Empresa Júnior Mackenzie Consultoria

Introdução

Em algum momento você já se deparou com a dificuldade de interpretar a maneira como atingir mais precisamente o público desejado dentro da sua empresa? É muito comum que os indivíduos que querem abrir um novo negócio tenham dificuldades de entender como é a melhor maneira de expandir sua marca ou, até mesmo, por quais meios fazer isso.

Diante disso, para essas necessidades, o Marketing Estratégico entra com uma abordagem de planejar, verificar e concluir a melhor maneira de colocar sua empresa ou produto em evidência perante seu público-alvo.

O que é?

Assim sendo, como dito anteriormente, o Marketing Estratégico é uma ferramenta que fornece apoio a empresas que normalmente possuem uma transmissão fraca de sua marca e de seus produtos.

Nesse contexto, por meio de coleta de dados, com questionários e estudos sobre o mercado incidente, além de informações prévias, se identifica quais são as plataformas mais utilizadas pelo público-alvo, fornecendo assim as melhores estratégias a serem tomadas para atingir os objetivos de sua organização.

Etapas

Sendo assim, para compreender essa ferramenta da melhor maneira possível, é muito importante ressaltar todos os passos dessa ferramenta. Sendo assim, o marketing estratégico é composto pelas seguintes etapas:

  • Inicialização: esta será a primeira etapa do seu projeto, em que acontecerá a primeira reunião de alinhamento entre o cliente e a equipe, proporcionando um melhor entendimento da equipe e com o objetivo de analisar a melhor forma de contato com o cliente ao longo da sua execução.
  • Estudo Mercadológico: durante esta fase, será estudado o mercado em que o empreendimento está inserido, dessa forma a equipe do projeto conseguirá obter insumos para o cliente acerca do mercado em que ele está inserido, bem como insights que poderão auxiliar tanto na elaboração do Questionário, quanto na Pesquisa de Mercado e no Marketing Estratégico.
  • Questionário: A próxima etapa consistirá na elaboração de um questionário, com o objetivo de coletar informações sobre os melhores meios de comunicação para divulgar e atrair clientes. A partir disso, este irá proporcionar ao cliente a visualização das informações que serão levantadas e avaliadas pela equipe do projeto.
  • Pesquisa de Mercado: nesta fase o Questionário elaborado, na etapa anterior, será aplicado ao público-alvo estipulado anteriormente. Além disso, essa etapa irá proporcionar uma coleta mais assertiva e ampla dos dados necessários para a realização do marketing estratégico.
  • Marketing Estratégico: Sendo assim, nesse próximo passo serão definidos os objetivos do Marketing Estratégico, juntamente com as informações de mídias sociais obtidas durante a Pesquisa de Mercado, desse modo, a equipe do projeto começará a desenvolver estratégias para atrair mais clientes e consequentemente aumentar o número de vendas.
  • Etapa de finalização: Por fim, essa etapa consistirá na entrega de todos os dados obtidos ao cliente, proporcionando uma visão ampla para o cliente de tudo que foi elaborado ao longo do projeto.

Entretanto, vale a pena ressaltar que as etapas do projeto podem variar de acordo com as necessidades do cliente, podendo sanar todas as suas necessidades da melhor forma possível.

Metodologias

Para a execução dessas etapas, será necessário o uso de algumas metodologias que irão facilitar o trabalho da equipe e proporcionar uma entrega mais assertiva nos documentos para os clientes no final do projeto.

Nesse sentido, explicaremos algumas dessas metodologias utilizadas para o desenvolvimento de um marketing estratégico, sendo elas:

  • Análise PESTEL: esta metodologia, busca compreender os fatores externos de uma organização, entendendo sua situação econômica e política do país que podem gerar possíveis efeitos no funcionamento de um negócio.

Sendo assim, esta análise busca compreender fatores econômicos, políticos, sociais, tecnológicos e ecológicos que envolvem uma organização. Diante disso, será possível detectar ameaças, observar oportunidades e desenvolver uma visão holística do ambiente externo à empresa.

  • Análise SWOT: uma das principais metodologias de gestão, com objetivo de realizar um planejamento estratégico de empresas e novos projetos de maneira assertiva.

Nesse contexto, a sigla SWOT tem como significado:

  • Strengths (Forças);
  • Weaknesses (Fraquezas);
  • Opportunities (Oportunidades);
  • Threats (Ameaças).

Benefícios da Ferramenta

Ademais, é de suma importância ressaltar os benefícios da implementação dessa ferramenta em qualquer organização, uma vez que ela proporciona melhorcomunicação entre empresa e cliente, melhor planejamento estratégico, maior facilidade no processo de decisão e maior competitividade frente a sua concorrência no mercado.

Além disso, a partir dessa ferramenta será possível traçar estratégias assertivas para as suas redes sociais, atingindo um número maior de clientes, e dessa forma, aumentando seu número de vendas.

Cases de Sucesso

Para melhor visualização e entendimento da ferramenta e suas soluções, separamos dois projetos que foram considerados Cases de sucesso dentro da Empresa Junior Mackenzie Consultoria.

  • Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz:

Esse projeto foi vendido em 2010 para a clínica de cirurgia plástica com o intuito de aumentar sua visibilidade no mercado, conseguindo assim, através de novas estratégias, atingir melhor o seu público-alvo. Por fim, foram atribuídos diversos elogios sobre os resultados alcançados, resultando num trabalho com NPS (Net Promoter Score) avaliado em uma nota 10.

  • Hortifrúti Belo Jardim:

O projeto consistia em um Marketing Estratégico voltado para o desenvolvimento de uma melhor estratégia de comunicação, para que dessa maneira fosse possível uma nova demanda de consumidores. Além disso, foi outro projeto com nota 10 referente ao NPS, acompanhado de feedbacks positivos.

Conclusão

Portanto, fica evidente que a implementação é essencial para aquelas organizações que buscam atrair em maior escala o público-alvo, bem como otimizar as estratégias de divulgação e compreensão da imagem do seu negócio.

Ademais, esta se torna de suma importância para aqueles que possuem foco em aumentar o alcance de suas redes sociais, já que este processo contará com um Estudo Mercadológico que terá como objetivo entender o cenário atual da empresa e os fatores que a influenciam, logo em seguida será realizada uma Pesquisa de Mercado, responsável pela coleta de insumos através de um Questionário.

Diante disso, ele compreenderá a adesão do público-alvo, suas perspectivas e preferências quanto às estratégias utilizadas nas mídias sociais para atrair e informar o público, assim como identificar as regiões com maior demanda pelo serviço ofertado, dando espaço para futuras tomadas de decisões.

Feito por: Pedro Camelo e Jonas Coelho.


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