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Aprenda os princípios da motivação em uma empresa

A Teoria das Necessidades Humanas ou Hierarquia das Necessidades de Maslow é um conceito da psicologia que consiste em uma das mais famosas teorias de motivação. Nos últimos tempos, tal teoria passou a ser aplicada como forma de gestão do conhecimento e na área de Recursos Humanos das empresas, para definir estratégias tanto internas quanto externas.

Na década de 1950, Abraham Maslow, um psicólogo americano, se interessou em entender o que fazia as pessoas ficarem felizes e o que elas faziam para atingir a motivação necessária e, portanto, ele iniciou um estudo na psicologia humanista, em cima do comportamento humano, sobre as diferentes necessidades dos indivíduos.

Segundo ele, temos um objetivo de vida, que é atingir o desejo de se sentir realizado, ou seja, chegar à satisfação pessoal e, como consequência, nos gera motivação para agir em prol disso. No entanto, antes é preciso considerar as necessidades básicas do ser humano, como alimentação e descanso.

Os níveis da Pirâmide de Maslow

Maslow dividiu as Necessidades Humanas em cinco níveis de categorias, por prioridade. Na base da pirâmide estão as necessidades mais urgentes e no topo, as menos urgentes, sendo elas: fisiologia, segurança, social, estima e realização pessoal.

As necessidades são realizadas de forma gradual, ou seja, as pessoas tendem a ir para o próximo nível quando terminam a anterior. No estudo, Maslow observou que, indo de baixo para cima, as quatro primeiras necessidades surgem de uma ausência, e o quinto nível está relacionado ao próprio desejo de crescer como ser humano.

Os dois primeiros níveis são necessidades básicas ou primárias:

1- Necessidades Fisiológicas (prioridades):

São as que precisam ser supridas para manter o corpo saudável e garantir a sobrevivência humana.

Por exemplo: saciar fome e sede; manter a temperatura do corpo e funcionamento hormonal; qualidade no sono, respiração e digestão; abrigo; reprodução.

2- Necessidade de Segurança e Proteção (estabilidades básicas):

Controle e ordem para sobrevivência, há necessidade de leis e limites, que geram segurança.

Por exemplo: segurança contra riscos físicos (violência e acidentes); estabilidade profissional (segurança financeira); planos de saúde e hábitos saudáveis (segurança de saúde e familiar); casa própria, seguros de bens (segurança pública e da propriedade).

O terceiro e quarto nível são dados às necessidades psicológicas ou secundárias:

3- Necessidade Social (vínculos sociais):

Relacionadas com a convivência entre pessoas, sentimento de amor e aceitação. Como seres sociais, buscamos afeto e reconhecimento. A carência destas causa tristeza e falta de pertencimento.

São exemplos: boas relações de amizades, convívio familiar; relacionamento amoroso respeitoso; atividades em grupos e sentimento de pertencimento.

4- Necessidade de Estima (competência e respeito):

Necessidade do ser humano em se sentir respeitado e apreciado. O autorreconhecimento e o reconhecimento social são fatores estimulantes, quanto mais desses dois fatores, mais confiança e motivação essa pessoa terá para fazer mais ações.

Exemplo: independência; autoestima; autoconfiança; conquistas e realizações; respeito dos e aos outros.

O último nível da pirâmide é reconhecido como uma necessidade de realização pessoal:

5- Necessidade de Autorrealização (superação de desafios):

Mais complexas necessidades do ser humano e são fundamentais para cada um alcançar a sua verdadeira realização pessoal e profissional.

Alguns exemplos: agir conforme seus valores morais; ser livre, autossuficiente e independente; ter rotina que permite o desenvolvimento dos potenciais e da criatividade; possuir equilíbrio emocional; capacidade de agir de maneira autêntica e espontânea; conhecer os objetivos pessoais, virtudes e defeitos (autoconhecimento); conhecimento nas áreas de interesse, pessoais ou profissionais.

Dessa forma, ao reconhecer o tipo de necessidade, é mais fácil de encontrar soluções para supri-las. Sendo possível aplicar a Pirâmide de Maslow tanto na vida pessoal, quanto nos negócios, melhorando a rotina da empresa.

Aplicando na empresa

Adaptando para a realidade profissional, dentro de uma organização, o colaborador conduz suas ações para gestão interna e endomarketing de acordo com a ferramenta. Na base da pirâmide, teríamos condições básicas de trabalho, descanso, tranquilidade mental, salário suficiente e horários confortáveis. Seguindo a segunda camada, garantir segurança tanto em estabilidade profissional, quanto no trabalho em si. O clima social, que é a terceira camada, visa estimular relações saudáveis, comunicação aberta entre subordinados e chefias. Na quarta camada, está presente o reconhecimento profissional, valorização do trabalho e recompensas pelo resultado. Por fim, a última camada é a autonomia, quando se há um estímulo na participação em tomadas de decisões.

No ramo empresarial, com o uso desse recurso, os gestores são conduzidos a garantir mais assertividade na forma de motivar seus funcionários e cativar seus clientes. Há uma utilidade, por exemplo na área de Gestão de Pessoas, que a partir da utilização desta, há um auxílio no traçado de um caminho para a realização de atividades produtivas e com qualidade, decorrendo da construção de um ambiente de trabalho agradável, visando melhorar o clima organizacional e a qualidade de vida de seus colaboradores.

Já, em específico na área de Marketing, a Pirâmide de Maslow tem grande importância pois é nela que se fundamenta a necessidade que o produto ou serviço possa suprir. Partindo do momento em que se entende como estão distribuídas as necessidades humanas em certo local, é possível a elaboração de estratégias de marketing mais direcionadas para os empreendimentos. Para a formulação dessas estratégias, é necessário identificar o público-alvo, para que, assim, seja possível mapear os anseios dos clientes. Após isso, relacionar tal ferramenta para identificar em qual tipo de necessidade esses desejos se encontram.

Um exemplo é uma empresa ligada ao ramo de vestimentas, que se relaciona diretamente com a necessidade fisiológica, ou seja, seu público-alvo que busca produtos para sobrevivência. Porém, também é necessário levar em conta a segmentação de mercado, que pode atender mais de um nível, como uma marca de roupa, que pode servir tanto para manter a temperatura do corpo quanto para ser um acessório de luxo, se enquadrando em mais de uma necessidade, e com isso, se faz necessário decidir qual nível de necessidade quer atingir e direcionar a estratégia de marketing para tal. 

Importância da Pirâmide de Maslow

Assim, é de extrema importância aplicar os princípios de Maslow na prática dentro da sua empresa. Para tanto, é possível guiar-se pela pirâmide e criar um bom clima organizacional com os funcionários, sempre em vista de entendê-los e entender suas necessidades. A partir disso, será mais fácil motivá-los e encorajá-los dentro da empresa, proporcionando um ambiente mais agradável e saudável.

Com esses insumos coletados na utilização dessa técnica é possível entender o cenário em que a empresa está inserida, o comportamento do consumidor e os incentivos necessários para que haja uma motivação a mais por parte do consumidor para adquirir o serviço ou produto de determinada empresa. Dessa forma, é possível entender as verdadeiras razões de consumo do seu público, convertendo essas informações em uma forma de atrair mais clientes e dando oportunidade para o aumento das vendas.

Feito por Isabela Otero e Marcelo Nami.


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