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Empresa Júnior Mackenzie Consultoria

Descubra por meio do valuation!

         “Valuation”, no mundo dos negócios, é um termo frequentemente utilizado, que significa “avaliação de empresas”, “valoração de empresas” ou “arbitragem de valor”. O processo serve para avaliar o valor de determinado ativo, seja ele financeiro: como uma ação, valor de uma dívida e até o valor global de uma empresa, ou real: determinando um preço de um imóvel por exemplo. Desta maneira, podemos dizer que o cálculo do valuation parte do princípio de que qualquer ativo vale algo em razão dos fluxos de caixa futuros. Para realizar a avaliação de um bem, é preciso fazer a utilização de cálculos matemáticos, avaliar indicadores e outros recursos para determinar o seu preço de mercado.

         Primeiramente, é necessário ressaltar que o valuation é indicado para vários negócios e, normalmente, é utilizado por empresas ou investidores que estão passando por mudanças de sócios, abrindo capital, colocando à venda parte de seu negócio ou avaliando a sua performance financeira. Os principais tipos de valuation são: Fluxo de Caixa, Múltiplos de Mercado, Valuation Contábil, Valuation Pré-Investimento e o Valuation Pós-Investimento.

         Ademais, existem várias formas de calcular o valuation de um negócio. Uma delas é determinar o valor de mercado da empresa, pesquisando-se o último lucro anual da mesma e dividindo o preço de mercado da ação da empresa por seu último lucro anual. Deste modo, o investidor terá como comparar os resultados com outras empresas no mesmo setor, avaliando qual é a mais vantajosa.

Importância do valuation para o seu negócio

         É muito importante que as empresas façam um valuation, a fim de encontrar o valor mais real possível de seu negócio. Tal informação é útil para negociar uma participação societária, captar investimentos, entre outras situações. Definir o valor de uma empresa é fundamental pois, um valor muito acima do preço de mercado pode resultar em nenhum interesse pelo negócio. Por outro lado, se o preço for inferior, o empresário pode minimizar seus ganhos e consequentemente perder dinheiro. A avaliação é muito importante também na medida em que ajuda os investidores na tomada de decisões sobre comprar, vender ou manter um investimento.

Métodos de avaliação

         A ferramenta pode ser usada para definir um preço justo sobre um bem ou serviço. Por exemplo, para vender seu negócio uma empresa precisará determinar quanto vale o negócio antes de definir um preço pedido. O método mais comum de avaliação é por meio do preço de mercado, que é o preço que um comprador e um vendedor combinaram indiretamente.

         Ao definir o valor real de uma empresa, fica mais fácil tomar decisões informadas sobre como expandir seu negócio, e pode dar uma melhor compreensão de sua situação financeira, assim, ajudando-o a tomar decisões mais assertivas sobre como pedir dinheiro emprestado ou investir em novos projetos. Desta forma, se você precisar vender seu negócio, ter uma compreensão clara do seu valor será muito assertivo para obter o melhor preço possível, tendo mais dados e maior base para análise.

Valor Patrimonial

         O valor patrimonial é outro método de valuation mais fácil e direto. Como o nome sugere, a empresa é avaliada pelo seu valor de patrimônio. Este é um instantâneo da empresa em uma determinada data, muito parecido com um balanço patrimonial. Nesse sentido, é necessário somar os ativos circulantes da empresa (caixa, contas a receber, estoques, entre outros) e não circulantes (imóveis, máquinas, equipamentos, entre outros). Posteriormente, desse total são subtraídas todas as obrigações da empresa (fornecedores, salários, bancos, etc.). O resultado será o valor patrimonial. É possível observar que a avaliação do valor contábil é totalmente dependente das demonstrações financeiras. Portanto, para que esse método seja confiável, a contabilidade da empresa deve ser confiável e bem-organizada. Um dos problemas com o valor patrimonial é que os ativos intangíveis não são considerados em seu cálculo. Dessa forma, pontos importantes como marcas e patentes não são avaliados, o que distorce a análise.

Valor de liquidação

         Outro método de valuation que é possível aplicar em seu negócio é o valor de liquidação. Neste caso, o valor não é calculado pela diferença entre os ativos e passivos da empresa. É utilizado em situações como a abertura de capital, quando uma empresa deseja realizar uma oferta pública inicial (IPO), ela precisa determinar quantas ações vender e a que preço. Nesse sentido, a avaliação determinará o valor total da empresa. O preço de cada ação pode ser encontrado dividindo esse valor pelo número de ações a serem negociadas. Logicamente, esse preço mudaria pós-IPO, dependendo da reação do mercado. Porém o valor inicial é definido pela avaliação da empresa.

Fusões e Aquisições

         Outra situação são as Fusões e Aquisições, nas quais a avaliação é um dos pré-requisitos mais importantes para precificar uma empresa, sendo decisivo no processo. Isso porque ao avaliar o relatório, ele oferece visibilidade de mercado e segurança aos potenciais investidores nos aspectos jurídicos e financeiros da organização, além das cisões, saída de sócios e partilha de bens, essas situações podem ser traumáticas e muitas vezes envolvem disputas que levam tempo para serem resolvidas. Nesses casos, a utilização de avaliações dará maior transparência ao processo e permitirá menores prazos legais.

Cálculo do valuation

         Em empresas grandes, calcular avaliações pode até se tornar mais fácil. Se for uma empresa listada, fornecerá muitas informações, como demonstrações financeiras completas, incluindo balanço, demonstração de lucros e perdas, demonstração de fluxo de caixa, relatório de administração e outros relatórios. Além disso, muitos analistas também publicam suas opiniões sobre essas empresas, a evolução do mercado em que atuam, suas perspectivas para o futuro etc. O método ou métodos usados ​​para calcular a avaliação dependerão de sua finalidade. Por exemplo, se você é um investidor cujo objetivo é manter ações de uma empresa no longo prazo, usar o método do fluxo de caixa descontado faz todo o sentido, pois estima a avaliação da empresa no longo prazo. De outro modo, se o investidor tem o objetivo de identificar ações baratas, com potencial de ganhos, para vendê-las no curto prazo, talvez seja melhor usar o método dos múltiplos ou ainda as opções reais.

         Ademais, outro ponto que facilita o cálculo do valuation para as grandes empresas é que são empresas maduras, com histórico de crescimento, faturamento e investimentos, diminuindo a incerteza em relação ao desempenho futuro da organização e os riscos assumidos. Mais um ponto que devemos destacar é que as avaliações se aplicam a pequenas empresas, e a principal característica das PMEs é seu potencial de crescimento. Para startups, essa variável precisa ser bem dimensionada. Essas empresas precisam passar por várias etapas de atração de investimento, como investimento semente, investimento anjo, capital de risco e listagem. Portanto, antes de obter lucro, a avaliação incorreta dessas empresas pode ser decisiva para o seu desaparecimento.

Conclusão

         Assim, é possível e fundamental em diversas situações conhecer a avaliação do seu negócio, seja ele pequeno ou grande. Dentre estas situações, podemos referir-nos à entrada ou saída de sócios, abertura de capital, venda das suas participações ou melhoria da gestão financeira. Como vimos, existem três métodos de cálculo de avaliação: fluxo de caixa descontado, avaliação relativa ou múltipla e opções reais. Por isso é essencial escolher o mais adequado de acordo com o uso da avaliação, a qual não é um número exato, mas um parâmetro de negociação. Nos estágios iniciais de uma empresa, o envolvimento ativo dos fundadores é um aspecto positivo para atrair investimentos.

Feito por Rafael Jettar.


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