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Empresa Júnior Mackenzie Consultoria

História da Gamificação

A gamificação é uma metodologia de aprendizagem que utiliza os games para engajar os consumidores. Esta técnica existe há muitos anos, uma vez que é muito utilizada em estratégias de marketing, como por exemplo o sistema de cashback, em que o comprador acumula pontos, os quais, no final se tornam uma bonificação em compras futuras.

No ano de 2002, o programador, escritor e criador de jogos Nick Pelling, criou o termo gamificação, conceito este que foi a público em 2003 durante uma consultoria chamada Conundra, criado por Nick para exaltar a importância da gamificação dentro das empresas. No ano de 2005, a primeira plataforma de gamificação moderna foi criada por Rajat Pahari chamada Bunchball Nitro que tem por objetivo, motivar o engajamento do jogador, tendo um grande foco no nicho empresarial.

Em 2010, com o aumento da popularidade dos “smartphones”, a gamificação se tornou mais popular, uma vez que por ser compatível com tal dispositivo, seu acesso era feito de maneira mais prática. Com o crescimento dos usuários, tal metodologia começou a ser aplicada em meios mais diversos, como a área do Big Data, por ser mais confortável para os entrevistados responderem perguntas por meios lúdicos, e aplicativos de uso cotidiano como o Waze, em que o uso do aplicativo gera bônus que são convertidos em avatares.

Em 2013, ocorreu a primeira conferência inteiramente focada no tema gamificação que durou três dias e ocorreu em São Francisco chamada Gamification World Conference, organizada pelo campus da Universidade de Waterloo Stratford. A conferência teve como pauta a apresentação do setor, análise e previsões futuras e discussão de pesquisas que, ao final, possibilitou a metrificação de resultados e práticas, para que assim fosse possível visualizar as metas a longo prazo.

Gamificação no mundo corporativo

Por certo, o meio corporativo também aderiu a gamificação por ter a capacidade de engajar os colaboradores. Além disso, ela vem crescendo dentro das corporações por prezar pelo bem-estar coletivo e saúde mental, uma vez que possui alto índice de eficiência em gerir a cultura organizacional, fortalecer sinergias e eliminar o trabalho maçante.

Tal prática, tem como objetivo, estimular os colaborados a se desenvolverem dentro das corporações por meio de ferramentas interativas de maneira eficiente. Certamente, a definição de metas pessoais é um grande impulsionador para que os colaborados atinjam as metas da colaboração além de que, a gamificação é uma excelente estratégia para manter este clima dentro da empresa.

Ela possui inúmeros benefícios aos colaboradores e à colaboração, uma vez que esta integra estes constantemente. O alinhamento interno à colaboração é essencial e, pela gamificação ser capaz de causá-lo de maneira voluntária, torna-se uma ferramenta com caráter inovador, interativo e integrativo.

Pontos positivos da Gamificação

A implementação de jogos e métodos de recompensas dentro das empresas apresenta muitos benefícios, como:

  • Promove motivação entre os membros

Ao utilizar a gamificação nas tarefas do dia a dia, o time tem benefícios de bonificação e uma forma interativa de cumprir suas metas, causando um maior engajamento e os mantendo motivados durante as atividades.

  • Trabalho em equipe

Muitas vezes as atividades propostas incluem mais de uma pessoa, o que faz com que os membros conheçam mais uns aos outros e tenham uma interação maior, aprimorando o trabalho em conjunto.

  • Competitividade e a satisfação de dever cumprido

Por trabalhar com o acúmulo de pontos, e focar no desenvolvimento do funcionário, essas atividades estimulam a competição saudável entre os membros, ao mesmo tempo em que busca o acúmulo de conhecimento destes. Além disso, ao concluir os jogos propostos, o sentimento de vitória e conquista são explorados trabalhando os Soft Skills dos funcionários.

Feedback dos associados

Ao final dessa implementação, é essencial recolher a opinião dos membros que participaram para buscar melhorar essa prática e mostrar aos seus empregados a importância da participação deles para a corporação.

Quando utilizá-la dentro das empresas

Antes de entrar em prática é necessário entender quais as necessidades que devem ser trabalhadas e quais são os objetivos ao utilizar essa inovação na sua empresa. Como estamos falando da utilização de jogos pelos funcionários é preciso entender quais pontos que a sua equipe precisa aprimorar.

Podemos pensar em uma empresa que necessita de um treinamento para os membros que acabaram de entrar na corporação e precisam de um maior conhecimento sobre a empresa em si e como ela funciona. Nesse caso, a melhor ferramenta a ser utilizada seria o auxílio dos jogos ao implementar o Onboarding, que é como o treinamento de integração e conhecimento sobre a empresa aos novos funcionários é chamado.

Em outro caso no qual os membros que já trabalham na empresa a algum tempo, precisam ser introduzidos a uma nova ferramenta que está sendo implementada na empresa, os métodos de bonificação e de feedback poderiam ajudar junto a um treinamento que ensine essas novas informações aos funcionários.

Implementação da ferramenta

Agora que os objetivos foram traçados e as necessidades foram reconhecidas, está na hora de ver a melhor maneira de utilizar a gamificação na sua empresa.

A primeira forma de utilizá-la é com o tão conhecido quiz de perguntas para atrair a atenção dos associados e trabalhar o pensamento crítico do indivíduo. Com essa prática, além do uso do raciocínio lógico, o senso de ganhar dos seus colegas de uma forma amigável, desperta a atenção e faz com que a pessoa tenha vontade de aplicar tudo o que ela aprendeu de maneira descontraída.

Outra forma seria a bonificação, tanto de maneira online quanto presencial. Nessa aplicação o membro ganharia prêmios fictícios ou físicos ao alcançar uma meta específica, como por exemplo o ganho de medalhas online ao bater determinada tarefa ou objetos ligados a empresa como alguma caneca ou garrafa que remeta a marca da empresa. Nesse último caso, além de parabenizar e reconhecer as conquistas dos funcionários, o espírito de pertencimento para a corporação também estaria sendo trabalhado.

Por fim, métodos mais tradicionais que envolvam caça ao tesouro de forma online, despertam a curiosidade da pessoa que está jogando e pode abordar problemas existentes na empresa fazendo com que os membros busquem formas de resolver esses gaps, ganhando benefícios para si mesmo, ao conseguir a vitória e consequentemente, auxiliando a empresa na resolução dos seus problemas.

Com isso, é fácil reconhecer como essa ferramenta acaba por se tornar uma grande aliada da empresa, pois é por meio dela que podemos identificar o clima organizacional e o engajamento dos funcionários com os projetos da corporação. Além disso, ela também é importante para o alinhamento dos colaboradores, já que estreita relacionamentos interpessoais, estimulando o desenvolvimento pessoal e profissional, além de ser responsável por potencializar os resultados e estimular a motivação cotidiana.

Conclusão

A partir de todas as observações que foram feitas ao decorrer dessa análise, podemos concluir que a utilização de jogos e maneiras de premiar o associado faz com que ele tenha um novo aprendizado, visto que essa prática é decorrente de um treinamento ou assunto relacionado a empresa, mas também trabalha outras habilidades como o raciocínio lógico e a competividade de forma saudável dentro do ambiente corporativo. Sendo assim, a implementação da gamificação nas empresas pode trazer grandes benefícios, ao mesmo tempo que introduz uma maneira dinâmica de interação entre os funcionários.

Feito por Ana Luiza Araujo e Maria Isabel de Almeida.


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