Profissionais que atuam na área de marketing, com certeza já ouviram falar de storytelling, mas e você, sabe o que essa palavra significa? Ela consiste em uma junção de palavras em inglês, sendo elas: story (história) telling (contar).
A técnica do storytelling no marketing digital, começou a ser explorada em 1993, nos Estados Unidos por Joe Lambert, no lançamento do projeto American Film Institute, que consistia na participação de pessoas para a contação de histórias de vida que seriam revertidas para o mundo digital. Em conjunto com Nina Mullen e Dana Atchley, Joe criou o Storycenter, um centro de estudos de diferentes metodologias que formam uma boa história.
Sendo assim, o storytelling é o diferencial que o seu negócio precisa para continuar crescendo no mercado e conquistando novos clientes. Essa técnica, aproxima o consumidor dos valores da marca, de modo a dar cada vez mais:
- Engajamento;
- Visibilidade;
- Qualidade à marca;
- Conexão com o consumidor.
Mas, afinal de contas, o que é storytelling?
Storytelling baseia-se na arte intuitiva da utilização de palavras e ações para a descoberta de elementos e imagens que são necessários dependendo da história, ao mesmo tempo em que trabalha a reflexão do ouvinte com uma mensagem cativante. Mas também é usar histórias para encantar seu público ou tornar algo mais fascinante, pois as histórias são memoráveis.
Usar storytelling em um post ou site, por exemplo, irá torná-lo mais intrigante. Sua postagem se tornará algo chamativo, interessante, algo que as pessoas possuem vontade de ler. As histórias aumentam a atenção do seu público, justamente por serem diferente do comum, por apresentarem novos valores à marca.
Logo, o essencial é que as pessoas lembram de histórias, ou seja, caso essa técnica seja usada para turbinar o seu negócio, as pessoas também lembrarão da sua marca, justamente por ser transmitida com uma mensagem diferente e cativante.
Como montar um storytelling?
O storytelling é basicamente uma história para a divulgação da essência da marca, da organização em si, sendo assim, é preciso se questionar constantemente durante a montagem da história:
- Qual é o objetivo da marca?
- Qual é a história da marca?
- Quem são os protagonistas da marca?
- Qual é a missão, a visão e os valores da organização?
- Quais são os pontos de atenção da empresa?
Após a menção de algumas perguntas essenciais para entender realmente o espaço da marca no mercado para a criação de um bom storytelling, vale mencionar algumas dicas para o desenvolvimento desse:
- Adapte emoção e estratégia com o valor da marca;
- Acrescente um bom e profundo significado na história;
- Incentive o público a participar do processo de criação do storytelling;
- Desenvolva uma narrativa que preze pela empatia e o respeito;
- Priorize inspirar, empoderar e incentivar o público a conhecer e desfrutar da marca por meio de uma boa história;
- O verdadeiro é o que importa, quanto mais realidade conter na história, melhor é para a organização.
Além do que já foi mencionado, é relevante citar o que deve ter em um storytelling, para que esse faça sucesso e contribua para o sucesso do seu negócio, é preciso obedecer alguns passos:
- Introdução da história, com um protagonista que seja a cara da marca;
- Conflito que inspire os consumidores;
- A recusa do chamado, em que há medo e receios do personagem;
- O auxílio necessário para a solução do problema;
- A superação, o clímax que poderá empoderar os ouvintes;
- A grande virada, o inesperado;
- A conclusão da trama e a mensagem que a organização deseja passar ao próximo.
Sendo assim, em vista do que foi citado, é possível a criação de um bom storytelling, que impacte a sociedade e mexa com a emoção dos ouvintes da história, facilitando a disseminação da marca e deixando o registro de uma narrativa memorável na mente do público-alvo.
Como o storytelling pode ajudar na construção de uma marca forte e cativante?
É simples: use uma história – a maneira mais antiga e poderosa para o desbloqueio de novos interesses na transmissão de experiências. Como humanos, temos diversos sentimentos e emoções a depender do momento em que é vivido, e uma história de marca inesquecível é o que os indivíduos necessitam para que haja o sentimento de conexão ao negócio, terem uma boa impressão do que a marca transmite e tornem-se fiéis consumidores.
Histórias com autenticidade conectam-se de maneira intensa com o público-alvo desejado pela marca. Essas histórias, ao serem contadas, encantam os consumidores e os envolvem verdadeiramente com a marca, mantendo-os por mais tempo. Dessa forma, vivências interessantes instigam todos a explorarem e descobrirem novas experiências e objetivos. Uma história contada é memorável, do que apenas informações sobre um produto ou serviço.
Com o avanço da tecnologia, a sociedade ficou cada vez mais rápida em âmbitos digitais, assim, a humanização em produtos e serviços está tornando-se algo difícil de encontrar, uma vez que há robôs para tudo, desde pequenos serviços como mandar uma mensagem automática no chat, quanto para grandes trabalhos, de indústrias por exemplo. O mundo digital é recompensador em questões de comodidade, sentimento de felicidade e gratidão instantânea, visto que o toque humano está cada vez mais ultrapassado, já que é possível se comunicar por diversos aplicativos com apenas um clique. Assim, as empresas devem estar atentas ao novo, para que possuam uma conexão forte e fidelizem clientes. Para crescer no mercado, as organizações precisam seguir as novas tendências, tocar o coração dos consumidores com a essência da marca, de maneira profunda. O segredo está no storytelling, focar nessa técnica é a melhor maneira para a construção de confiança e integridade ao trazer um toque humanizado para a marca.
Qual é o diferencial do storytelling?
O mercado dos dias de hoje enche os consumidores com informações desnecessárias, vinte e quatro horas por dia, visto que há uma grande quantidade de temáticas sendo concebidas e disseminadas todos os dias. Organizações estão desembolsando bilhões de dólares, por míseros segundos de atenção, que são ouro na mídia atual, justamente, pelas pessoas serem bombardeadas de mensagens e propagandas o tempo todo.
Sendo assim, a qualidade do produto ou serviço não é mais apenas o que importa,é necessário ter o conhecimento da marca para falar do diferencial da companhia, para receber o destaque que merece. Seguindo por essa linha, o storytelling é imprescindível para o desenvolvimento da marca e apresentação da essência desta, por meio de histórias memoráveis. Não deixe sua marca cansativa e entediante com dados, invista em deixá-la inesquecível na cabeça dos clientes, que
podem se identificar e envolver-se. A simplificação de conteúdos, pode ser a chave para a criação de uma marca com autenticidade e emoção.
Ao desenvolver a mensagem da empresa, é preciso pensar em o que o público-alvo irá necessitar de você, em questão do além do produto ou serviço, da personalidade e valor da marca. Um exemplo de storytelling, é a Coca-Cola, que deixa uma mensagem forte ao público, “Taste the feeling”, ou seja, saboreie a sensação, o momento em que você está tomando o refrigerante, pode ser uma nova história para contar. A Coca-Cola, traz diversos comerciais que mostram pessoas em momentos simples e felizes, como a campanha de natal, membros de uma família, desfrutando da companhia uns dos outros, felizes e acompanhados de uma Coca-cola, dessa forma, representando um ingrediente primordial para momentos de alegria.
A história por trás da marca, ou uma simples história contada, pode impactar muito mais do que estatísticas complexas, visto que a conexão com o público é de extrema importância para que a marca seja autêntica e memorável. Consumidores, querem, cada vez mais enxergar o diferencial de uma organização, ter certeza de que ela fará diferença em sua vida, querem se sentir acolhidos por uma causa, impactados além da lucratividade. Assim, o mais importante é se questionar:
- Como tornar sua marca mais humana?
- Como você insere uma marca assertiva e íntegra na sociedade?
- Sua marca tem emoção, sentimento?
Portanto, é necessário que para a criação de um bom storytelling, os objetivos da empresa sejam traçados, ou seja, é preciso definir o público-alvo, em quais mídias será divulgada a narrativa, se irá ter um conteúdo emocional, a voz do contador é essencial, já que pode trazer uma vivência poderosa e aconchegante ao ouvinte, além disso, o ritmo e a seleção de audiovisuais que enriqueçam a história e a tornem completa e eficaz. A trilha sonora também é de extrema importância, visto que efeitos sonoros em geral podem trazer profundidade a uma narrativa, aproximando o contador e o ouvinte. Por último, um fator crucial é a economia, ou seja, prezar apenas pelo conteúdo crucial da história, para não tornar-se algo cansativo e monótono.
Conclusão
Em suma, o storytelling está em constante mudança, visto que é uma técnica de extrema volatilidade, já que uma marca precisa de diversas histórias para fazer sucesso. À vista disso, a contação de histórias traz diversos benefícios para uma organização em geral, sendo esses:
- Humanização da marca, ou seja, os consumidores desejam uma marca que se conecte com eles, em que eles possam se identificar;
- Concebe materiais compartilháveis, isto eé, as mídias estarão sempre atualizadas;
- Entrega de um autêntico ao público, ou seja, por meio do storytelling é possível inspirar e empoderar os consumidores do conteúdo;
- Diferencial é algo que histórias contadas trazem para a marca o tempo todo, já que é uma identidade única;
- Construção de uma fidelidade a longo prazo, ou seja, ao inspirar o seu público, mais conectado ele estará da sua marca, visto que verá que ela não está preocupada apenas com lucros.
Por fim, é evidente que uma boa história é o melhor caminho para o sucesso do seu negócio, visto que irá aproximar a essência da marca e o público, assim fazendo com que haja cada vez mais autenticidade e identificação dos consumidores perante a marca. Em vista disso, para que tenha um bom desempenho com a estratégia do storytelling, é necessário que histórias sejam genuínas e autênticas; adaptadas ao seu público-alvo; a organização da empresa seja condizente e realista para a aplicação dessa estratégia; por último, é válido que haja diferentes versões das mesmas histórias, para que sejam aplicadas em diferentes plataformas e seja possível analisar os resultados para constante melhoria.
Feito por Julia Nocetti e Nicole Huemer.
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