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marketing digital possui a mesma estratégia que o marketing tradicional, mas propagado por veículos digitais. Ou seja, enquanto o marketing tradicional utiliza meios como jornais, revistas, rádio, televisão, outdoors​ e cartazes, o digital se propaga através de sites​, buscadores da internet, redes sociais, e-mail ​​e propagandas on-line​​.

Qual o conceito de marketing?

Segundo Philip Kotler, um dos maiores especialistas da área, em sua obra “Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle” (1967), o marketing não é apenas um processo administrativo, mas também, social no qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através de produtos, serviços e valores.

Vale ressaltar que, o autor explica o conceito através de níveis de evolução. Os níveis variam do mais básico (1.0) que consiste em lucrar com base em estratégias para “atingir a mente do cliente”, até o mais avançado (4.0) que utiliza os meios digitais em suas estratégias.

Segundo Kotler e Keller (Administração de Marketing, 14ª ed., 2012), o marketing é uma peça fundamental de uma empresa, conceito difundido especialmente a partir do cenário econômico turbulento instalado na primeira década do século XXI.

A área tem a função de identificar as necessidades dos clientes e a partir disso, criar produtos ou serviços que solucionem possíveis gaps, agregando valor à empresa. Vale ressaltar que em todo o processo utiliza-se o mix de Marketing, também conhecido como os 4P’s: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Quais as vantagens do marketing digital?

  • Acessibilidade

marketing digital, quando comparado ao tradicional, apresenta uma maior acessibilidade, visto que, o custo de transmissão do produto ou serviço é muito inferior ao tradicional. Por exemplo, para uma empresa ou uma pessoa se divulgar no jornal Folha de São Paulo, teria que investir em média 50 mil reais. Já no Instagram ou Facebook, o investimento seria consideravelmente inferior, dado que é possível investir nas plataformas de acordo com o seu orçamento e definir quanto está disposto a gastar, antes mesmo do lançamento de sua campanha.

  • Atribuição das convenções

Com o marketing digital, torna-se muito mais fácil mensurar, monitorar e analisar os resultados através de estatísticas, o que torna testes estratégicos mais rápidos e práticos.

  • Segmentação do público específico

A segmentação torna possível alcançar com maior precisão o perfil de público desejado. Por exemplo: uma empresa que possui o intuito de vender luvas de box pode publicar em redes sociais como o YouTubeInstagram e Facebook utilizando as ferramentas de direcionamento, as quais atrelam o produto para influenciadores do esporte, lutadores ou canais específicos do mercado de luta, com a possibilidade de escolher entre gênero, idade, local, etc. Assim, direcionando seu investimento totalmente ao público-alvo.

Como implementar o marketing digital?

Como vimos, o marketing digital é importante e traz muitos benefícios para a sua empresa, como a atração de clientes e a oferta rápida de produtos. Mas afinal, como implementá-lo?

Como comentado anteriormente, o processo não se sustenta sozinho e exige um planejamento eficaz. Com isso, a empresa deve:

1 – Definir bem seus objetivos e pesquisar dados do seu público-alvo

Antes mesmo de escolher o canal digital por onde os serviços da empresa serão ofertados, é importante que uma boa estratégia seja adotada. O uso de métricas e indicadores para o acompanhamento do engajamento dos clientes é essencial para manter um controle, além de saber a quantidade de recursos necessários para iniciar a divulgação de seu negócio.

Além disso, pesquisar informações sobre o perfil dos clientes é fundamental, visto que, assim você conseguirá atender da melhor formas suas necessidades. Sendo possível saber quais características são decisórias para o consumidor na hora da compra.

2 – Escolher os melhores canais

Existem vários canais para que o marketing digital seja executado e essa variedade deve ser aproveitada, suas escolhas precisam ser coerentes com as preferências de seu público e as características da sua empresa.

Em nosso blog, explicamos mais sobre o marketing de conteúdo, um dos mecanismos para a divulgação de seu negócio. Além deste, as redes sociais promovem um ambiente dinâmico e uma comunicação mais próxima com o cliente. Porém, a concorrência pode ser maior, dessa forma é importante analisá-la para trazer inovações.

Inbound marketing, mais conhecido como marketing de atração, é outro processo interessante de ser implementado, este consiste na procura do cliente pela empresa após surgir o interesse nos conteúdos compartilhados por ela. Essa curiosidade pode ser provocada a partir do momento que a organização, focada em leads potenciais, publica ideias direcionadas à sua persona. Ou seja, é preciso criar algo personalizado e que agregue valor ao cliente.

O SEO, que é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, isto é, a otimização dos motores de busca, um conjunto de boas práticas a serem realizadas nas plataformas digitais, as quais potencializam um melhor posicionamento nas buscas do Google. As boas práticas de SEO vão desde a construção do texto, o qual é publicado em suas plataformas, até o desenvolvimento do canal digital em si. A ferramenta é uma grande aliada do marketing de conteúdo.

3 – Criar processos produtivos e manter a qualidade

Com os processos produtivos, a qualidade do conteúdo tende a aumentar. Sendo assim, mapeie suas oportunidades e defina a melhor forma de gerar conteúdo significativo para impulsionar a empresa e a entrada de clientes. Defina uma periodicidade e a quantidade dos anúncios e publicações para serem publicados, desta forma você manterá a organização das atividades em suas plataformas e continuará sempre ativa.

Marketing digital em meio a pandemia

Nos últimos meses, o mundo inteiro sofreu mudanças abruptas em seu dia a dia. Com o aumento no número de casos da COVID-19 no Brasil, foi determinado o isolamento social como forma de prevenção do contágio, por conta disso, grande parte dos empreendedores interromperam suas atividades presenciais para então, adaptá-las à nova realidade.

Esse cenário implicou em diversos prejuízos, um dos mais preocupantes foi a queda do faturamento de empresas, até mesmo multinacionais de prestígio sediadas no país, diminuíram funções ou declararam falência.

Envolvendo essas medidas redutoras de gastos, muitos cometeram o erro de não investir em serviços de promoção on-line. Uma pesquisa realizada pela startup Inflr, durante o período de início do isolamento social, comprovou que houve uma retração de 60% dos investimentos em marketing. Porém, ao contrário do que muitos imaginam, se dedicar à essa área torna-se ainda mais importante em tempos de pandemia e crise.

Desta forma, segue abaixo motivos para investir em marketing digital em meio à crise:

  • Presença da marca

Nesse período, muitas marcas foram deixadas de lado pelo público, perdendo clientes e até desaparecendo no mercado. De acordo com estudos sobre o comportamento do consumidor é possível concluir que, os consumidores desenvolvem preferência por certa marca por familiaridade, o que é causado pelo efeito da exposição.

Ou seja, se seu negócio estiver ativo na mídia, os clientes continuarão familiarizados e vão seguir fiéis a sua marca, mesmo com a reclusão.

  • Oportunidade no digital

A quarentena proporcionou muitas mudanças comportamentais, uma delas é, estamos passando mais tempo em nossas casas. Desse modo, o tempo gasto por cada indivíduo nas redes sociais consequentemente aumentou, se tornando uma grande chance para investir em campanhas virtuais, o que mantem o público cativado e atrai novos mercados.

  • Momento para se adaptar

Diversas organizações estão encarando o isolamento como uma nova forma de divulgar os seus serviços. Um dos exemplos são, os serviços de delivery, consultoria e o EAD (Educação à Distância). Sendo uma alternativa para não entrar em falência, com uma boa divulgação, o empreendimento pode melhorar sua representação no mercado virtual e enfrentar a crise com impactos reduzidos.

Quer saber como introduzir seus serviços no marketing digital? Entre em contato conosco e venha realizar uma reunião diagnóstica para alavancar seu negócio.


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