Introdução
Entenda como e porque as parcerias são uma ótima estratégia para fazer sua empresa crescer e prosperar no mercado o qual está inserido, abordando exemplos de pontos positivos e negativos de diversos situações.
Uma parceria é um acordo entre duas partes, que oferece grandes possibilidades de desenvolvimento para as empresas envolvidas. Isso porque, com ela não há necessidade de realizar grandes investimentos para atrair um novo público.
O que é Parceria
De acordo com o professor de estratégia e relações internacionais da Universidade de Indiana, Arvind Parkhe parceria é “Acordos cooperativos relativamente duradouros entre empresas, envolvendo fluxos, ligações que usam os recursos e/ou estruturas de governança de organizações autônomas, para a realização conjunta de metas individuais associadas à missão corporativa de cada empresa patrocinadora”, de forma breve, é um contrato formalizado ou informal entre duas empresas.
Passos para a concretização de uma parceria
Sabendo que a parceria tem como objetivo ajudar ambas as partes a atingirem certo objetivo, é necessário entender o problema para necessitar de uma parceria, são esses alguns dos exemplos de parcerias: foco na compra, foco em exportação, mista, foco na gestão, pré-definida e foco em marketing.
Foco em Compra
Em muitos casos, empresas do setor de produção que iniciam no mercado tem muita dificuldade em adquirir matéria-prima, já que podem existir milhares de companhia no mercado interno, atrasando a linha de produção, por esse motivo tem uma criação de parceria com o “foco em compra”, nesse exemplo, a companhia que necessita da matéria-prima entra em contato com a distribuidora e firmam um com os deveres e direitos de ambas as partes, ou seja, a empresa contratante, é exigida que cumpra o contrato de compra, no qual informa a quantidade e valor final da mercadoria, já a empresa contratada deve cumprir com o prazo e a qualidade do produto. Além disso, esse acordo oferece a segurança de compra para a empresa e em grande maioria um determinado desconto aplicado ao produto.
Foco em Exportação
No caso da exportação, empresas que gostariam de crescer no mercado internacional podem fazer contratos de acordos com distribuidoras, produtores e vendedores ao redor do mundo, aplicando assim uma empresa globalizada.
Exemplo: a Boeing, fabricante americana de aeronaves é a maior empresa nesse ramo e para a redução de custos, necessita de uma larga cadeia de produção, com partes produzidas ao redor do mundo, como a do avião 777, as asas são produzidas no Japão, o motor na Inglaterra, parte da fuselagem na Itália e todas essas peças são juntas nos Estados Unidos, separando em diversas empresas, mas com o mesmo padrão para manter a funcionalidade dessa rede de produção, mostrando assim a cadeia de produção mais globalizada e com parcerias ao redor do mundo.
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Mista
O sistema mista, conhecida também Joint Venture, é a criação de uma nova empresa baseada nos segmentos em que ambas as partes trabalham, sendo elas contratual ou por societária.
-O contratual são empresas envolvidas assinam um contrato com todas as condições, sem a criação de uma nova organização, mas com uma com capital para financiar e a seguinte desenvolver e produzir determinado produto.
-O societário são empresas que para a criação de um projeto devem criar um novo empreendimento por meio de uma nova empresa.
Exemplo: um exemplo conhecido no mercado nacional e internacional, é a fusão entre as empresas LAN e TAM de aviação, na qual com a grande demanda no mercado da América Latina e grandes potenciais de expansão para outras regiões, ambas as empresas entraram em uma parceria para a criação de uma nova empresa, conhecida como LATAM, nesse contrato, ambas ainda iriam continuar com suas estruturas e aeronaves, mas a tabulação de preços e gastos devem ser formado pelas ambas as partes, assim como os diversos serviços necessários como suporte técnico e sites integrados para facilitar aos clientes e investidores.
Foco na Gestão
Toda organização precisa de um sistema de administrativo, tanto de pessoas à de recursos financeiros e esse tipo de parceria tem como foco sanar esse problema, sendo uma empresa a ter equipe para trabalhar em uma determinada área de uma outra empresa.
Exemplo: a empresa Americanas de atacado oferece suporte estratégico para a Empresa Junior Mackenzie de Consultoria, com o ensinamento de plataformas, ferramentas e suporte para o desenvolvimento, com essas implementações a consultoria empresarial oferecida é de maior qualidade e mais assertiva para os clientes.
Pré-definida
A parceria pré-definida é próxima a de “foco em compra” com o objetivo de criar contrato protegendo ambas as partes, mas com a diferença de ser de curto prazo.
Exemplo: a Empresa Junior de Consultoria do Mackenzie,estava desenvolvendo uma pesquisa de mercado para uma determinada empresa, mas por se tratar de uma região que não é atendida, sua pesquisa teve que ser terceirizada para adquirir os resultados mais assertivos, então entraram em contato com outra Empresa Júnior para realizarem a divulgação do formulário propostos por eles, através de um contrato formal.
Foco em Marketing
A parceria de marketing é a mais conhecida e tem como finalidade a divulgação de marcas e negócios expandindo as conexões e possíveis clientes entre duas empresas, podendo ser trabalho em uma empresa especializada em marketing ou uma empresa de um diferente ramo de atuação, mas com o mesmo intuito.
Exemplo:a Gatorade a marca de bebidas americana tem como tema principal os esportes, por esse motivo tem diversos patrocínios nessa área, sendo elas: times de futebol como Futboll Club Barcelona, olimpíadas, campeonatos de vôlei e Fórmula 1; nesses contratos, a marca oferece uma quantia monetária e ganha através dos participantes utilizarem o produto e divulgarem para as televisões e notícias de forma indireta seus produtos.
Parcerias que deram errado
BMW e Lan Rover – Em 1994, a BMW comprou 80% da Rover por US$ 1,43 bilhões, com o intuito de aumentar suas ofertas e revigorar a marca. Não deu certo devido às grandes diferenças de cultura entre as empresas e a BMW começou a vender os ativos comprados: em 2000, a marca Land Rover foi comprada pela Ford.
Lego e Shell – A Lego terminou uma parceria de 50 anos com a Shell, por causa das perfurações que a petroleira fará no Ártico em 2015, nesse caso ocorreu vazamento e poluição na região; o acordo foi terminado por conta da pressão da organização Greenpeace, população e principalmente os acionistas. Há meses, a ONG vinha constrangendo a fabricante de brinquedos a tomar uma posição contrária às ações da petroleira, combinando assim o fim da parceria.
Conclusão
A eficácia das parcerias entre empresas é indiscutível, elas se associam a fim de expandir seus negócios e/ou para salvá-las. O que confirma o poder delas ao alavancar suas empresas e solucionar problemas. Um dos principais fatores de sucesso em uma parceria é a definição dos objetivos, e para que esses sejam bem definidos e consequentemente resulta no sucesso. Para isso é necessário analisar o tipo da parceria a ser criada, lembrando que em toda e qualquer parceria deve considerada benefícios para ambos os lados. Ter bons parceiros é imprescindível para alavancar a estratégia de crescimento de organizações. Aumentar as vendas, melhorar os resultados, diminuir os custos, manter a satisfação dos colaboradores são algumas metas de muitas empresas.
Feito por Gustavo Barcelos e Lucas Iazzeti
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