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O que é uma Análise Concorrencial?

A análise concorrencial se dá por uma estratégia de mercado que tem como objetivo analisar e identificar o que empresas concorrentes oferecem aos seus consumidores, como se portam em suas gestões comerciais e como são vistas por clientes e por possíveis compradores. Diante disso, esta análise possibilita organizações de aliarem estratégias, tecnologias e insumos para que façam com que estes se destaquem em meio aos seus concorrentes.

Sendo assim, adaptar essa prática possibilita que as organizações consigam aprimorar seus processos de tomadas de decisão, identificação de gaps, riscos e oportunidades que podem acabar prejudicando ou até mesmo impulsionando o processo de vendas.

Importância da Análise Concorrencial.

É muito importante realizar esse estudo de análise concorrencial, que também é chamado de análise de mercado, onde são recolhidas informações essenciais acerca de seus concorrentes. Nesse contexto, tais informações podem ser: preços, promoções, estratégias de marketing, entre outras.

A partir dessas informações, o gestor consegue elaborar estratégias de venda, planos de marketing, podendo dessa forma, minimizar riscos e elaborar soluções mais assertivas a partir de uma análise minuciosa de seus concorrentes. Logo, fica evidente a importância de uma análise concorrencial para a consolidação de um negócio.

4 Tipos de Concorrentes

Concorrente Direto

Os concorrentes diretos são os primeiros a serem detectados, uma vez que são aqueles que oferecem os mesmos bens e serviços que sua empresa e estão à procura do mesmo público-alvo que seu negócio. Nesse contexto, estes apresentam algumas características semelhantes à sua empresa, como: produtos na mesma faixa de preço, mesmos meios de venda e maneiras de negociações semelhantes.

Além disso, para lidar com esse tipo de concorrência, o ideal é apostar em um marketing eficiente com o objetivo de destacar seus produtos e serviços para que quando um possível cliente fizer a comparação entre empresas, ele seja atraído a comprar com sua empresa antes das outras.

Concorrência Indireta

Concorrentes indiretos são empresas que oferecem o mesmo produto, porém eles operam em outras áreas, possuem espectros diferentes de produtos e procuram conquistar os mesmos perfis de clientes. Diante disso, estes concorrentes possivelmente serão mais difíceis de serem indicados, por isso, para esta forma de concorrência pode-se utilizar de pesquisas completas de palavras-chaves.

Substituição

Assim sendo, os concorrentes por substituição são os mais difíceis de se identificar, já que não oferecem o mesmo produto ou serviço que seu concorrente, mas disputam entre si o mesmo mercado, ou seja, disputam consumidores que têm interesse nos produtos em comum das duas empresas. Nesse contexto, um exemplo disso seria uma empresa que vende celulares e outra que vende tablets, os produtos são diferentes, mas o nicho é o mesmo.

SERP

Também chamada de “Search Engine Results Page” (página de resultados dos motores de busca), a SERP nada mais é do que a lista de resultados das pesquisas feitas na internet. Mas como isso interfere na venda de um produto?

Nesse sentido, existem sites que disputam palavras-chave que você deseja utilizar para classificar sua mercadoria, logo, a palavra-chave que está atrelada ao produto ou serviço que você vende e que também está atrelada a produtos de outros sites pode estar aparecendo só depois para seu cliente. Em termos gerais, seu concorrente está aparecendo primeiro que você nos resultados de pesquisa na internet.

Ferramentas e estratégias que auxiliam na realização de uma Análise Concorrencial

Em meio às estratégias de análises, uma das mais conhecidas e muito realizadas é a análise SWOT. Essa análise traz muitos insumos importantes que oferecem um auxílio muito grande na realização de uma análise concorrencial. Logo, percebe-se que os aspectos de concorrência são bem amplos, sabendo disto, existem diversas plataformas e ferramentas que as companhias podem utilizar para identificar e analisar seus competidores.

Como por exemplo: 

  • Google Alerts: nesta ferramenta recebem-se alertas com assuntos, palavras específicas que as empresas criam para terem o conhecimento das trajetórias de seus concorrentes.
  • Reclame Aqui: nesta plataforma as companhias conseguem visualizar as falhas de seus concorrentes como base para mudanças e melhorias que atrairiam mais clientes.
  • Ferramentas para análises em redes sociais: a utilização das redes sociais costuma ser assertiva pelo fato de que a partir disso, se torna possível criar um contato mais próximo com o cliente. Sendo assim, essas ferramentas darão a empresas insights sobre a popularidade real de seus concorrentes em meio ao público.

Ademais, ferramentas digitais te permitem verificar o desempenho de seus concorrentes em relação ao desempenho digital, ou seja, visitas em sites a partir de pesquisas no Google. Sendo assim nesse contexto, conseguindo identificar quais páginas são mais relevantes dentro de um site e quais os termos de busca mais eficientes, se torna possível comparar estes resultados com os de sua empresa.

Concorrência é considerada como algo negativo?

Não! Concorrência não deve ser considerada como um obstáculo e sim como uma oportunidade. Com maturidade, consegue-se assimilar que com estes concorrentes, as empresas se empenham cada vez mais em crescer e se desenvolver. Agindo assim, como uma motivação constante sempre almejando alcançar a melhor posição no mercado em relação aos seus competidores.

Além disso, as empresas não são as únicas que ganham com esse movimento, seus consumidores também saem em vantagem com acesso a produtos e serviços de maior qualidade e o mercado se expande com mais organizações fazendo parte.

Cliente oculto

Um dos métodos mais famosos de se fazer uma análise concorrencial é o cliente oculto, nele, em geral, se contratam empresas de consultoria que realizam esse serviço. Dessa forma, o método é realizado da seguinte maneira: Pessoas se passam por clientes, marcam reuniões, anotam preços ou tentam simular compras com seus concorrentes, para extrair o máximo de informações possíveis. Ademais, essas informações variam muito e dependem do que a cliente mais precisa, podendo ser: preços, estratégias, ferramentas, portfólio, softwares, entre outras coisas.

Conclusão

Portanto, conclui-se que, a concorrência no mercado de trabalho não pode ser vista como algo negativo, uma vez que as empresas que buscam por desenvolvimento e melhorias, para serem as melhores em suas áreas de atuação, precisam da competição como motivação. Com uma boa análise concorrencial, ficará mais fácil para sua empresa começar a estruturar seu negócio, elaborando estratégias, descobrindo softwares, utilizando novas ferramentas, tudo isso para fazer a companhia competir de forma direta com seu concorrente.


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