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Empresa Júnior Mackenzie Consultoria

Como saber o que é real e o que não é no mundo dos negócios?

         Os mitos do empreendedorismo podem ser uma fonte de desencorajamento e desinformação para aqueles que buscam iniciar seu próprio negócio ou que não se identificam com esse mercado. Empreendedor é aquele que busca inovar, mudar e criar empresas ou produtos, envolvendo riscos e inovações. Mas devido a alguns preconceitos ou desconhecimento, ainda temos que desenvolver mais a cultura empreendedora no Brasil, essa cultura pode ser exercida com autoconfiança, ter iniciativa, responsabilidade e assumir riscos, fugir da mediocridade, buscar recursos diferentes, para resultados diferentes, além de ser positivo diante da queda. Nesse artigo trazemos o incentivo para você ir à busca do sonho de empreender sempre com muita coragem.

Por que não acreditar neles?

         Um dos mitos mais comuns é o de que é preciso ser um gênio de negócios ou ter uma grande quantidade de experiências para ser bem-sucedido. Quando, na verdade, a maioria dos empreendedores aprende à medida que avança e muitos adquirem sucesso sem experiência prévia. A chave é estar disposto a aprender e se adaptar às mudanças.

         Outro mito é o de que é preciso ser jovem para começar um negócio. Muitas pessoas acreditam que a idade é um fator determinante para o sucesso empreendedor e que as pessoas mais velhas não têm o mesmo potencial ou energia para iniciar e gerenciar um negócio. No entanto, essa crença não tem fundamento e, na verdade, muitos dos maiores sucessos empresariais foram alcançados por pessoas mais velhas. Alguns exemplos incluem Ray Kroc, que fundou o McDonald’s aos 52 anos, e Coronel Sanders, que fundou o KFC aos 40 anos de idade e seu negócio foi decolar apenas depois dos seus 65 anos. Esses homens provaram que idade não é um fator determinante para o sucesso empreendedor.

         Além disso, muitas pessoas acreditam que os empreendedores são pessoas que trabalham 24 horas por dia, e que são completamente e unicamente dedicados ao seu negócio. Isso pode levar as pessoas a acreditarem que não podem ser empreendedoras se não estiverem dispostas a renunciar da sua vida pessoal. No entanto, é importante ter um bom controle dos dois lados da vida e muitos gestores sabem disso e conseguem equilibrar seu trabalho e sua vida pessoal. 

         Assim, a narrativa de que fracassar uma vez define as próximas tentativas e o futuro do negócio se torna um motivo de congelamento de muitos aspirantes do empreendedorismo. Por exemplo, quantas vezes alguém tentou desenhar uma flor, um animal, ou até o rosto de uma pessoa humana e disse: “Ah, eu não sou um artista. É muito difícil, eu nunca vou conseguir fazer isso direito.” Bem, se a pessoa acredita que é só um hobby e realmente fez sem muita vontade, é bem difícil de dar certo. O mesmo ocorre nos negócios. O mais comum, na verdade, é você ter falhas e erros no começo, ninguém nasce sabendo de tudo, principalmente quando se trata de gerir uma empresa, mas com persistência, determinação e paciência você consegue chegar aonde quiser. É importante também conversar com pessoas que já passaram pelo processo que você está passando, elas vão saber lhe auxiliar e até dar dicas que vão impedir que você enfrente certos erros ou decepções.

         Também se engana aquele que acredita que para empreender é necessário de um capital exuberante, apesar de o dinheiro ser um grande passo inicial, não necessariamente você precisa dele para começar a empreender. Se você não tem o montante para iniciar, dê alguns passos para trás e busque algumas possíveis formas de renda em curto ou médio prazo, isso exige coragem e disciplina, claro que empréstimos e ajuda financeira são bem-vindos, se utilizados conscientemente. Após isso, é necessário analisar e separar os custos que são imprescindíveis e os que são adiáveis, dessa forma você vai conseguir ter uma melhor orientação dos gastos que serão necessários de imediato e os que podem ser feitos ao longo do tempo.

         “Empreender no Brasil não é vantajoso para ninguém”, esse mito é polêmico, pois apesar de muitos empecilhos, empreender no Brasil pode oferecer muitas vantagens para aqueles que estão dispostos a assumir riscos e trabalhar duro para alcançar seus objetivos. Algumas dessas vantagens incluem: mercado amplo e diversificado (o Brasil é o 9° maior mercado do mundo), recursos naturais abundantes (variedade de oportunidades de negócios relacionadas a esses recursos), políticas de apoio ao empreendedorismo (o governo brasileiro têm implementado várias políticas de apoio ao empreendedor, incluindo incentivos fiscais e programas de financiamento para pequenas e médias empresas), forte economia (o Brasil é a 10ª maior economia do mundo e tem um PIB crescente, o que significa que há uma alta demanda por bens e serviços, oferecendo oportunidades em diversos setores).

Por outro lado, realmente existem alguns desafios que foram impostos por aqui, como os altos tributos pagos ao governo, burocracias, as dificuldades na gestão, a educação brasileira que pouco se incentiva a criação de futuros empreendedores, a grande competitividade no mercado, altas taxas de mortalidade empresarial nos primeiros anos de abertura, entre outros empecilhos. Por isso, antes de abrir um negócio, o novo empreendedor deve buscar, primeiramente, elaborar um plano de negócios, definir o modelo de negócios da sua empresa, verificar a disponibilidade do nome empresarial na Junta Comercial ou Cartório de Pessoas Jurídicas, escolher o tipo de empresa que vai abrir (MEI, ME ou EPP), definir a natureza jurídica da empresa (EI, SLU, LTDA), definir o regime tributário (simples nacional, lucro presumido ou lucro real), fazer o registro da empresa na Junta Comercial, obter o alvará de localização e funcionamento (se sua loja for física) e, além de tudo, entender as condições e as próprias capacidades, pois é possível empreender e dar certo no Brasil, basta ser persistente, sempre aprender e aplicar rapidamente.

         Sendo assim, fica mais claro que buscar os próprios sonhos é vantajoso, porque desenvolver um negócio e ter novos empreendimentos no país são movimentações muito agradáveis tanto para a economia nacional, quanto para empregar e dar oportunidade de crescimento para diversas famílias. Outras vantagens são: ter sucesso e oportunidade de ter liberdade financeira, ter reconhecimento e prestígio, rotina flexível e autorrealização. Além de que, nos últimos tempos,  o número de franquias no país tem crescido, e possuindo mais conhecimento e busca pelo empreendedorismo no Brasil, o governo criou políticas de incentivo como a Lei do Microempreendedor Individual (MEI), onde o microempreendedor poderá optar pelo Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos Abrangidos pelo Simples Nacional (SIMEI), independentemente da receita bruta por ele aferida no mês, e o Programa Startup Brasil, que tem como objetivo alavancar a criação de startups tecnológicas no nosso país, que são incentivos muito bons para novos empresários de soluções.

Conclusão

         Por fim, nossas considerações finais são de que todo começo possui seus desafios, independentemente de onde você abra seu negócio ou qualquer que seja o ramo dele. Lidar com incertezas, inseguranças e desafios é uma atividade diária. Os riscos de um negócio não podem ser apagados e o melhor caminho a se tomar pode contar com o auxílio de profissionais capacitados, em consultorias ou assessorias, por exemplo. Mas o único grande motivador da empresa é o próprio empreendedor, portanto, seja persistente, mas acima de tudo uma pessoa confiante.

Feito por Érica Lin e Gabriela Baião.


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