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Empresa Júnior Mackenzie Consultoria

Introdução

É impressionante e, às vezes, assustadora, como a evolução tecnológica produzida pelo ser humano é tão rápida. De um dia para o outro uma tendência pode ser substituída, uma ferramenta mais avançada pode ser criada e aquele recurso que uma empresa utilizava pode não ser mais considerado o melhor dentro do mercado.

Essa constante transformação cria um ambiente muito dinâmico, cheio de oportunidades, as quais podem ser aproveitadas para alavancar o crescimento das organizações. Isso aconteceu, por exemplo, com o surgimento e aperfeiçoamento da internet. Esse novo recurso foi responsável pela revolução de diversas áreas e setores, como saúde, educação, telecomunicação e, inclusive, na forma de fazer negócio. As organizações (públicas e privadas) encontraram na internet uma nova abertura para expandir suas marcas e desenvolver diferentes estratégias de marketing. Hodiernamente, é muito comum que empresas possuam mídias sociais, como Instagram, pois é uma forma simples e fácil de atingir o público-alvo e apresentar o seu negócio a possíveis clientes.

O metaverso

Atualmente, está surgindo uma nova tendência que vai além da dimensão digital oferecida pelas redes sociais. O metaverso é um novo universo virtual, que supera essa tecnologia. Ele conecta a realidade com o mundo das telas, trazendo uma experiência mais imersiva e aproximada com o mundo real. A vivência mais profunda do metaverso é construída a partir de algumas outras tecnologias, como a realidade aumentada e a realidade virtual, tornando o metaverso mais surpreendente.

Um exemplo claro do que pode ser considerado metaverso são os simuladores de montanha-russa encontrados em alguns shoppings centers. Para entrar na experiência, o cliente deve colocar um óculos de realidade virtual, para que, desse modo, sinta como se estivesse no próprio brinquedo na vida real. Muitas pessoas nunca ouviram o termo “metaverso” e estranham ao escutá-lo. Porém, essa inovação está presente no cotidiano mais do que se imagina.

Alguns jogos eletrônicos, como Fortnite e Roblox, bebem dessa nova fonte tecnológica. Os usuários podem criar uma vida paralela com seus personagens, participando de tarefas e se relacionando dentro do jogo. Já foram feitos até shows de grandes artistas, tais como o DJ Marshmello e Travis Scott, dentro da própria plataforma. No geral, o que esse modelo tecnológico procura trazer de inovador e que, no caso, é seu objetivo principal, é implantar todas as atividades e elementos da vida real (lazer, educação, relações sociais, trabalho, economia, política) nesse mundo alternativo.

Oportunidades no metaverso: metamarketing

Por meio do metaverso, esses jogos, especialmente o Fortnite, obtiveram uma impressionante expansão de suas marcas e produtos, possibilitando realizar diversas parcerias e eventos, e, consequentemente, arrecadando um bom lucro e aumentando a sua fama dentro do mercado. Sendo assim, apesar de ainda pouco desenvolvido ou conhecido pela população, o metaverso apresenta ser uma ferramenta vantajosa para aqueles que desejam investir na difusão da sua marca e dar um upgrade no seu marketing digital.

As possibilidades que esse universo virtual disponibiliza são muito abrangentes, podendo desenvolver um enorme potencial às marcas. Primeiramente, o metaverso traz uma grande oportunidade para aumentar o relacionamento com os clientes, devido a sua maior interatividade. Em um e-commerce padrão, há um contato muito superficial com o produto. O metaverso não é capaz de produzir uma vivência idêntica à de uma loja física, apesar de ter o potencial para, eventualmente, chegar nesse nível. Ele consegue criar uma conexão maior com o público-alvo, despertando ainda mais o interesse e vontade dos compradores.         

Como foi explicado e exemplificado com os jogos acima, o metaverso retrata um mundo virtual, ou seja, ele transforma o espaço físico e real em um espaço digital dentro da internet. Ademais, por conta da pandemia, muitas famílias começaram a mudar seus hábitos de compra e passaram a adquirir bens, de diferentes categorias, de forma online. Isso é uma grande porta de entrada para o metaverso, já que ele combina o aspecto digital, em que o consumidor pode fazer suas compras no conforto de sua casa, com o realismo de estar dentro de uma loja 3D, interagindo com outros usuários.

O metamarketing estimula o engajamento dos clientes, gerando, assim, maior influência sobre eles. A principal diferença entre o marketing digital tradicional e o metamarketing é a imersão provocada pela plataforma. Essa ferramenta abre um leque enorme para a criatividade e inovação. As pessoas podem, por exemplo, experimentar um produto ou serviço dentro do próprio ambiente, fazer simulações para se certificar de que o produto será útil ou se aquilo é realmente o que procura antes de realmente efetivar a sua compra. Desse modo, há uma maior chance de convencê-los a adquirir a mercadoria. 

Outro ponto forte oferecido por essa nova tecnologia é o modo de coletar dados dos clientes. O mundo do metaverso proporciona a captação de informações dos usuários através do uso da própria ferramenta, em tempo real. Quanto mais imersa a pessoa estiver na experiência, seja participando de um evento da companhia ou apenas visitando o metaverso dela, mais possível será obter dados sobre as suas preferências, gostos e comportamentos. Assim, é possível desenvolver novas estratégias, identificar qual é a maneira mais assertiva para o negócio e apresentar ações diferenciadas para o público, prevenindo erros e visando sempre a expansão da marca.

O cuidado com a segurança

Por outro lado, essa tecnologia utópica ainda foi pouco explorada, acarretando, dessa forma, certos desafios que precisam ser analisados. A principal questão que afeta a internet e as mídias digitais como um todo, é a segurança. O espaço digital é extremamente amplo, praticamente infinito, onde as pessoas podem facilmente mascarar suas identidades e criar suas próprias personas. Ele é alvo de muitos golpistas, os quais aproveitam da desatenção dos usuários para roubar seus dados, podendo acessar informações pessoais, tais como contas bancárias e endereços. Além disso, a tecnologia do metaverso não é propriamente regulamentada, ou seja, não há como regular tudo, comprovar roubos ou outros ilícitos. É muito difícil delimitar essas situações no meio digital.

Ainda relacionado a essa não regulamentação, é difícil verificar e identificar a propriedade de ativos. Não há ainda uma forma segura e convencional de comprovação de bens de um usuário ou empresa dentro do metaverso. É difícil transformar todos esses detalhes, já rotineiros e comuns do mundo real, para o mundo virtual. O universo digital, porém, está crescendo muito e vai atingir a todos. Portanto, o investimento, somado à capacidade de inovação, é capaz de produzir experiências imersivas e diferenciadas de sucesso para a empresa, tendo em vista também a preservação da segurança organizacional.

Conclusão

Empresas multinacionais já começaram a se aventurar no universo meta. A Microsoft criou o Microsoft Mesh, o qual permite que seus usuários criem conexões com outras pessoas através da customização de avatares para o Microsoft Teams, plataforma de videoconferência da organização. A Nike lançou a Nikeland dentro do famoso jogo Roblox, em que os jogadores podem interagir e participar de diversos minijogos, além de adquirir produtos virtuais da marca.

Essas inovações provam o incrível potencial e o quão diverso o metaverso pode ser, servindo como uma porta de entrada a novas ideias. Ainda é muito cedo e essa tecnologia tem bastante espaço para se aprimorar, especialmente quando se fala de segurança digital, uma das principais incertezas na hora de investir na internet. Contudo, com o planejamento adequado e criatividade, desenvolver o metamarketing da empresa pode deixá-la alguns passos à frente dos concorrentes, bem como expandir a marca e gerar um contato mais próximo com o público. Independentemente, essa tecnologia vai atingir naturalmente a todos no futuro, tal como ocorreu com a internet, celulares e redes sociais. Entretanto, aqueles que se aventurarem antes podem garantir bons resultados e abrir novas oportunidades.

Feito por Luís Felipe Piedade.


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