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Empresa Júnior Mackenzie Consultoria

Introdução

Uma avalanche rosa. É assim que o lançamento do novo filme da Barbie pode ser descrito. Desde o dia em que o trailer oficial foi liberado, temos notado um grande movimento rosa acontecendo. O mais impressionante: um movimento feito por jovens e adultos. Todos aqueles que cresceram com as animações e bonecas de diversas profissões e personalidades da Barbie se viram prestes a embarcar em uma explosão cor de rosa e ver suas brincadeiras de infância sendo reproduzidas nas telas de cinema. O grande resultado disso – por mais óbvio e esperado que possa ser – foram sessões de cinema completamente esgotadas não somente na estreia do filme, mas em todo o decorrer da semana. Como dito anteriormente, foi uma avalanche rosa.

O diferencial da companhia Mattel

Em meio a diversas marcas e filmes querendo se destacar no mundo da produção, a companhia Mattel se sobressaiu de forma excepcional nesses últimos dias, junto com o lançamento do filme “Barbie”. Desde o primeiro filme da boneca lançado em 1987, pode-se observar que o catálogo de filmes da Mattel continua aumentando com muita variedade, incluindo Barbies princesas, bailarinas, super-heroínas e até agentes secretas. Nunca faltou espaço para esse ícone do universo feminino. E a grande novidade desse ano, que chocou à grande maioria foi trazer a fantasia para o mundo real em um live-action.

Em um primeiro momento, o grande acerto foi ter mantido todas as características originais da boneca: Braços e pernas sem articulação, o pé no formato do sapatinho de salto alto, o sorriso sempre branco e o mundo coberto de plástico. As características físicas visíveis a olho nu principais foram tão bem preservadas, que a piscina não tem água e as casas das bonecas são abertas, possibilitando que todas as bonecas possam se ver a todo momento – exatamente como quando éramos crianças! Considerando que uma de suas maiores rivais é a Disney, com diversas produções live actions, a Mattel se mostrou diferente, utilizando o ponto fraco dela, que é não manter tudo aquilo que deixa um personagem vivo na imaginação dos fãs – principalmente características físicas, para prender e conquistar a atenção, logo no trailer, de todos os jovens que cresceram com a boneca. Com isso, mesmo com a pressão da concorrente sendo mais influente (em capital e produção) e mais reconhecida, como por exemplo pelas princesas clássicas, a Mattel saiu por cima, mostrando ser mais uma vez, eficiente em oferecer exatamente o que o público queria. As garotas queriam as Barbies dos filmes e das bonecas estilosas, com uma personagem forte, muito bem interpretada e com um gostinho de infância, e tiveram exatamente isso.

O sucesso da estratégia de marketing

Com o sucesso dos cinemas, o filme não só conseguiu juntar pessoas de todas as idades e de todos os países, mas também conseguiu juntar muitas marcas conhecidas mundialmente nas suas estratégias de marketing, como a Gap, Bloomingdales, Beis, Hot Topic e até loja de móveis Joybird, entre muitos outros. E no Brasil, o Burger King criou uma edição limitada do Combo BK Barbie, uma caixinha rosa em formato de bolsa, contendo o Pink Burger (hambúrguer com molho rosa), batata frita e um milkshake rosa junto com um donut da mesma cor. Assim, foi possível observar que em todos os lugares se encontrava uma mancha rosa. Marcas de roupas lançando coleções inteiras destinadas somente à Barbie, cafeterias adicionando bebidas rosas ao cardápio, trends e mais trends nas redes sociais, além do outdoor mais famoso dos últimos tempos.

Além do sucesso de parcerias junto com milhares de marcas, outras estratégias de marketing devem ser levadas em conta ao analisar essa situação:

  • O poder da cor rosa: O reconhecimento mundial da cor única e chamativa traz uma forte relação com a própria marca, uma vez que, ao olhar para a cor, automaticamente as pessoas vão associar com a boneca e com todas as informações referentes a ela. Então utilizar o rosa de forma estratégica, acaba criando esse movimento rosa ao redor do mundo, sendo algo superpositivo.
  • O sentimento de nostalgia: Pela Barbie ser uma boneca querida por muitas crianças e adultos desde muito tempo atrás, despertar memórias de infância ao brincar com ela foi uma outra estratégia muito bem utilizada para alcançar público de diversas idades. Ao incorporar elementos de nostalgia à marca, a Mattel reforça a ideia do reconhecimento gigantesco que a Barbie recebeu por muitos anos atrás.
  • Interação através da Inteligência Artificial: Utilizando a Inteligência Artificial para criar um poster de filme através de uma foto, a companhia não só aumentou o índice de compartilhamento entre as pessoas, mas ampliou o reconhecimento do longa-metragem antes de seu lançamento. 
  • Diversidade e inclusão: além de ser um filme baseado em uma boneca de infância, ele aborda diversas questões de diversidade e inclusão, dois pontos fundamentais e importantes, que trazem uma reflexão sobre os valores da sociedade atual. Com isso, a obra cinematográfica acaba tendo um conteúdo mais profundo e reflexivo, além de ser apenas um filme alegre e rosa.

Esse é o poder de um marketing bem-feito: Ser reconhecido e valorizado até no simples. Compreendendo todos os pontos positivos que a marca tem a oferecer ao público e modificando a identidade da marca para os dias atuais de forma positiva, a Mattel utilizou estratégias excepcionais para chamar a atenção do público de diversas maneiras, o que explica a grande marca rosa no mundo.

E como aplicar no seu negócio?

Com base nas estratégias de marketing do filme da Barbie, podemos extrair diversas aplicações pertinentes para um maior crescimento e melhor desempenho do negócio. Primeiramente, entende-se que a marca deve estar bem estruturada, com uma imagem única dentro do mercado, uma vez que ela deve conseguir se destacar em meio aos outros concorrentes. Então ela deve conseguir chamar a atenção do público, não apenas pelo nome, mas pelas diversas outras características que compõem a identidade da marca.

Além disso, você deve compreender quais são os seus pontos fortes e quais são os pontos fracos dos seus concorrentes para se inserir no mercado de forma mais eficiente possível, já se preparando para qualquer situação. Considerando que a análise do mercado e dos concorrentes são de extrema importância para qualquer negócio, você deve estar a par de todas as mudanças, novidades, tendências e ameaças que vão e voltam ao longo do tempo, para ir moldando a sua marca da melhor forma possível, assim como a Mattel fez ao lançar um live action da Barbie. E ao utilizar as diversas ferramentas que estão à disposição no marketing, a Inteligência Artificial junto às mídias sociais são de grande ajuda para impulsionar o seu negócio, levando em consideração que o marketing acontece de forma mais rápida através do alto nível de propagação das postagens, vídeos, filtros de aplicativos, fotos e outros. No entanto, deve-se levar em consideração que esse marketing digital deve ser feito em torno da sua marca, da mensagem que quer transmitir e de forma consciente a fim de não sobrecarregar os usuários virtuais.

Uma outra aplicação relevante são as diversas parcerias que são estabelecidas junto ao seu negócio. Ao entender que o mercado envolve muito mais do que apenas uma empresa, estabelecer parcerias e relações saudáveis com outras marcas traz benefícios para ambas as partes, além de ter a possibilidade de conseguir um maior alcance do público-alvo, tanto seu quanto da empresa parceira, e de um maior reconhecimento. Portanto, assim como o poder de um marketing bem-feito da Mattel através do seu novo filme, o seu negócio pode ser reconhecido e valorizado até no simples com essas estratégias de marketing da marca rosa.

Feito por Ana Noh e Valkiria de Jesus.


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