fbpx

Empresa Júnior Mackenzie Consultoria

Introdução

Já sabemos que o mercado empresarial tem uma vasta quantidade de concorrentes, mas você sabia que uma nova instância vem ganhando grande visibilidade nesse meio tão concorrido? Nas últimas duas décadas o Movimento Empresa Júnior (MEJ) tem ganhado cada vez mais protagonismo e tornando-se de fato um concorrente páreo às empresas atuantes do mercado sênior.  

O que é uma Empresa Júnior?

Mas afinal, o que é uma Empresa Júnior? Esse ramo empresarial está presente em diversas universidades espalhadas por todo o Brasil, e é representado por uma gestão composta apenas por seus graduandos. Além disso, uma EJ deve apresentar por finalidade, aspectos como o desenvolvimento de seus associados, realização de serviços, geralmente projetos para empresas nacionais e a fomentação do empreendedorismo entre os universitários, isso tudo visando o desenvolvimento da sociedade.

E, assim como existem diferentes centros de ensino e diferentes cursos, apresentam também, diferentes Empresas Juniores de diferentes ramos de serviços entre elas.

A partir do exposto você deve estar se perguntando, como empresas geridas por estudantes podem estar operando ou até mesmo destacando-se no mercado? Bom, devemos levar em consideração que toda Empresa Júnior conta com o apoio de sua respectiva faculdade, desde o auxílio em sua infraestrutura à respaldo técnico de seus discentes. Ademais, o MEJ conta com instâncias que de certa forma auxiliam na organização, fomentação e no desenvolvimento de cada instituição.

Ainda, apesar dessa grande variedade poder representar um clima de disputa entre as empresas juniores, essas instâncias também ajudam a promover um clima, e até sentimento, de união, pertencimento e concorrência saudável entres todas elas, como se cada uma representasse uma só coisa, o Movimento Empresa Júnior.

Além disso, conta com estudantes dispostos a exercer seu trabalho da melhor maneira possível, visando apenas seu desenvolvimento e não sua remuneração, aliás, seu trabalho não é assalariado. Também bem-preparados, tendo em vista o complexo processo seletivo e período de capacitação em que passam.

Atualmente, no Brasil, o MEJ conta com mais de 1500 Empresas Juniores, mais de 40 mil serviços prestados e 70 milhões em faturamento, cumprindo sua missão de impactar a sociedade.

Surgimento 

          O start deu-se na França de 1967, quando alunos da L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales, uma faculdade de Ciências Econômicas, viram-se na necessidade de proporcionar a vivência empresarial aos graduandos. Tiveram como solução, então, a fundação da primeira Empresa Júnior, visando a formação de empreendedores comprometidos e com capacidade de realizar as transformações necessárias ao mundo.

Como o esperado, o movimento ganhou muita notoriedade na Europa, e após um curto período de seu estrelato já havia inúmeras Empresas Juniores sendo criadas no continente, até que em 1986 foi fundada a Confederação Europeia de Empresas Juniores (JADE).

Já no Brasil o surgimento deu-se apenas em 1988, com a fundação da primeira EJ brasileira e onde a Empresa Junior Mackenzie Consultoria, desenvolvida dois anos depois, foi considerada uma das pioneiras. Entretanto, foi só 13 anos após o start, que foi criada a Confederação Brasileira de Empresas Juniores, popularmente conhecida como Brasil Júnior, encarregada da representação nacional no MEJ

Instâncias – MEJ

          O MEJ, sigla de Movimento Empresa Júnior, foi criado na França em 1967 por alunos da faculdade de Ciências Econômicas que estavam inconformados por não conseguirem aplicar o que aprenderam na universidade na realidade, por esse motivo criaram a empresa.

          Desde então, foi procurado facilitar esse tipo de empresa, já que por se tratar de uma empresa sem fins lucrativos, os países devem oferecer desconto em imposto e outros benefícios, sendo conquistado esse direito aos poucos ao redor do mundo.

Brasil Júnior

A Brasil Júnior é a Confederação Brasileira de Empresas Juniores, uma instância nacional responsável por representar a grande gama de Federações pertencentes a todo o território natal. São ao todo mais de 1500 Empresas Juniores, divididas entre 27 federações.

Foi fundada em 2003, um tempo consideravelmente longo após a primeira aparição do MEJ no Brasil. Um movimento que antes caria de uma identidade e representatividade nacional, agora tem um agente próprio para o desenvolvimento interno, assim como reconhecimento externo.

Logo, sua missão apoia-se na representação do MEJ nacional e potencializá-lo como agente de educação empresarial e gerador de negócios. Já sua visão é ser uma confederação conceitualmente alinhada, institucionalmente legítima, com capacidade de gestão estratégica e com sustentabilidade de seus ativos. Por fim, apresenta como valores a transparência, proatividade, ética, foco em resultado, cooperação e comprometimento.

FEJESP e seus núcleos

          A FEJESP, Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo, assim como a Brasil Júnior, é outra instância, porém como já se diz em seu nome, focada em representar e potencializar as empresas juniores do estado de São Paulo. Foi fundada em 1990, e hoje já apresenta mais de 180 empresas divididas em 43 cidades. Já o Núcleo é uma instância responsável pela representatividade em magnitude regional. Em São Paulo estão presentes 4 Núcleos, o São Paulo, Campinas, São Carlos e Bauru.

Prêmios e Metas

          Como já comentado, a Brasil Júnior orienta como cada estado deve ter de metas a serem atingidas, usando a Federação de São Paulo como exemplo, a meta é bater de faturamento, R$490.000 (quatrocentos e noventa mil reais), de todas as empresas dessa região, mostrando assim a importância econômica e desenvolvimento nessas áreas.

          Ademais é constituído de objetivos relacionadas à Inovação, Ações Colaborativas e NPS, sendo o de Inovação a criação de ferramentas únicas no Mercado, Ações Colaborativas o desenvolvimento de etapas do produto em conjunto com outras empresas e NPS é a nota dada após a finalização dos projetos, no qual o cliente escolhe entre 1 à 10 a importância de tal compra.

Após conseguir todos esses objetivos anteriores, ter o faturamento alinhado com o objetivo e outros fatores, a empresa é considerada uma Empresa Júnior Inovadora, no qual o segmento que a EJMC está e em poucos passos atinge o Alto Crescimento, que consiste em uma empresa que de todo o Brasil, se destacou dentre as demais.

Durante os eventos EPEJ (Encontro Paulista de Empresas Juniores) e ENEJ (Encontro Nacional de Empresas Juniores) são contempladas e elogiadas as empresas que atingiram tal meta, ganhando assim prêmios e oportunidades únicas.

Quais as diferenças em relação à uma Empresa Sênior?

          O Brasil é segmentado nos dois principais modelos de negócios, os das Empresas Juniores e Sênior e existem diversas vantagens para escolher uma de jovens adultos, primeiramente, por se tratar de um modelo relacionado com a faculdade, os trabalhos são feitos totalmente ligados com os professores e contam com um apoio da Universidade, trazendo um produto mais assertivo para o cliente.

Além disso, o baixo preço é um grande atrativo, por ser uma organização sem fins lucrativos, todo o dinheiro arrecadado é revertido para o desenvolvimento dos associados, com mais cursos, conexões e ferramentas que facilitem o trabalho e ajuda aos projetos.

Aqui na Empresa Junior Mackenzie Consultoria, aos associados são fornecidos cursos de Excel, Power Bi, VBA (programação no Excel) e claro de comportamentos. Além de entregar grandes resultados, também os preparam para o mercado de trabalho que atualmente está cada vez mais competitivo.

Conclusão

          Tomando como base o que foi escrito no texto informativo, a conclusão que se deve tomar em utilizar uma Empresa Júnior entre uma Sênior é sempre o apoio institucional da Universidade e a precificação, por se tratar de uma habilidade em constante evolução e inovação, pode se ter ótimas ideias na realização de projetos, contribuindo assim para o crescimento de um país ainda mais empreendedor.

Feito por Débora Aidar e Gustavo Barcelos


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *