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Importância do Tráfego Digital para o desenvolvimento empresarial

Com o crescimento da era digital a internet tornou-se um dos maiores meios de troca de informações, através da circulação de bilhões de usuários por diversos sites, essa movimentação é conhecida como tráfego digital.

Todas as páginas online como sites e blogs estão atrás de tráfego digital, pois não é vantajoso manter uma se não gera movimentação e acesso dos usuários.

Com isso, hoje em dia, muitas empresas vão atrás dos sites e blogs com um maior tráfego digital para que possam fazer anúncios e propagandas online, com o objetivo de atrair leads, uma vez que os usuários que conhecem uma nova empresa em sites já conhecidos por eles terem mais confiança e chance de se tornarem clientes.

Assim, surgiram algumas formas de tráfego digital que podem ser separadas de 6 maneiras diferentes, são eles: tráfego orgânico, tráfego pago, tráfego de referência, tráfego de e-mail marketing, tráfego social e tráfego direto.

Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico é um modo muito atrativo para as empresas por ser de forma gratuita, o marketing digital acontece e é a mais cobiçada pelas empresas por ser de graça. Ela consiste basicamente em toda a movimentação que ocorre sem dinheiro envolvido, como a pesquisa de sites na aba do Google ou perfis do Instagram. É preciso que a página online tenha muita qualidade para que ela se destaque e seja o primeiro link após a pesquisa, para que haja mais destaque.

Tráfego pago

O tráfego pago, é a maneira mais rápida de chegar a novos clientes, em que as empresas pagam para que haja uma maior divulgação de post e links, também através das redes sociais ou pesquisas no Google, esse tipo de tráfego funciona a partir do seu orçamento para as campanhas. Esse tipo é ótimo a curto prazo porque vai fazer com que as publicações tenham muito mais alcance, ajudando a atingir novos públicos. Ela, entretanto, não é tão assertiva quanto o tráfego orgânico, pois apesar de ser possível fazer uma segmentação para quem vai receber o conteúdo não é o mesmo que o cliente por si só ir atrás do produto.

Tráfego de referência

O tráfego de referência é uma forma de atração e conversão de leads por meio de uma citação ou indicação de um determinado site por meio de outro, este, já de maior confiança do consumidor. Diante disso, é aderida uma maior credibilidade e confiabilidade à nova marca, sendo extremamente vantajoso para que os novos leads se sintam à vontade e seguros para poderem consumir, e então, se converterem a clientes.

Tráfego de e-mail marketing

O tráfego de e-mail marketing acontece quando os usuários recebem links através de e-mails, esse tipo é menos comum pois, antes de enviar os e-mails, é preciso que a empresa já tenha uma relação com o cliente ou potenciais clientes, quando fazem cadastro no site ou no momento que estão realizando uma compra. Por essa relação já ser existente essa costuma ser uma das formas mais eficientes de promover tráfego uma vez que os clientes já demonstraram um interesse inicial.

Tráfego social

O tráfego social nada mais é do que o tráfego nas redes sociais. De acordo com o site “We Are Social” metade do tempo em que os usuários estão na internet se passam em redes sociais, então elas também se tornaram uma das melhores formas de ter engajamento, na qual o público passa a maior parte do tempo em geral. As empresas costumam contratar grandes influenciadores com um enorme alcance para fazerem propaganda de seus produtos.

Tráfego direto

O tráfego direto é uma estratégia que funciona a partir de uma busca objetiva, ou seja, quando o usuário já tem um direcionamento de qual site ou produto ele deseja pesquisar e então, já digita seu nome direto no buscador. Como o usuário precisa estar direcionado, geralmente são empresas renomadas no mercado que detém esse tipo de tráfego, isto é, apresentar um branding forte, seja por tradição, qualidade ou custo benefício.

Qual a melhor estratégia para o seu negócio?

De fato, todas as formas de tráfego supracitados são de extrema importância para o alavancamento das empresas no mercado, até então, extremamente concorrido. Mas afinal, você saberia eleger a melhor para o seu negócio?

Se o seu empreendimento apresenta um nicho específico, como por exemplo, alimentos destinados às pessoas celíacas, é de acordo que o mercado concorrencial foi afunilado e pesquisas mais objetivas por parte de seus consumidores, os fariam encontrar sua marca mais facilmente. Ou seja, essa forma natural de atração de leads torna mais válida a ideia de aderir ao tráfego orgânico em seu marketing digital, principalmente, por não demandar custos, apresentar uma grande economia no caixa da empresa.

Em contrapartida, marcas que apresentam nichos muito abrangentes, como por exemplo, vestuário, e, consequentemente, um maior número de concorrentes, necessitam destacar-se entre a multidão. Diante disso, se houverem recursos disponíveis, ou até mesmo urgência por resultados, adotar o tráfego pago como estratégia de marketing é a principal solução. Afinal, o grande contingente de leads atraídos por esse investimento se converterá em um grande número de clientes que, enfim, supririam a quantia investida, e gerariam lucro para a empresa.

Já o tráfego direto, que tem como perfil um consumidor objetivo e que procura por um site em específico, é uma estratégia aconselhada para aquelas empresas que já apresentam um branding forte, ou seja, uma marca registrada, que por motivos como tradição, expresse uma grande demanda, naturalmente.

Em compensação, empresas que ainda estão em processo de crescimento e não transparecem tamanha credibilidade aos seus consumidores, como por exemplo startups, um plano de marketing válido seria o tráfego de referência. Desse modo, além de promover uma oportunidade de visibilidade ao negócio, traria mais confiabilidade aos futuros clientes, que entraram no seu site por meio de um outro, já de sua confiança.

Agora, se sua empresa é notável no quesito fidelização de clientes, estabelecer o tráfego de e-mail deve ser uma opção. Conforme a demonstração de interesse do consumidor logo após a sua primeira compra e as que se sucederão, evidenciada pela confiança em fornecer seu contato na expectativa de obter novas informações para futuras compras, a taxa de conversão de leads para clientes será altíssima, tornando-se uma estratégia muito eficaz, apesar da dificuldade primária em conseguir essa reincidência.

Finalmente, o tráfego social, por atrair leads através de redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, todas elas acessadas majoritariamente por pessoas com idade entre 18 a 35 anos, é melhor indicado para empresas que vendem produtos mais atrativos justamente para essa faixa etária mais nova. Ou seja, empresas que vendem produtos como tecnológicos, teriam esse tráfego pelas redes como porta de entrada para clientes.

Por fim, concluímos que com o avanço da era digital o tráfego pela internet cresceu muito, à medida que existem cada vez mais usuários. Além disso, vemos que as empresas também se beneficiaram com esse crescimento, utilizando a internet para atingir diferentes nichos de pessoas, que antes eram mais difíceis de serem convertidos em clientes.

Portanto, é visível a extrema necessidade de entender sua própria empresa, suas características e objetivos, além de estudar e pesquisar acerca de todas as estratégias que podem ser aplicadas para otimizar seus processos, neste caso, a atração de clientes, a fim de implementar a mais eficiente para o seu empreendimento.

Feito por Débora Aidar.

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