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As empresas focam em seu marketing para fidelizar e ampliar sua quantidade de clientes e leads que alcançam. Sendo assim, uma das principais dificuldades encontradas é a de maturação dos conteúdos e o acesso do público às publicações. Nesse sentido, abaixo serão abordadas orientações para a maturação das estratégias que sua empresa poderá aplicar para alavancar sua marca.

Sobre a Maturação

Toda organização almeja amadurecer e permanecer em contato com o cliente após a venda, com o objetivo de potencializar a experiência e a satisfação com a venda e com o produto final entregue, dessa forma a relação entre cliente e empresa interliga-se com a realização dessa meta. A maturação é o desenvolvimento deste contato em conjunto com a busca de personas interessadas em seu produto.

Estratégia de Conteúdo

Toda organização almeja amadurecer e permanecer em contato com o cliente após a venda, com o objetivo de potencializar a experiência e a satisfação com a venda e com o produto final entregue, dessa forma a relação entre cliente e empresa interliga-se com a realização dessa meta. A maturação é o desenvolvimento deste contato em conjunto com a busca de personas interessadas em seu produto.

O que fazer

Toda organização almeja amadurecer e permanecer em contato com o cliente após a venda, com o objetivo de potencializar a experiência e a satisfação com a venda e com o produto final entregue, dessa forma a relação entre cliente e empresa interliga-se com a realização dessa meta. A maturação é o desenvolvimento deste contato em conjunto com a busca de personas interessadas em seu produto.

Estratégia Inbound

Toda organização almeja amadurecer e permanecer em contato com o cliente após a venda, com o objetivo de potencializar a experiência e a satisfação com a venda e com o produto final entregue, dessa forma a relação entre cliente e empresa interliga-se com a realização dessa meta. A maturação é o desenvolvimento deste contato em conjunto com a busca de personas interessadas em seu produto.

Essas quatro etapas têm funções diferentes, sendo:

  • Atrair: Tem como objetivo conquistar clientes através do marketing e de postagens, à fim de que os perfis conquistados tenham relação com seus valores.
  • Converter: Consiste em transformar seus leads em clientes com potencial de compra.
  • Vender:  Após filtrar os leads e clientes com suas publicações, é preciso que se analise quem está na etapa de compra e fechar a venda.
  • Fidelizar: A relação com o cliente continua mesmo após a compra, pois o objetivo agora é fidelizá-los com o objetivo de indicar os produtos/serviços de sua organização.

Para saber mais sobre essa estratégia, acesse o site jrmack.com.br/blog e veja o assunto “Inbound Marketing na pandemia”. 

Marketing de Conteúdo

É uma estratégia informativa que visa auxiliar seu público-alvo com dicas, informações e conteúdos atuais e relevantes. Essas publicações têm como objetivo promover a imagem da sua empresa, proporcionando o engajamento dos clientes e atraindo possíveis leads através de posts nas redes sociais, artigos e ebooks.

Sendo assim, os objetivos se interligam com a estratégia inbound que visam atrair e conquistar as pessoas através de conteúdos bem estruturados. Lembre-se que é importante que seus posts estejam alinhados com seu público-alvo.

Logo, através de um marketing de conteúdo bem estruturado, será possível observar bons  resultados e promover o acesso a conteúdos relevantes através de sites e redes sociais.

Tenha Planejamento

O planejamento é o momento em que se organiza as ideias antes de executar ações propostas, ele é um ciclo composto por três etapas para que os resultados sejam alcançados:

1. Pesquisa: A primeira etapa é onde ocorre a busca por dados para colher insumos que te auxiliam na hora da decisão.

2. Estratégia: Na estratégia, é eficaz que se realize quatro perguntas para a execução desse processo, tais como, Por que? Para quem? Como? O que?

3. Avaliação: E para finalizar e analisar o desenvolvimento e a execução dos planos em que foram aplicados, a Avaliação é uma fase essencial em que a empresa recolhe feedbacks e avalia se o que foi realizado beneficiou a organização, aprimorou as redes sociais e reestruturou o plano de marketing, caso contrário, o ciclo se reinicia e novas estratégias são traçadas. 

Além dessas etapas, é recomendado que seja realizada uma imersão e um diagnóstico para verificar os objetivos almejados e os resultados que podem ser alcançados, como averiguar a pesquisa de mercado, as personas e desenvolver ideais.

O planejamento também pode ser estratégico, sendo dividido em alguns setores. Adiante separamos eles para que você os utilize como uma base para melhor estruturação da sua estratégia de marketing:

1.   Persona: Compreende profundamente o perfil esperado do seu público-alvo, como idade, dados demográficos, o que os motiva, objetivos, metas e desafios.

Diante disso, compreendê-los é essencial, pois criar conteúdos relevantes acaba interessando e aumentando as chances de seus leads se tornarem seus clientes.

2.   Keywords: As palavras-chave fazem referência à sua empresa e como você gostaria de ser lembrando, portanto, é fundamental que se analise e as defina como uma marca.

3.   Jornada de Compra: Cada persona percorre um caminho diferente em sua jornada de compra, logo é de suma importância que essa etapa seja estruturada de forma estratégica. Este é percorrido quando ele conhece a empresa e se interessa no produto até ele se fidelizar com a marca.

4.   Análise dos Canais: Esse setor consiste em analisar os canais de produção da sua empresa, verificar quantos seguidores e acessos tem em cada um e averiguar como você os conquistou e baseado nessa coleta, definir um caminho que sua organização pode seguir.

5.   Auditoria do conteúdo legado: Essa técnica analisa todos os seus conteúdos postados antes da definição de sua nova estratégia, como posts, pesquisas e documentos produzidos pela sua empresa.

6. Planejamento Editorial: Esta é a fase final do planejamento estratégico, que tem como objetivo definir os posts que devem ser publicados após a análise de todos os setores. Além disso, devem ser utilizadas palavras-chave, com o objetivo de alcançar um determinado público, de forma que elas percorram um caminho assertivo com o que você planejou na etapa de jornada de compra.

Quanto tempo demora para criar maturidade em Marketing?

Como visto acima, foram abordadas algumas alternativas de como alavancar o marketing da sua empresa, e depois de alguns passos você deve se perguntar: em quanto tempo esse plano demora para gerar resultados? E a resposta é que o tempo será relativo.

Diante disso, os fatores que atrelam são diversos e não dependem apenas da empresa, como por exemplo, as personas, a concorrência e o conhecimento do seu público-alvo. Já a sua empresa exerce um papel de suma importância na frequência de postagens e conteúdo, pois a movimentação da sua página possui influência direta na relação com seus clientes. 

Conclusão

Se você estiver com problemas em alcançar leads ou até mesmo fidelizar seus clientes, é necessário que se estruture o marketing da sua empresa para que seu público-alvo e personas esperadas se interessem pelo seu produto ou serviço.

Portanto, a partir dessas informações é possível concluir que existem algumas estratégias capazes de auxiliar no desenvolvimento da sua marca a ter uma melhor efetividade, como por exemplo: A estratégia de inbound, o marketing de conteúdo e um bom planejamento estratégico. Sendo assim, após algumas etapas bem definidas, será possível medir a assertividade da organização e identificar pontos de melhoria.

Feito por: Thayná Bernardino


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