de gerir emocionalmente a vida pessoal e a profissional, é algo que demonstra uma boa saúde mental e consequente realização pessoal.

Importância na vida profissional

As hard skills, caracterizadas pelo conhecimento teórico, técnico, prático e raciocínio sobre determinado assunto, individualmente, não garantem sucesso profissional. Atualmente, as soft skills são as mais valorizadas pelas organizações com 78,7% de relevância, e as hard skills não representam  um  número  significativo  de competências valorizadas  pelos contratantes tendo  apenas  14,54% de  adesão. Dessa forma, quase 80% do sucesso profissional individual é causado pelas soft skills.

As habilidades sociais sempre foram exigidas no mercado  de  trabalho,  entretanto, com o desenvolvimento do mundo VUCA, a sigla em inglês que se refere a um ambiente volátil, mutável, complexo e ambíguo, onde são essenciais as habilidades de gestão da diversidade, coesão social, mediação e negociação, as soft skills vem sendo cada vez mais valorizadas.

Existem muitas vantagens estratégicas em contratar pessoas que tenham soft skills desenvolvidas. Para que a equipe entregue os resultados esperados, um bom relacionamento entre os colegas é essencial. Se os profissionais do time tiverem essas competências, fica fácil estabelecer um dia a dia produtivo e harmonioso. As demais soft skills trazem foco, engajamento, motivação e produtividade.

Por isso, é preciso que as gerações de profissionais se adaptem às novas exigências do mercado. Hoje, soft skills já são bastante exigidas por empresas e quanto mais modernas e desenvolvidas as organizações forem se tornando, mais os profissionais precisarão dessas competências não-técnicas.

Conclusão

Conclui-se que as soft skills são habilidades interpessoais que vem sendo cada vez mais exigidas no mercado de trabalho, por isso é importante que o profissional esteja disposto a sempre estar desenvolvendo essas competências para uma melhor carreira profissional e até mesmo ser referência na empresa quando se trata dessa habilidade.

Além disso, a capacidade de dominar as soft skills é essencial no nosso dia a dia para um desenvolvimento pessoal e melhor convivência social. Diante disso, fica evidente a enorme importância das soft skills na vida de todos, tanto profissional quanto socialmente falando.

Feito por Sofia Chagas e Thais Fagundes.


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