O que é o perfil do candidato e por que é importante tê-lo definido?
O perfil do candidato é o conjunto de características de um profissional, abrangendo as habilidades técnicas, emocionais, comportamentais, entre outras. Sendo assim, esse tipo de análise é feito pela área de Recursos Humanos, sendo uma das mais importantes dentro de uma empresa, já que é responsável por uma análise do candidato quanto aos valores da organização
Além disso, é importante tê-lo definido pois um recrutamento preciso e bem-feito diminui a rotatividade da empresa e os custos da substituição de um empregado, dessa forma garantindo um serviço de excelência.
Por onde começar?
Antes do processo de recrutamento ser iniciado, é preciso que a empresa esteja ciente de suas necessidades no momento. Assim, focando em pessoas que tenham histórico e experiências que possam trazer não só soluções, mas também inovações para sua organização e auxiliando na solução de gaps, ou seja, analisar como essas necessidades podem ser sanadas com os candidatos e o que essas habilidades podem agregar no futuro da empresa.
Assim que tudo isso for determinado, é de suma importância traçar um perfil/análise comportamental, como um modo de entender e identificar um conjunto de reações do futuro colaborador, dependendo da situação em que ele estiver. Dessa forma, permitindo à organização estabelecer com o candidato ainda mais conexão com seus ideais, além de trazer diferentes perspectivas sobre como as pessoas responderiam a diferentes situações.
Como aplicar uma Análise Comportamental?
A tecnologia vem ajudando cada vez mais na criação de sites e softwares que facilitam na elaboração de métodos organizacionais. Sendo assim, com relação à Análise Comportamental não foi diferente, uma vez que hoje já existem diversas ferramentas desenvolvidas para esse tipo de pesquisa.
Um dos métodos mais usados e mais assertivos encontrados até hoje é a metodologia DISC (D: dominância; I: influência; S: estabilidade e C: conformidade). A partir disso, foram criados diversos softwares voltados para análise comportamental com o uso desses métodos.
Nesse contexto, o Profile DISC é um dos principais exemplos de um uso assertivo desse método, sendo constantemente atualizado. Desse modo, ele assiste na determinação dos diversos perfis dos associados de uma empresa, entregando uma descrição com mais de 50 atributos, de forma dinâmica tanto para quem faz, quanto para quem vai avaliar essa análise depois, tendo o uso de gráficos e índices.
Além dessa, a análise SWOT(S: força; W: fraquezas; O: oportunidades; T: ameaças), tem como objetivo indicar atributos internos gerais, podendo ser usada com seus funcionários de diferentes áreas, adquirindo um conhecimento maior dos futuros associados, deixando a escolha deles mais fácil.
Ademais, por identificar as fraquezas e forças, pode ser utilizada para o crescimento das pessoas dentro da empresa, e como podem agregar uma a outra. Dessa maneira, fica mais fácil de separar a concorrência também, quando desmembrado na hora de comparar os concorrentes, fica mais claro qual perfil é o mais interessante e o que eles querem evitar no ambiente interno.
O mais vantajoso desse método é que ele serve tanto para a empresa como um todo quanto para uma análise mais pessoal, podendo ter uma padronização nas duas aplicações, enriquecendo cada vez mais os processos organizacionais.
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Identificando os requisitos da vaga
Logo que as necessidades da empresa forem identificadas, será interessante desmembrá-las de acordo com cada área da empresa. Deste modo, se torna essencial um alinhamento entre os gestores destas áreas de acordo com o que estes procuram em cada candidato.
Com esse desmembramento e alinhamento, se torna possível deixar mais claro qual a intenção de cada gestor dentro de sua respectiva área, quais seus objetivos e como atingi-los. Isto posto, vai trazer diversos benefícios em relação a comunicação entre as áreas, especialmente a de Recursos Humanos, já que é responsável pelo recrutamento e seleção, melhorando ainda mais o processo seletivo como um todo.
Assim sendo, a relação empresa-empregado prospera, aproximando ainda mais a cultura da empresa com tanto os funcionários atuais quanto para os futuros.
Consequentemente, essa transparência irá trazer diversos benefícios no momento de anunciar as vagas, ou seja, os requisitos estarão bem mais claros e objetivos, tanto para o empregador quanto para os candidatos.
Como chamar atenção dos candidatos para as vagas?
Depois de agrupar todas essas informações é hora da divulgação. Logo, é de suma importância selecionar a rede social mais assertiva para fazer isso, levando em consideração que o perfil do candidato já existe, agora basta fazer uma filtragem de quais redes sociais esse perfil mais se encaixa, visando diferenciar os métodos de publicação, já que cada um tem suas características.
Hoje em dia, o processo mais eficaz e indicado é utilizar os Jobs boards, que nada mais são do que sites de divulgação de vagas. Além dos sites mais conhecidos como Catho e Infojobs, existem algumas plataformas como o Indeed e o próprio Google que criou uma aba apenas para a busca e divulgação de vagas.
Ademais, esta busca traz navegações mais fáceis de serem visualizadas, pois abrange a área em que o candidato se encontra, fazendo com que ele mesmo não perca tempo buscando uma vaga com as qualificações necessárias.
Já a plataforma Indeed, é conhecida mundialmente por publicar ofertas de emprego em mais de 60 países. Entretanto, a busca é bem mais simplificada, ou seja, o candidato preenche alguns de seus dados básicos, e ao terminar, ele pode anexar seu currículo. Fazendo com que a empresa faça uma prospecção em busca do candidato perfeito.
Conclusão
Dessa forma, para que a seleção de pessoas seja mais assertiva, de modo que encaixe nos parâmetros de perfil selecionados, a empresa deve ter um conhecimento interno muito bom, visando na hora de selecionar os candidatos, trazer as pessoas mais qualificadas para o serviço que precisam no momento.
Portanto, é essencial analisar o comportamento do candidato em diferentes situações, bem como investigar o quanto ele se identifica com a missão, a visão e com os valores da empresa e se o candidato se encaixa nos requisitos do cargo, acarretando na otimização o processo de recrutamento e seleção.
Feito por Giovanna Navas.
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