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Empresa Júnior Mackenzie Consultoria

Entenda como elas ajudam na EJMC

Na Empresa Junior Mackenzie consultoria utilizamos diversas metodologias, como analise Pestel, Swot e concorrencial, a fim de desenvolver e entregar um melhor resultado dos nossos trabalhos e ao longo do texto irei citar algumas dessas metodologias e explicar o quão benéfico é utiliza-las em sua empresa.

O que é analise PESTEL, e como fazê-la 

A análise Pestel pode ser considerada um estudo do mercado em qual a empresa atua ou deseja se inserir, essa analise ajuda a trazer uma visão macro do mundo externo e as futuras ameaças ou oportunidades, a palavra Pestel é um acrônimo para palavras: política, economia, social, tecnologia ,ambiental e legal

P (politica) – Fatores políticos ele se refere a interferência do cenário economia e do governo, algumas possíveis perguntas que podem ser utilizadas para analisar esse senário são:

  • Como a situação da política atualmente pode afetar o setor da sua empresa?
  • O candidato atual ao governo tem uma visão sobre a politica comercial e outras políticas que possa interferir na sua empresa?
  • Como a próxima eleição pode afetar sua organização e porquê?
  • Quais restrições o atual governo impõe sobre o seu setor?

E (economia) – fatores econômicos diz sobre a situação econômica no pais em que sua empresa atua , ou seja ela inclui diversas taxas como a de câmbio, inflação, juros, emprego e desemprego entre outras, esse fator pode ser divido em duas categorias macroeconomia que é as condições de oferta e demanda e a microeconomia que é voltada parra a individualidade dos consumidores ou seja caso um seu publico tenha na renda mensal pode influenciar em preços mais altos. Algumas perguntas que podem ser feitas para ajudar a identificar esse cenário são:

  • A economia atual está em aumento ou em declínio?
  • O nível de renda do seu público alvo está crendo ou diminuindo?
  • Como estão as taxas de câmbio?
  • Como está a taxa de desemprego e como ela vai afetar a sua empresa?
  • Seus consumidores tem fácil acesso ao credito? caso não como isso afeta sua organização?

S (social)- fatores sociais incluem diferentes aspectos tanto culturais quanto demográficos da sociedade em que a empresa está inserida. É importante identificar e conhecer as normas, crenças, costumes e culturas que seu público se inclui, para que crie um material assertivo para impactar essas pessoas e elas virarem futuros clientes.  Possíveis perguntas para idêntica esses aspectos.

  • Como está a taxa populacional no país em qual atua e qual a media de idade, e como pode impactar na sua empresa?
  • Quais atitudes podem prejudicar o seu relacionamento com seus clientes?
  • Como a cultura da população que você quer atingir pode influenciar nas decisões da sua organização?
  • Como crenças religiosas e estilos de vida do seu publico alvo afetam as futuras campanhas feitas por sua empresa?

T (tecnologia) – fatores tecnológicos esse setor se modifica frequentemente pois a tecnóloga não para de evoluir, podem ser incluídos aspectos como mudanças na tecnologia automações inovações e taxa de obsolescência, esse é um fator muito importante pois empresas que considerem as novas tecnologias podem ficar pra trás. Perguntas para analisar esse item.

  • Quais são as novas tecnologias? Quais a sua empresa poderia utilizar?
  • Seus concorrentes estão com acesso a essas novas tecnologias? Elas são mais avançadas que a sua?
  • Como esse setor pode afetar radicalmente sua organização?
  • Como essas novas tecnologias podem contribuir para automatizar processos dentro da sua empresa?

E (ambiental) – fatores do meio-ambiente, a letra “e” representa a palavra environment que é uma palavra em inglês utilizadas para se referir sobre o meio ambiente, e com isso ela substitui a letra “a”. Esse fator diz respeito sobre a influencia do meio ambiente e impactos ecológicos é importantes todas as empresas estarem atentas em elementos relacionado a ecologia pois organizações que desrespeitem o meio ambiente e prejudicam o meio ambiente podem ter rejeição do seu publico e ate mesmo receber punições legais. Perguntas para analisar esses aspectos:

  • As operações que a empresa realiza afetam ao meio ambiente?
  • Como a sua organização pode contribuir para reduzir danos caudados à natureza?
  • Seus clientes buscam por produtos sustentáveis?

L (legal) – fatores legais diz respeito a legislação do ambiente em que sua empresa opera, esse fator é importante para sua organização não sofrer com futuros problemas legais, esses empecilhos podem te prejudicar tanto financeiramente quanto a sua imagem para o seu público. Possíveis perguntas para analisar esses aspectos e guiar sua analise aos direitos dos consumidores.

  • A sua empresa opera de acordo com a lei trabalhista?
  • As normas dos consumidores estão sendo atendidas?
  • A sua empresa tem alguma legalização pendente que possa prejudicar?
  • Existe previsões de mudanças nas leis trabalhistas que afetara a empresa?

Nota-se fazer uma análise Pestel não é uma tarefa fácil, mas pode trazer muitos benefícios para sua empresa, pode auxiliar para expandir sua operação para novos ramos, e obviamente dar uma visão mais ampla do mercado em qual a mesma atua te abrindo possíveis novas oportunidades.

O que é analise SWOT e como fazê-la

A análise SWOT também pode ser conhecida como FOFA que é sua tradução para o português e corresponde as palavras (forças oportunidades, fraquezas e ameaças), ela pode auxiliar para crescer no mercado de trabalho, na empresa junior Mackenzie consultoria essa analise é muito utilizada principalmente na ferramenta Plano de Negócios pois com essa analise você consegue estruturar melhor uma empresa.

Podemos dizer que as forças e fraquezas ajudam na tomada de decisões, já as oportunidades e ameaças mostram sobre o mundo externo que não estão dentro do seu controle.

Forças – são vantagens que sua empresa tem em relação aos seus concorrentes, ou seja, seu diferencial e fatores que estão dentro do seu controle. Exemplo: uma empresa se destaca por ser pioneira no mercado e produtos de qualidade.

Fraquezas-  pontos que podem prejudicar negativamente o andamento da sua organização, para fazer essa etapa precisa de muita sinceridade pois não é fácil identificar que existem defeitos dento da sua empresa, com isso essas fraquezas precisam ser analisadas individualmente a fim de tentar solucionar esses problemas, para concluir essa etapa você deve fazer uma análise crítica da sua empresa. Exemplo: Uma empresa teme não ter implantado novas tecnologias e agora seus concorrentes estão sendo escolhido ao em vez dela.

Ameaças – fatores que a empresa não tem controle, ou seja, aspectos externos que influenciam negativamente e tornam um ambiente desfavorável para a sua organização por exemplo: novos e melhores concorrentes.

Oportunidades- fatores externos que influenciam positivamente e sua empresa e trazem oportunidades. Exemplo: o nível de renda mensal do seu publico alvo aumentou e você pode aumentar sua demanda trazendo mais lucro pra sua empresa.

Percebe-se que fazer uma análise SWOT é ideal para qualquer pessoa que deseja estruturar melhor a sua empresa e identificar fatores para ajudar no seu crescimento, assim como dar um direcionamento mais preciso para tomadas de decisões, portanto a realização de uma análise SWOT tente a reduzir possíveis erros futuros estratégicos em um ambiente empresarial.

Após a explicação das duas analises PESTEL e SOWT conclui-se que elas permitem a avaliação sobre aspectos que podem impactar diretamente na sua organização, as duas analises feitas em conjuntos podem trazer um melhor resultado para sua empresa.

O que é analise concorrencial e como fazê-la

Uma análise concorrencial é basicamente analisar um concorrente de um ramo igual ou similar ao seu, ela auxilia para que o gestor possa identificar oportunidades e até mesmo verificar se há necessidades de melhorias, esse tipo de analise pode te dar uma visão para conseguir criar estratégias para melhorias da sua empresa como, melhorar sua imagem no mercado em comparação com seus concorrentes e ate mesmo fazer uma comparação de preços para dar mais valor ao seu produto.

Para realizar uma análise concorrencial você deve:

  • Identificar sua concorrência – primeiramente você deve achar o ramo que sua empresa está inserida e analisar as empresas que trabalham com o mesmo público.
  • Tenha objetivos do que você deseja analisar – estabeleça um objetivo do que fazer na análise, ou seja do que você quer analisar exemplo: a empresa decidiu analisar os preços porque acha que seu produto não está muito valorizado em relação ao mercado.
  • Determine como você quer realizar a pesquisa – nessa etapa você vai definir como vai ser o seu meio de pesquisa para essa análise, muitas empresas fazem essa etapa por uma analise SWOT.
  • Colete dados e desenvolva- para finalizar sua análise você deve colocar a mão na massa e começar a sua pesquisa ou seja , navegar nas redes socias dos concorrentes, visitar sua loja física, analisar seus produtos e preços, após isso monte um plano de ação com aspectos que podem ser melhorados e monte estratégias para te colocar a frente da concorrencial.

Conclui-se todas essas mitologias podem alavancar uma empresa que deseja evoluir no mercado, e nota-se uma analise completa a outra então feitas em conjunto podem trazer um resultado mais assertivo.  

Feito por Sofia Chagas


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