Saiba como esses pilares influenciam o marketing
Na área de Marketing, existem alguns conceitos básicos, considerados pilares para tomada de decisão. Sendo assim, esses têm como objetivo auxiliar os profissionais a atuar de forma segura, sabendo sempre quais são os pontos que devem ter um foco maior para desenvolver soluções mais assertivas e coerentes. Com isso, existem os 4 P’s, sendo eles: Produto, Preço, Praça, Promoção.
Nesse contexto, Philip Kotler, considerado pai do Marketing, considera esses conceitos como variáveis controláveis, ou seja, são pontos de atenção para as empresas, que podem ser estudadas e previstos. Além disso, são considerados independentes, portanto, um não depende do outro quando analisados.
Atualmente, foi adicionada uma nova variável dando início ao conceito de 5 P’s. Este consiste na adição de “Pessoas” aos citados anteriormente. Diante disso, a inovação foi implementada pois os 4 P’s tinham foco nos desejos dos consumidores, no entanto, nenhum focava especificamente no mapeamento destes.
Dessa forma, esses conceitos exercem uma função muito importante no Marketing, ajudando a alavancar empresas e definindo objetivos a serem alcançados.
P de Produto
O “P” de produto refere-se ao que está sendo ofertado pela marca, seja um produto ou serviço. Assim sendo, este é o detalhamento de todos os fatores que envolvem o mesmo, como: embalagens, dimensões, cor, forma, peso, conteúdo e entre diversos outros. Dessa forma, é o conjunto de atributos tangíveis e intangíveis.
Essa variável está relacionada à demanda, ou seja, como retirar o produto que será ofertado e como irá sanar as necessidades dos consumidores. Nesse sentido, por ser o princípio básico para definir o foco das outras variáveis, uma vez que, todos os outros “Ps” se desenvolvem a partir deste.
Sendo assim, o estudo do produto, auxilia na tomada de decisões que envolvem qualidade, inovações, diferenciais, ou seja, tudo que diz respeito às características do que será ofertado. Diante disso, para desenvolver um estudo mais assertivo, que tenha como objetivo sanar todas as necessidades do consumidor, existem alguns questionamentos que podem ser feitos para facilitar o entendimento.
Estes são:
- Quais são os atributos básicos do produto?
- Quais são os diferenciais que o produto irá oferecer?
- Como ele vai ser apresentado para os consumidores?
- Quais vão ser suas dimensões? (no caso de ser um produto tangível)
- Como ele vai remeter a marca que está representando?
- O que o consumidor espera deste produto?
- Como ele será utilizado?
Diante disso, a organização conseguirá focar com mais exatidão, nos pontos de melhoria do produto. Além disso, é possível desenvolver cenários pensando no ciclo de vida da mercadoria para a empresa, e dessa forma, se preparar e realizar as projeções para o que é esperado a curto, médio e longo prazo.
P de Preço
O “P” referente ao preço, diz respeito à quantidade monetária que será direcionada à comercialização do bem ou serviço ofertado. Sendo assim, é um preço considerado variável já que para uma empresa obter lucro, é necessário levar em consideração os custos fixos que são investidos na fabricação ou no desenvolvimento do produto e seus custos variáveis.
A variável se dá pelos diversos fatores que podem influenciá-la. Isso porque, ao mesmo tempo que o preço deve ser atrativo ao cliente, se encaixando no possível orçamento do público-alvo, esta precisa, além de cobrir os custos gerados pela produção, gerar lucro para a empresa distribuidora.
No entanto, o preço também deve acompanhar as tendências. Sendo assim, essa variável diz respeito ao posicionamento que a marca deseja ter. Portanto, depende também do estudo do mercado, que definirá onde a empresa irá se estabelecer, para quais públicos, atendendo quais necessidades e assim, definir um preço condizente.
Nesse contexto, existem uma série de questionamentos que podem ser realizados para facilitar o entendimento sobre esse conceito, sendo estes:
- Quais são os custos que envolvem a fabricação ou o desenvolvimento do produto?
- Qual é o preço mínimo que poderá ser cobrado para garantir o lucro?
- Para qual público será direcionado?
- Quais são as formas de cobrança que serão oferecidas?
- Qual é o posicionamento da marca?
- Quem são os concorrentes?
- Como o mercado está organizado?
- Quais são as referências?
Sendo assim, com estas questões respondidas, os gestores conseguem tomar decisões mais assertivas em relação ao valor monetário estimado para o produto ofertado. Além disso, é possível realizar campanhas de desconto para alavancar a divulgação e fortificar sua marca.
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P de Praça
O “P” de praça refere-se à distribuição e ao local de venda do seu produto. A definição e descrição desta ambientação é realizada através dos gestores da sua empresa, e para que seja bem estruturada e executada é interessante que sejam feitas algumas perguntas e pesquisas, como por exemplo:
- Por onde seu público-alvo mais entra em contato com os serviços fornecidos? Redes sociais, lojas físicas, site, aplicativo?
- Os seus produtos têm como centro de distribuição regional, nacional, estadual, municipal ou internacional?
- Caso as vendas virtuais sejam uma opção, qual será a empresa responsável pelas entregas?
Nesse contexto, é essencial que a empresa tenha conhecimento sobre seu público-alvo, saber onde se localiza, as plataformas mais utilizadas por eles e quais canais de comunicação são mais eficientes. Não desperdice seus recursos em localizações que não serão eficientes e benéficas para o seu negócio, busque ser eficaz nesse procedimento.
P de Promoção
O “P” de promoção refere-se aos meios de comunicação, divulgação e linguagem utilizados por sua empresa à fim de atingir seu público-alvo. De maneira simples, mostra qual será o percurso para tornar a marca conhecida, conquistar mais clientes e satisfazer as necessidades e desejos do público.
Tendo isso em vista, ações que tenham como objetivo atrair leads e auxiliar os clientes são incluídas nessa estratégia. São consideradas as operações que envolvem publicidade, propaganda, e-mail, marketing e links patrocinados.
Sendo assim, para auxiliar em sua compreensão sobre o conceito, abaixo são apresentadas algumas perguntas para traçar este raciocínio:
- A maneira que os concorrentes divulgam seus produtos afeta seu desempenho?
- Quais são os melhores canais de comunicação para alcançar seus possíveis clientes?
- Quando e onde você gostaria de divulgar o marketing da sua empresa?
Após responder esses questionamentos, seu plano de ação será mais assertivo e eficiente, facilitando a divulgação de sua marca e o alcance a novos clientes.
P de Pessoas
Como visto até o momento, os 4P’s citados tem como objetivo alcançar seu público-alvo e divulgar a sua marca. Para que os processos sejam precisos, é necessário entender os comportamentos das personas almejadas por sua empresa.
Para maior assertividade, no marketing, a definição do perfil do cliente ideal é essencial, pois aprofunda o conhecimento sobre seus interesses pessoais e profissionais, para que assim seja possível entender seus gostos e anseios, e dessa forma, desenvolvendo um produto ou serviço que esteja alinhado ao perfil de seu consumidor.
Além do público externo, é importante que estejam alinhados entre seus colaboradores as ocorrências da organização, além dos planos e expectativas para o alcance de metas e objetivos.
Ademais, a união da equipe na elaboração de estratégias é agregadora, trazendo ideias mais coerentes e assertividade no processo. Ao montar uma equipe, são analisados fatores como: seus treinamentos, capacitações, motivação, disposição e direcionamento.
Como os 5P’s podem auxiliar em sua estratégia de Marketing?
Os 5 P’s podem contribuir para o planejamento e direcionamento da empresa, pois quando há organização, a preparação para situações inesperadas, ou medidas tomadas para melhorias na instituição serão assertivas e benéficas.
Além disso, aplicar cada um deles do jeito certo ajudará seu negócio a atrair e a fidelizar mais clientes, resultando em uma posição de destaque no mercado, que é um dos propósitos do marketing dentro das organizações: levantar resultados significativos e ter uma estratégia que possa apontar a direção certa.
Conclusão
É evidente, portanto, que diversos fatores influenciam a forma com que as empresas executam suas atividades. Entretanto, existem alguns parâmetros que podem facilitar a tomada de decisão. Sendo assim, os 4 P’s são variáveis que auxiliam na forma das empresas definirem o objetivo e a composição do que será ofertado. Ademais, com a adição do quinto “P”, é possível sanar qualquer dúvida relacionada à definição assertiva de um público-alvo.
Feito por Beatriz Gimenes e Thayná Bernardino
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