Introdução
Cada dia mais a pesquisa de mercado vem se tornando necessária para o desenvolvimento e evolução de milhares de empresas. Nesse sentido, seja uma empresa nova buscando encontrar sua posição dentro do mercado, ou uma instituição de grande porte como o Burguer King, que utiliza a ferramenta para entender as estratégias de seu principal concorrente, o Mcdonalds.
Tendo isso em mente, realizar pesquisas de mercado, é de extrema importância dentro da empresa, pois estas trazem informações sobre concorrentes, tendências do mercado, gastos dos clientes, cenário macroeconômico.
O que é?
A Pesquisa de Mercado é uma ferramenta que objetiva coletar dados sobre o nicho em que uma empresa está inserida, para que, a partir destes, possam ser formados planos de ação e estratégias que resolvam gaps e estimulem o crescimento do negócio.
Diante disso, existem diversas maneiras para realizar essa pesquisa, podendo ser realizada através de questionários, entrevistas, grupos focais e observações. Dentro dessas possibilidades, há dois tipos de dados que podem ser coletados qualitativos e quantitativos.
Os qualitativos objetivam conseguir dados mais aprofundados sobre os respondentes, visando atingir uma maior qualidade das informações, dessa forma são dados imensuráveis. Já os quantitativos têm o foco na quantidade das respostas, além de serem dados mensuráveis.
Nesse contexto, a Empresa Junior Mackenzie Consultoria segue um passo-a-passo eficiente para a execução desta ferramenta, que é considerada um de nossos carros-chefes. Ademais, as etapas da Pesquisa de Mercado podem variar de acordo com as necessidades de nossos clientes.
Passo a passo
O passo a passo que será descrito não é regra, também vale ressaltar que pode diferir sua ordem, tanto pelas visões e métodos diferentes das empresas quanto pelas preferências do cliente, que também são levadas em consideração.
Nesse sentido, o primeiro passo é o Estudo Mercadológico, nessa etapa será analisado o nicho do mercado em que a empresa está inserida, sendo assim é analisado através do método de análise PESTEL, que tem como foco o estudo do mercado através dos fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais.
Em seguida, é realizado o questionário, onde são levantadas perguntas para o público-alvo, essas perguntas são validadas pelo apoio técnico e pelo cliente. Ao fim da estruturação e validação das perguntas, vem a aplicação do questionário, que consiste no envio do mesmo para pessoas que se encaixam no público-alvo que a empresa deseja atingir.
Logo após a aplicação, os próximos passos são a tabulação e análise das respostas. A partir dos insumos coletados, as respostas do questionário são tabuladas, ou seja, convertidas para gráficos, permitindo o melhor entendimento e visualização daquela informação de maneira mais assertiva. Além disso, são desenvolvidas análises que consideram e mesclam insumos do questionário com insumos da pesquisa feita anteriormente, situando o leitor de forma clara e assertiva.
Por fim, há o relatório final em que é elaborado um documento com todas as etapas do projeto e todos os resultas finais descritos de forma clara. Dessa maneira, é importante que seja simples e objetivo, pois este relatório é entregue ao cliente para que ele entenda os passos que foram tomados.
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Importância
A pesquisa de mercado colabora para a empresa entender seu lugar no mercado, e através disso, elaborar as melhores estratégias. Sendo assim, a ferramenta pode ser usada para entender exclusivamente a empresa, ou também, compreender o mercado ao redor, além dos pontos fortes e fracos de seus concorrentes.
Nesse contexto, esta é utilizada para entender principalmente a própria empresa e seu público-alvo. Ademais, podem ser abordadas as suas necessidades em relação ao produto, ou seja, o preço, design, embalagem, lugar de compra, ou qualquer que seja a reclamação ou ponto forte que tenha que ser citado.
Por outro lado, a pesquisa de mercado pode ser utilizada também para análise de concorrentes, para entender quais estão sendo as estratégias que estão dando certo e as que podem ser descartadas. Diante disso, deve ser analisado o mercado e suas informações e situações, viabilizando uma melhora geral na empresa, pois, medidas assertivas serão tomadas para alavancar o negócio.
Alguns de nossos projetos com pesquisa de mercado.
Alguns exemplos de pesquisa de mercado realizadas pela EJMC são, os projetos Água Viva e Nimbi, que foram considerados cases de sucesso, além de receber nota máxima na avaliação dos clientes.
Sendo assim, o Projeto Nimbi, foi realizado para uma empresa especializada em supply chain management, com soluções que aumentam a produtividade e giram economia para as organizações.
Já o Projeto Água Viva, é mais um exemplo entre outros que tiveram um feedback positivo dos nossos clientes, no qual a empresa é uma peixaria especializada no setor, que veio com o objetivo de conseguir um aumento no seu faturamento, encontrando uma região mais assertiva para inserir uma sede.
Por que realizar uma pesquisa de Mercado com a EJMC?
Ao contratar a EJMC para a realização da Pesquisa de Mercado, o cliente tem acesso a um serviço de excelência por um preço bem abaixo da média do mercado sênior. Além do mais, a equipe de execução mantém um contato direto com o comprador, facilitando o acompanhamento da pesquisa.
Ademais, existe o suporte da área da qualidade, que garante a checagem de tudo o que é produzido, além do respaldo dos professores apoiadores da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em adição, trabalhamos com escopo flexível, que permite a adaptação da ferramenta para atender as necessidades de nossos clientes da melhor maneira possível.
Além de uma interação direta entre a equipe do projeto e o cliente desde o início, tornando o projeto mais claro com uma melhor comunicação durante as etapas a serem desenvolvidas, passando confiança para quem contrata a Empresa Junior Mackenzie Consultoria.
Além disso, somos uma empresa renomada no universo de Empresas Juniores, sendo considerada cluster 5 (método qualitativo para avaliar uma Empresa Júnior) sendo o cluster 5 a melhor avaliação. Bem como, colecionar prêmios de reconhecimento, como a premiação destinada a empresas que tiveram Alto Impacto no último ano.
Conclusão
Portanto, através do que foi dito, a respeito da Pesquisa de Mercado, é notório que esta pode ser muito agregadora para as empresas que a realizam, independentemente de seu porte. Tendo em vista que que a ferramenta viabiliza uma maneira assertiva de coleta e uso de insumos, é uma ótima maneira de buscar por inovações e otimizações nos processos de seu negócio.
Feito por Thiago Bastos e Rafael Filho
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