O que é plano de negócios, e porque você precisa de um
Um Plano de Negócios auxilia no desenvolvimento de objetivos a serem alcançados pela empresa, com finalidade de analisar as necessidades e os possíveis riscos e incertezas em seu negócio. Dessa forma, por meio dessa estruturação, a empresa saberá mais sobre as suas futuras necessidades, características e condições, tendo o conhecimento necessário para agir de maneira assertiva, e assim, aumentar as suas chances de sucesso.
A partir disso, a ferramenta pode ser aplicada em novas empresas que estão ingressando no mercado ou em filiais de extensão de uma empresa matriz. Esta implementação, a partir de um plano de negócios permite maior segurança e assertividade para os gestores dessas organizações, diminuindo diversos riscos e variantes que podem levar à processos fracassados.
Nesse contexto, este processo é mais utilizado por empresas que estão em seu estágio inicial, ou para aquelas que objetivam expandir seus negócios. Dessa maneira, em ambos os casos, organizando e dando uma maior clareza para as ideias e para os pontos principais do novo empreendimento.
Contudo, é importante saber diferenciar um plano de negócios de um modelo de negócios, uma vez que as duas ferramentas são frequentemente confundidas. Enquanto o plano de negócios fornece uma visão bem mais profunda e embasada, feita a partir de estudos e análises do cenário do negócio, o modelo de negócios foca na demonstração do funcionamento daquele empreendimento.
Veja o passo a passo
Caso o cliente não tenha um exato plano de atuação, uma das primeiras etapas da ferramenta, se inicia com o estudo de uma porção do mercado específica que a empresa trabalha, aplicar o segmento e para assim iniciar a pesquisa de mercado para a corporação.
Após a primeira etapa ser concluída, a próxima é a de divulgação, a qual é por meio dela que vai ser definido a melhor estratégia de comunicação para o negócio, atraindo o público-alvo mais assertivo para sua empresa, visando auxiliar a frequência da difusão do processo a partir do plano de ação de marketing implementado no seu negócio.
Nesse sentido, é necessário também definir o orçamento que o cliente está disposto a pagar, levantar mídias, ou seja, contatar as principais empresas responsáveis por fazer este serviço, além de fornecer o melhor embasamento para as que são mais efetivas para auxiliar no negócio, e por final, orçar algum meio de comunicação para poder divulgar, de maneira assertiva, o projeto que a empresa está realizando. Assim, após realizar todas essas etapas, se inicia o fluxo de caixa, ou seja. Etapa que será responsável por detalhar tudo que entra e sai dentro da empresa, havendo um maior controle sobre os seus próprios negócios. Desse modo, dando atenção para a viabilidade econômica da companhia, e assim, sanar os gaps da empresa e projetar cenários, diante disso devem estar incluídos: o pessimista, moderado e o otimista, e apenas quando terminar todas estas etapas que poderão ser calculado o payback.
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Use metodologias
Análise PESTEL e SWOT
Para desenvolver o marketing do projeto, é necessário fazer um estudo mercadológico. Para a execução deste, é muito utilizada a análise PESTEL, que é um método de pesquisa que estuda todos os fatores externos necessários para um melhor entendimento da organização.
A partir disso, a análise aborda os cenários político, econômico, social, tecnológico, ambiental e legal, ou seja, tudo que pode influenciar interna e externamente na empresa será averiguado. Caso queira saber mais sobre a análise e os seus fatores, confira nosso blog:
Além da análise PESTEL, temos também a SWOT, utilizada para verificar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças (ou FOFA, em português). Sendo assim, esta é muito usada para embasar a estruturação ou mapeamento de um projeto, considerando e classificando seus fatores.
Ademais, esta análise demanda um tempo menor de execução, sendo possível, por meio dela, explorar novos segmentos de mercado e encontrar solução para processos internos.
Pesquisa de Mercado e Análise Concorrencial
Após o estudo do microambiente e do macroambiente, será realizado a aplicação de questionário para identificar o público-alvo, além da impressão dos entrevistados sobre sua empresa e seus produtos. Em seguida, as respostas adquiridas com as entrevistas devem ser tabuladas para um melhor entendimento dos resultados das impressões das pessoas sobre o negócio.
Outro passo também é analisar os concorrentes, com finalidade de entender os pontos fortes e fracos dessas empresas para utilizá-las a favor do negócio. Com base nesses insumos coletados da pesquisa e da análise, poderão ser traçadas estratégias melhores para os clientes, como por exemplo, através de investimentos nas principais redes sociais para gerar engajamento da marca perante o seu público-alvo.
Parte Financeira
No planejamento de um negócio é essencial fazer um levantamento e orçamento de todos os produtos e serviços, como vale-refeição, plano de saúde e salário dos funcionários. Com isso, serão definidos os custos fixos e variáveis que a empresa possui.
Posteriormente ocorre uma projeção do faturamento para entender uma situação positiva, neutra ou negativa e se precaver dos imprevistos esperados, preparando a empresa para identificar qualquer problema o quanto antes.
Por fim, é fundamental verificar a viabilidade de abertura do negócio, indicando os ganhos com os investimentos realizados além de demonstrar o tempo necessário para recuperação do custo do investimento.
Por que escolher a EJMC.
No planejamento de um negócio é essencial fazer um levantamento e orçamento de todos os produtos e serviços, como vale-refeição, plano de saúde e salário dos funcionários. Com isso, serão definidos os custos fixos e variáveis que a empresa possui.
Posteriormente ocorre uma projeção do faturamento para entender uma situação positiva, neutra ou negativa e se precaver dos imprevistos esperados, preparando a empresa para identificar qualquer problema o quanto antes.
Lembrando que é fundamental verificar a viabilidade de abertura do negócio, indicando os ganhos com os investimentos realizados além de demonstrar o tempo necessário para recuperação do custo do investimento.
Por fim
O Plano de Negócios tem como objetivo auxiliar na construção de metas para uma empresa, ou para uma remodelação dela. Dessa maneira, é possível aumentar seu engajamento no mercado de trabalho e atrair mais clientes para seu negócio. Além disso, a análise PESTEL e a análise SWOT contribuem para a elaboração de pesquisas e análises do nicho de mercado no qual a empresa se encontra.
Além disso, também é indispensável o planejamento financeiro para maior conhecimento de todos os cenários em que a empresa passe ao longo de sua história. Diante disso, a Empresa Junior Mackenzie Consultoria oferece projetos personalizados com o nosso escopo flexível que proporcionem o atendimento da necessidade de seus clientes da maneira mais assertiva possível.
Feito por: Ana Sena e Luiz Rosito
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